A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo, remover os excessos de pele e gordura da região abdominal. Trata-se de um procedimento muito desejado por mulheres que passaram por uma ou mais gestações, pessoas que fizeram uma cirurgia bariátrica ou perderam uma quantidade considerável de gordura, bem como por pessoas que mantém hábitos de vida saudáveis, alinhando atividade a uma boa alimentação, e desejam aprimorar sua silhueta corporal.
Existem 3 técnicas que podem ser aplicadas na abdominoplastia: abdominoplastia clássica, mini abdominoplastia e a abdominoplastia circunferencial. Na abdominoplastia clássica, realizamos uma pequena incisão no abdômen inferior, o que confere uma cicatriz discreta, planejada para que fique escondida pelas roupas. Por meio desta incisão, o excesso de pele entre o umbigo e o púbis é removido, a a diástase abdominal corrigida e a cintura do paciente remodelada.
A mini abdominoplastia é realizada apenas em casos onde o paciente possui excesso de pele localizado abaixo da região do umbigo, sendo indicada principalmente para pessoas magras e que possuem gordura acumulada nessa região, muita flacidez ou estrias, por exemplo. Já a abdominoplastia circunferencial se assemelhar bastante a abdominoplastia clássica, se diferenciando pelo tamanho das incisões e das cicatrizes, que são maiores, uma vez que a abdominoplastia circunferencial se estenda até às costas, possibilitando remover também o excesso de pele flácida e gordura na região inferior das costas.
No pós-operatório, para garantir uma boa cicatrização, o paciente deve seguir todas as orientações médicas relacionadas ao repouso, ao uso de cintas, a higienização, entre outros cuidados. A exposição à luz solar também deve ser evitada, já que pode influenciar diretamente na coloração da cicatriz, escurecendo-a de forma irreversível.
Se você tem interesse na abdominoplastia, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento.