Dor visceral: A importância do diagnóstico precoce

Dor visceral: A importância do diagnóstico precoce
Dor visceral: A importância do diagnóstico precoce

A dor visceral, como o próprio nome indica, é originária da ativação de nociceptores nas vísceras torácicas, abdominais ou pélvicas e normalmente, está atrelada a doenças que envolvem as estruturas viscerais, como cânceres, infecções, hemorragias, entre outras.

As causas da dor visceral variam de acordo com a natureza do estímulo desencadeante, iniciando-se de forma abrupta e podendo provocar sintomas como:

  • Dor difusa e de difícil localização;
  • Dor referida em tecidos superficiais;
  • Hiperalgesia;
  • Ativação de respostas no sistema motor, autônomo e afetivo.
  • Dor Visceral: Referida e direta

A dor visceral pode ser:

- Referida: Transmitida por via visceral propriamente dita, levando à percepção da sensação dolorosa de forma superficial e em regiões distantes do órgão de origem da dor.

- Direta: Transmitida pela via parenteral, a partir do peritônio parietal, pela pleura ou pelo pericárdio, levando à percepção da dor diretamente sobre a região dolorosa.

  • Dor Visceral: Diagnóstico

A dor visceral é um dos tipos de dor mais frequente, apresentando como principal característica a sua localização difusa e devido a essa possibilidade da dor irradiar para diversos órgãos, o diagnóstico da dor visceral é bastante complicado, fazendo com que os seus sintomas possam ser confundidos com os de outras doenças.

  • Dor Visceral: O tratamento

O tratamento da dor visceral varia de acordo com a evolução da doença, mas de modo geral, se baseia principalmente no uso de analgésicos antinflamatórios e opióides, sendo realizado de forma interdisciplinar, a fim de promover o alívio e o controle da dor, além de gerar uma melhora na qualidade de vida do paciente.

Por fim, é importante ressaltar os riscos da automedicação, que pode dificultar ou atrasar o diagnóstico e o tratamento da doença. Ao apresentar algum tipo de dor diferente, persistente e sem motivo aparente, busque a ajuda de um especialista em dor.

REFERÊNCIAS:

https://sbed.org.br/wp-content/uploads/2019/02/11.pdf

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/dor/vis%C3%A3o-geral-da-dor

https://www.aped-dor.org/images/FactSheets/DorVisceral/pt/2_Neurobiology_PT.pdf

Texto escrito por:
Dr. Orlando Colhado
Especialista em Dor
Maringá / PR

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Acesse a sua conta Guia Saúde e participe da nossa conversa

Algumas avaliações do profissional

VINICIUS MARTINS GUIMARAES
04/09/2024
Agradeço imensamente ao Dr. Orlando por toda a atenção e cuidado durante o meu tratamento. A consulta foi extremamente esclarecedora…
marcio moura
16/02/2024
Ótimo médico
Nagila Lobato Marconato Garcia
27/01/2023
Ótimo atendimento, excelente profissional. Dois dias após a aplicação, estou praticamente sem dor. Recomendo muito.
Renato CS Cardoso
30/08/2022
Muito atencioso . Os remédios acabaram com minha dor
Luiz Henrique Begnossi
26/04/2022
Excelente profissional

Compartilhar

Facebook Twitter LinkedIn Email