O cóccix representa uma das últimas peças ósseas da coluna vertebral, a qual é rodeada por músculos, ligamentos e terminações nervosas, estruturas que estão sujeitas a sofrerem inflamações por diferentes motivos.
Essa inflamação do cóccix é conhecida como ou coccigodinea, uma condição que pode ser causada por traumas, atividades esportivas como ciclismo ou, principalmente, quando o indivíduo passa muito tempo sentado em superfícies rígidas, como no chão, em bancos de madeira ou de plástico, por exemplo.
A inflamação do cóccix provoca uma dor lancinante, que pode irradiar para o sacro ou para as nádegas, dificultando tarefas básicas do dia a dia, especialmente para aqueles que trabalham sentados. Em alguns casos, a dor pode ocorrer mesmo com o indivíduo em pé ou deitado.
O diagnóstico da coccigodinea é realizado de forma clínica, ao analisar o cóccix através do toque e pode ser confirmado através de uma ressonância magnética para identificação de edema no cóccix. Já o tratamento pode ser conduzido de diferentes maneiras.
A principal forma de tratamento consiste em tratar a inflamação, com o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, extremamente importantes no controle da dor. Em casos crônicos, o paciente pode se beneficiar de infiltração local de medicamentos que desinflamam o cóccix, através de bloqueios guiados por ultrassom. De modo geral, uma intervenção cirúrgica para retirada do cóccix não é indicada.
REFERÊNCIAS:
https://www.scielo.br/j/rbort/a/h8ZGvL4fRTZJpDpDFBNj44v/abstract/?lang=pt