Apesar de não possuir uma aparência muito agradável e nem toda roupa conseguir escondê-lo, o uso do sutiã pós-cirúrgico é um dos cuidados pós-operatório mais importantes após uma mamoplastia. O sutiã pós-cirúrgico é responsável por garantir que os seios fiquem estáveis, o que facilita a cicatrização e readaptação dos músculos da região operada.
Diferentemente dos sutiãs de uso diário, os sutiãs pós-cirúrgicos reforçam a sustentação das mamas, oferecem uma maior compressão sobre a região recém-operada, reduz o edema, controla a dor da manipulação cirúrgica e impede o deslocamento da prótese, garantindo que os resultados da mamoplastia sejam mais satisfatórios.
O tamanho do sutiã pós-cirúrgico define a intensidade da pressão exercida pela peça sobre as mamas e por isso, sua escolha deve ser acompanhada por um especialista, levando em consideração o tipo de operação realizada, o tamanho da prótese e a circunferência do tórax da paciente.
No pós-operatório, é comum que a paciente não possa realizar determinados movimentos, como levantar os braços. Dessa forma, utilizar um sutiã com abertura frontal será mais confortável para a paciente, facilitando na colocação e na retirada da peça.
O sutiã pós-cirúrgico deve ser utilizado o dia inteiro, inclusive para dormir. Ele só deve ser retirado para tomar banho e para drenagem linfática. O uso constante do sutiã pós-cirúrgico diminui as dores e os inchaços, evita que as próteses se desloquem, possibilitando a reabilitação e o retorno às atividades normais.