A hérnia de disco lombar é um problema que afeta cerca de 5,4 milhões de brasileiros, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), surgindo como resultado do desgaste dos discos intervertebrais, que comprimem as raízes nervosas que emergem da coluna, provocando uma dor intensa. A hérnia de disco lombar pode ocorrer devido à má postura, esforço repetitivo, idade, predisposição genética, sedentarismo, traumas, obesidade, entre outras causas.
A hérnia de disco lombar pode ser um problema assintomático, mas é importante que alguns sinais de alerta emitidos pelo corpo sejam observados, como:
Ao identificar qualquer um desses sintomas, o indivíduo deve buscar ajuda médica para realizar o diagnóstico. O diagnóstico pode ser realizado clinicamente, levando em conta as características dos sintomas do paciente e sendo confirmado através de um exame de imagem, como a ressonância magnética ou um raio-X.
Os tratamentos conservadores diminuem os sintomas e tratam a causa direta do problema, podendo ser realizados com o uso de analgésicos, através da reabilitação física e com o uso de bloqueios percutâneos para o controle da dor. Já os tratamentos cirúrgicos são reservados apenas para casos onde o paciente sente muita dor e não consegue controlá-la com o tratamento conservador.
REFERÊNCIAS:
https://sbed.org.br/2019/02/11/hernia-de-disco-afeta-anitta-e-pericles-entenda-o-problema/