Você sabia que nem toda insulina é igual?
A insulina é um hormônio produzido e liberado pelo pâncreas, tendo como função controlar a quantidade de glicose dentro de nossas células, que posteriormente será utilizada como combustível, gerando energia para o organismo.
Pacientes com diabetes devem fazer o uso diário de insulina para controlar os seus níveis de açúcar no sangue, devido ao fato de que seu pâncreas não tem mais capacidade de fabricar a quantidade necessária para o bom funcionamento do organismo.
No mercado brasileiro dispomos de diversos tipos de insulina, classificadas conforme o seu tempo de ação no organismo e pelos diferentes impactos que promovem no tratamento da diabetes. São elas:
Como posso saber qual é o melhor tipo de insulina para o meu caso?
Conforme expliquei acima, quando aplicada, a insulina pode agir de forma lenta, intermediária, rápida ou ultrarrápida. Logo, para definir qual o melhor tipo para cada caso, primeiramente devemos entender se estamos buscando controlar o açúcar entre as refeições, ou se o objetivo é controlar a glicose ingerida nas refeições.
Sendo assim, o melhor tipo de insulina será aquela que irá controlar a glicose de forma similar ao pâncreas, evitando assim que os níveis de açúcar permaneçam altos. No entanto, somente após uma avaliação detalhada é que cada paciente poderá receber uma prescrição exata para o seu caso e a orientação sobre qual o melhor horário para a aplicação.