No Brasil, existe um comportamento comum entre os homens: eles dificilmente se queixam de problemas de saúde, mesmo quando tem o seu vigor físico ou o desejo sexual diminuído de uma hora para outra e sem uma explicação aparente. Além disso, quando, por fim, decidem buscar ajuda médica, muitos não sabem a qual especialista deve recorrer e nunca ouviram falar da andropausa.
Popularmente conhecido como andropausa, o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) é o nome dado a um conjunto de sintomas, que surgem em decorrência dos baixos níveis de testosterona no sangue de homens, principalmente após os 40 anos de idade.
No entanto, vale ressaltar que os baixos níveis de testosterona em si não são suficientes para caracterizar o DAEM, sendo necessário avaliar a presença dos sintomas comuns a ele, como por exemplo redução da massa muscular, queda na vitalidade, perda de pelos pelo corpo, pensamentos depressivos, ganho de peso, falta de desejo sexual, disfunção erétil, entre outros.
O diagnóstico pode ser feito com um endocrinologista, que solicitará exames para avaliar os níveis da testosterona, assim como também poderá requisitar outros exames de sangue para uma melhor análise e consideração da reposição hormonal.
A reposição hormonal masculina é um tratamento baseado na reposição sintética de testosterona, com o objetivo de aliviar os sintomas e promover uma melhora na qualidade de vida do paciente. O tratamento pode ser feito por via oral, transdérmica ou injetável.
Os sintomas da andropausa vão muito além de problemas como queda da libido e disfunção erétil. Seus efeitos podem afetar o estado mental do paciente, provocando consequências como ansiedade, irritabilidade e depressão. Alguns estudos relacionam também os baixos níveis de testosterona ao desenvolvimento do Alzheimer, apontando a reposição hormonal como uma medida adicional para a prevenção da doença.
Se você tem apresentado alguns dos sintomas característicos da andropausa, entre em contato para maiores informações sobre a terapia de reposição hormonal masculina.