A dor torácica, ou dor no tórax, pode ser provocada por diversas estruturas, como, por exemplo, o coração. A dor pode ser aguda ou sutil, irradiando para a região cervical, mandíbula ou para a cintura escapular, se agravando conforme o movimento.
Entretanto, nem todas as causas da dor torácica estão relacionadas às doenças que envolvem o coração, ela também pode ser causada por doenças do trato digestivo, pulmonares, musculares, ligadas aos nervos ou aos ossos.
Há alguns anos, um estudo realizado nos Estados Unidos, pela Universidade de Michigan, avaliou 400 pacientes com queixas de dores no peito no setor de urgências. Após essa avaliação, foi constatado que 53% dos casos não tinham uma causa definida e que mais da metade dos casos eram apenas de ansiedade.
De modo geral, as principais causas de dor torácica são: pleurite, pericardite, doenças que afetem a região das costelas ou os músculos peitorais, osteoartrite, herpes zoster, artrite reumatoide, fibromialgia, refluxo gastroesofágico, úlcera ou cálculos biliares, ataque cardíaco e angina.
Por essa grande variedade de possíveis causas, o diagnóstico da dor torácica costuma ser bastante complexo. Os sintomas característicos da dor torácica que podem causar preocupação são:
Sendo assim, por mais que nem todas as causas de dor torácica sejam graves, uma vez que algumas delas podem representar risco iminente à vida, pessoas com dor torácica recente devem buscar ajuda médica imediatamente.
REFERÊNCIAS:
https://www.mdsaude.com/cardiologia/dor-no-peito/#Introducao