Atualmente, podemos observar procedimentos alternativos serem inseridos com cada vez mais frequência dentro de consultórios médicos e hospitais. O maior exemplo disso é a medicina integrativa, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado graças aos seus princípios, capazes de beneficiar médicos, pacientes e todos os profissionais da saúde.
A medicina integrativa é um viés da medicina que busca integrar todas as esferas da vida do paciente, onde buscamos ir além da interpretação dos sintomas relatados, levando em consideração outros quesitos, como corpo, mente e espírito, independente do problema investigado ser físico ou psicológico. Na medicina integrativa, todos os problemas de saúde devem ser avaliados e solucionados com base na medicina tradicional, mesclada a métodos alternativos eficazes e seguros.
Os tratamentos realizados na medicina integrativa podem ser feitos como o uso de medicamentos ou de forma cirúrgica, bem como através de métodos alternativos, como aromaterapia, fitoterapia, homeopatia, massagem, yoga, meditação, acupuntura, acompanhamento psicológico, dietas alimentares, entre outros. Todos os métodos utilizados na medicina integrativa têm como objetivo curar o paciente e promover uma melhora na sua qualidade de vida.
Na medicina integrativa, existem dois princípios básicos, que guiam a atuação dos profissionais que atuam através dela. O primeiro princípio reconhece que a medicina tradicional não consegue lidar com todos os quadros clínicos, fazendo com que o tratamento multidisciplinar seja uma necessidade.
O segundo princípio se pauta na ideia de que o paciente deve exercer uma participação ativa no seu processo de recuperação, decidindo de forma conjunta com o seu médico quais as atividades e práticas que serão aplicadas paralelamente aos métodos tradicionais. Dessa forma, o paciente se sente incluído e respeitado, o que favorece as chances de sucesso dos tratamentos desenvolvidos, afinal, ter uma boa saúde vai muito além do que curar doenças, mas buscar o equilíbrio e a prevenção durante toda a vida.