A Urologia é uma especialidade da medicina na qual realizamos o tratamento de doenças do trato urinário, além de cuidar de todas as condições que envolvam este aparelho, o pênis, a próstata, os testículos, as glândulas adrenais e o epidídimo.
No nosso dia a dia, podemos perceber com facilidade quando devemos buscar ajuda médica de um urologista. Sentir dores na bexiga ou nos rins, apresentar dificuldades para urinar ou dores durante uma relação sexual, por exemplo, são sinais de alerta que indicam que algo está errado e deve ser tratado por um profissional capacitado a fim de evitar maiores complicações, como é o caso do câncer de próstata.
As consultas de rotina com o urologista por vezes incluem o exame de próstata, o qual ainda é cercado de muitos mitos e preconceitos. Contudo, precisamos esclarecer que o exame de toque é rápido, não provoca dores, além de ser extremamente importante para identificar tumores de próstata. Todos aqueles que possuem histórico familiar de câncer de próstata, devem se consultar anualmente com um urologista a partir dos 40 anos de idade, com objetivo de prevenir o câncer, como também, para possibilitar o diagnóstico precoce da doença.
Além disso, a partir dos 50 anos, todos os homens devem se consultar anualmente com um urologista, a fim de avaliar a próstata, mesmo que não haja sintomas.
Quando foi a última vez que você visitou o seu urologista? Caso você esteja apresentando algum dos sintomas citados ao longo desse texto, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos analisar o seu caso, bem como as possíveis causas.