O transtorno bipolar é uma condição marcada por oscilações de humor extremas, com o indivíduo transitando de períodos onde fica mais exaltado — o que chamamos tecnicamente de mania — para episódios negativos de depressão. Essas mudanças repentinas de humor podem afetar a rotina, a disposição, o comportamento, a capacidade de raciocínio, a qualidade do sono e as relações de uma pessoa.
É comum pensarmos que o distúrbio seja classificado apenas em dois tipos, mas na verdade, de acordo com o DSM-V, o transtorno bipolar pode ser classificado em cinco tipos. São eles:
Os portadores desse tipo apresentam períodos de mania, que duram cerca de sete dias, e fases de humor deprimido que podem se estender por mais de duas semanas, chegando a durar meses. Tanto na mania quanto na depressão, o quadro pode ser grave a ponto de exigir internação hospitalar e risco aumentado de complicações psiquiátricas.
Esse tipo é caracterizado pela alternância entre os episódios de depressão e os de hipomania, podendo ser controlado através do tratamento correto e sem causar grandes prejuízos ao portador.
Nesse tipo, os sintomas surgem e desaparecem sem permanecer por tempo suficiente para classificá-lo como um dos dois tipos anteriores.
Considerado o quadro mais leve do transtorno bipolar, o transtorno ciclotímico é marcado por oscilações crônicas do humor, que variam entre hipomania e depressão leve.
Esse tipo pode ocorrer após intoxicação ou abstinência de alguma substância ou como consequência de uma outra condição, como esclerose múltipla, AVC e lesões cerebrais traumáticas, por exemplo.
As causas exatas do transtorno afetivo bipolar ainda são desconhecidas, mas diversos estudos sugerem que o problema esteja associado a certas alterações em algumas áreas do cérebro. Contudo, quando bem tratado, o transtorno bipolar não impede a pessoa de ter uma vida completamente normal.
Podem ocorrer crises por diversas razões, mas com medicamentos e doses adequadas, estas não gerarão maiores complicações. Por esse motivo, se você vem apresentando sintomas característicos do transtorno bipolar, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso.