Estatina é o nome dado a um conjunto de medicamentos destinados a reduzir os níveis de colesterol em pessoas que não conseguem controlá-lo através de uma dieta balanceada e da prática de exercícios físicos, sendo esse um problema que pode aumentar o risco cardiovascular.
Existem dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom” e o LDL, popularmente conhecido como “colesterol ruim”. A causa mais comum para elevação do colesterol ruim é o consumo excessivo de gorduras saturadas e gorduras trans, algo que, geralmente, está associado às más escolhas alimentares e ao sedentarismo.
Quando em desequilíbrio no organismo, os índices elevados de LDL contribuem para formação de placas no interior das artérias, dificultando o fluxo sanguíneo. Esse acúmulo de gordura é perigoso, pois pode provocar doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, e muitas vezes de forma assintomática.
De modo geral, o uso da estatina reduz em 30% os níveis do colesterol ruim, reduzindo os níveis de gordura no sangue. O uso de estatinas traz para os pacientes com colesterol elevado ou que já tenham placas de gordura nas artérias, benefícios como o aumento da elasticidade das artérias, além da redução dos processos inflamatórios pelo corpo, das taxas de infarto e do risco de problemas cardiovasculares.
No entanto, mesmo com os seus benefícios, o uso da estatina para o controle do colesterol deve ser indicado somente após uma análise minuciosa do paciente, já que esse tipo de medicamento pode provocar efeitos colaterais e não é recomendado para todas as pessoas que possuem colesterol alto, apenas para aquelas que apresentam um maior risco cardiovascular.
Se você tem apresentado índices elevados de colesterol e dificuldade para controlá-los, entre em contato para agendar uma avaliação e assim poderemos entender qual a melhor alternativa de tratamento para o seu caso.