A testosterona é o hormônio que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecidos reprodutivos masculinos, assim como na promoção de características sexuais secundárias, no aumento da massa muscular, na maturação dos ossos e no crescimento dos pelos e cabelos. No entanto, quando ocorre a deficiência desse hormônio no corpo, alguns sintomas podem surgir, afetando negativamente as funções de múltiplos órgãos e impactando na qualidade de vida.
Da mesma forma que com o avanço da idade as mulheres sofrem uma queda nos níveis hormonais, os homens também podem manifestar sintomas decorrentes das alterações hormonais.
A testosterona baixa pode se manifestar através de sintomas físicos e psicológicos, como por exemplo: cansaço e fadiga recorrentes, diminuição dos pelos corporais, perda de massa muscular, aumento da gordura corporal, diminuição da força e da resistência física, diminuição da libido, redução da frequência de ereções involuntárias, impotência sexual, problemas de memória, depressão, fragilidade óssea, aumento do risco de doenças cardiovasculares e irritabilidade exacerbada.
Atualmente, a reposição de testosterona é o tratamento mais indicado para aliviar esses sintomas. O tratamento pode ser realizado em forma de gel, adesivos ou por injeção, cabendo ao especialista avaliar qual alternativa é a mais indicada para cada paciente. Por isso, é fundamental buscar a ajuda de endocrinologista para avaliar os sintomas e, se necessário, iniciar a terapia de reposição hormonal.
Entre em contato para agendar sua avaliação.