A cirurgia bariátrica é um procedimento destinado ao tratamento de obesidade, que também auxilia no tratamento das comorbidades associadas ao excesso de peso e gordura corporal, a fim de fornecer um maior bem-estar e qualidade de vida para o paciente.
Se por um lado, os pacientes que se submetem a cirurgia tendem a ficar mais satisfeitos com a grande perda de peso promovida pela bariátrica, por outro, a flacidez excessiva após o procedimento pode desagradar e provocar impactos negativos à autoestima.
Nesse contexto, algumas cirurgias plásticas podem ser necessárias, mas elas nem sempre são obrigatórias.
O grande volume de peso perdido com a bariátrica pode gerar flacidez em diversas regiões do corpo, como, por exemplo, no abdômen, nos braços, nos seios e nas coxas. As cirurgias reparadoras pós-bariátrica visam retirar esse excesso de pele e auxiliam o paciente a adequá-lo ao seu novo contorno corporal, contribuindo para que haja uma melhora no seu tônus muscular e na sua locomoção.
Entretanto, nem todos os pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica precisarão passar por cirurgia plástica. As cirurgias reparadoras são indicadas para aqueles que têm um IMC (Índice de Massa Corporal) mais elevado ou para os que perderam peso muito rapidamente. Além disso, o paciente deve estar com o seu peso estável há pelo menos 4 meses, pois caso continue a perder peso, o excesso de tecido pode ocorrer novamente.
Para se submeter a uma cirurgia reparadora, o paciente deve estar saudável e não apresentar qualquer tipo de condição que possa prejudicar a cicatrização dos procedimentos. O paciente também deve estar empenhado em levar uma vida saudável, mantendo o peso alcançado após a bariátrica.
As cirurgias reparadoras mais comuns após uma bariátrica são:
- Abdominoplastia;
- Mamoplastia reparadora, que pode ser realizada com o uso de próteses de silicone;
- Cirurgia de contorno corporal;
- Lifting dos braços e das coxas;
- Lipoaspiração;
- Lifting facial.
Por fim, é importante ressaltar que antes de tomar qualquer decisão cirúrgica sobre seu peso ou sua aparência, é preciso consultar um especialista. Entre em contato e agende uma avaliação para que possamos conversar sobre o seu caso, tirar todas as suas dúvidas e entender quais cirurgias reparadoras podem te beneficiar.
Se por um lado, os pacientes que se submetem a cirurgia bariátrica tendem a ficar mais satisfeitos com a grande perda de peso promovida pelo procedimento, por outro, a flacidez decorrente dela pode provocar impactos negativos à autoestima.
O grande volume de peso perdido com a bariátrica pode gerar flacidez em diversas regiões do corpo, como no abdômen, nos braços, nos seios e nas coxas. Nesse contexto, algumas cirurgias plásticas podem ser necessárias, mas elas nem sempre são obrigatórias.
As cirurgias reparadoras pós-bariátrica visam retirar esse excesso de pele e auxiliar o paciente a adequá-la ao seu novo contorno corporal, contribuindo para que haja uma melhora no seu tônus muscular e na sua locomoção.
Entre em contato pelo link da bio e agende uma avaliação para que possamos conversar sobre o seu caso.