A Reumatologia é uma especialidade médica, que se ocupa do estudo de doenças que atingem os tecidos conjuntivos, que incluem o aparelho locomotor, como ossos, músculos, articulações, cartilagens, ligamentos e outras partes do corpo, como órgãos, rins, coração, pele, entre outros. A Fibromialgia é uma destas doenças englobadas pela reumatologia, na verdade se caracteriza por ser uma síndrome com dores musculares generalizadas crônica(por mais de 03 meses),associada a outras sintomatologias, como distúrbios de memória, humor, fadiga crônica, alterações gastro-intestinais É uma síndrome frequente no consultório do reumatologista e em âmbito mundial, cerca de 2,5 a 03 % da população, não há diferenças na prevalência entre condições sócio-econômicas ou nacionalidades. Acomete homens e mulheres, mais frequente nestas e na faixa etária dos 30 aos 50 anos, porém pode ocorrer desde a infância até a velhice.
O diagnóstico é predominantemente clinico, com a palpação de pontos dolorosos musculares gatilho a compressão ,anamnese do paciente e exames complementares para avaliar a possibilidade de outras doenças com quadro clinico semelhante.
Os exames de provas infl amatórias e fatores anti-nucleares são negativos, porém podem ocorrer outras co-morbidades como artrite reumatoide e vasculites.Os exames de imagem também não são esclarecedores, podendo ter alguns achados mas que não se relacionam com o quadro doloroso.
O tratamento incluem uma variedade de medicações, objetivando desde a melhora das mialgias aos sintomas associados, conto distúrbios do sono e da ansiedade, citamos anti-infl amatrios, opioides, analgésicos comuns, antineuriticos, antidepressivos, miorrelaxantes, entre outros. A atividade física aeróbica tem um papel primordial na melhora do quadro, desde o aumento do hormônio endorfi na até fortalecimento muscular e estimulo da atividade cardíaca. Em alguns casos terapias combinadas como psicoterapia podem ser importantes para a evolução clinica do paciente. Atualmente a etiologia da Fibromialgia ainda não está esclarecida , o único consenso atingido seria que os doentes não possuem algo imaginário e que o que ocorre seria um limiar mais baixo para a dor. Desta maneira é importante o apoio de familiares e amigos e o acompanhamento com o especialista ,o reumatologista