Entre as principais complicações que podem ocorrer após uma cirurgia bariátrica, está a hipoglicemia reativa, um problema que surge quando o indivíduo passa muito tempo sem ingerir alimentos, mas que também pode surgir entre pacientes que têm como hábito o consumo excessivo de doces.
Os sintomas de hipoglicemia reativa são provocados pela diminuição da quantidade de glicose no sangue, o que provoca palidez, taquicardia, tontura, fome, vômito, nervosismo, tremores, suor frio, palpitações, sonolência ou agitação e dificuldade de raciocínio.
No tratamento da hipoglicemia reativa, a alimentação desempenha um papel fundamental, sendo essencial para manter os níveis de açúcar no sangue. Por isso, recomenda-se que um indivíduo que passou por uma bariátrica realize refeições de três em três horas e evite o consumo de alimentos ricos em açúcar refinado.
Caso você apresente esses sintomas com frequência no pós-bariátrica, converse com o seu cirurgião!
O Instituto Pacheco oferece uma gama de serviços, exames e recursos para prevenir, diagnosticar e tratar todas as condições clínicas relacionadas à obesidade. Entre em contato para maiores informações ou para agendar uma avaliação.