A cirurgia plástica para o aumento das mamas com prótese de silicone continua sendo um dos procedimentos mais realizados no Brasil. Os implantes de silicone são indicados para mulheres com mamas pequenas e que se sentem insatisfeitas com o próprio corpo. Além de aumentar o tamanho e o volume das mamas, os implantes corrigem o formato dos seios, favorecendo sua firmeza e simetria.
Os implantes de silicone estão cada vez mais modernos, fator que favorece sua durabilidade e faz com que as próteses não possuam mais um prazo de validade específico. A troca da prótese é necessária apenas quando há o endurecimento do implante, quando as cicatrizes enrijecem, caso a paciente esteja apresentando dores ou desconfortos, se houver acúmulo de seroma, sinais de infecções ou quando ocorre uma grande ruptura da prótese.
Fatores como uma gravidez, grandes oscilações de peso e o próprio envelhecimento natural da pele também podem demandar a troca do implante, já que a mulher pode se sentir insatisfeita em permanecer com o mesmo implante após essas mudanças de silhueta corporal.
Todas as mulheres que possuem prótese de silicone devem realizar o acompanhamento das próteses pelo menos uma vez por ano, por meio de exames de imagem que possibilitem avaliar a qualidade das próteses, sua posição no seio da paciente e verificar se há ou não necessidade de troca.
Por fim, a prática do regular autoexame também é uma prática fundamental para investigar possíveis alterações nas próteses, além da presença de cistos.
Caso você possua um implante de silicone, entre em contato e agende uma avaliação para que possamos investigar a necessidade da troca.