A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo e que pode causar inúmeras complicações metabólicas, cardiovasculares e respiratórias. O excesso de gordura acumulada no tórax e na região abdominal, provoca uma enorme pressão sobre a caixa torácica — espaço compreendido pela curvatura das costelas, onde estão localizados os pulmões.
Devido a essa pressão, a caixa torácica não consegue se expandir de forma adequada, o que gera uma dificuldade mecânica aos pulmões para conseguir oxigênio e, consequentemente, reduz a taxa de oxigenação no sangue e gerando uma maior dificuldade ventilatória, já que uma quantidade maior de gás carbônico acaba sendo retida no sangue, o que favorece o risco cardiovascular.
Pessoas obesas produzem também uma quantidade maior de substâncias que favorecem processos inflamatórios no organismo, o que facilita o surgimento de problemas com asma, hiperreatividade brônquica e apnéia do sono.
A apnéia é uma doença crônica, constatada em 70% dos obesos, na qual a respiração para e volta diversas vezes durante o sono, interferindo na sua qualidade. A doença desregula as funções cerebrais que controlam a saciedade de um indivíduo, fazendo com que uma pessoa que com apneia tenha dificuldade para emagrecer.
Em longo prazo, devido à falta de descanso e má qualidade do sono, a apnéia contribui para o surgimento de problemas graves, como hipertensão, insuficiência cardíaca, diabetes, aumento de risco cardiovascular, além de problemas de memória e concentração.
O Instituto Pacheco oferece uma gama de serviços, exames e recursos para tratar a obesidade e as suas comorbidades. Entre em contato para maiores informações ou para agendar uma avaliação.