Nos últimos anos, o diagnóstico de diversas doenças tornou-se muito mais prático devido ao uso de pequenas câmeras de alta definição, que permitem a realização de exames de imagem com muito mais eficiência e qualidade. A nasofibrolaringoscopia é uma das técnicas que se beneficia desse avanço tecnológico. Trata-se de um procedimento rápido e seguro, que permite uma análise detalhada das vias aéreas superiores — nariz, faringe e laringe — a fim de identificar possíveis problemas ou alterações .
O exame é realizado com o objetivo de localizar e identificar diversas doenças das vias aéreas superiores. A nasofibrolaringoscopia se assemelha à uma endoscopia, já que consiste na introdução de uma pequena câmera, que permite a visualização direta e detalhada das estruturas internas do nariz, de todas as porções da faringe e também da laringe. As imagens obtidas no exame são transmitidas em tempo real para um monitor, possibilitando que o médico identifique as alterações que possam justificar as possíveis queixas do paciente.
O exame é indolor e realizado apenas com um spray anestésico, já que os pacientes necessitam estar acordados durante o exame, sendo comum que o examinador solicite que o paciente repita algumas frases e sons ao longo do procedimento.
Por se tratar de um exame relativamente simples, a nasofibrolaringoscopia não exige preparação prévia específica. No entanto, alguns pacientes podem se sentir enjoados durante o exame e por isso, um jejum prévio de duas horas pode ser recomendado, a fim de evitar náuseas durante a intervenção.
Normalmente, a nasofibrolaringoscopia é indicada para pacientes que se queixam de desconfortos como: rouquidão, ronco, obstrução nasal, dor de cabeça ou na garganta, respiração bucal, alterações na voz, tosse crônica e sangramentos. Como esses sintomas podem representar diferentes problemas, a realização da nasofibrolaringoscopia para investigar a real causa desses e indicar o melhor tratamento para cada paciente.
Se você está apresentando algum dos sintomas descritos acima, entre em contato e agende sua avaliação para que possamos investigar as causas.