Abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo e ocupa o terceiro lugar entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. O procedimento tem como objetivo retirar o excesso de pele e gordura do abdome, além de reposicionar os músculos abdominais que por consequência de uma hérnia ou de uma diástase, tenham sofrido alterações estruturais.
Abdominoplastia: Para quem a cirurgia é indicada?
O procedimento é indicado para pacientes que perderam uma quantidade significativa de peso e pode ser realizada por homens e mulheres (principalmente aquelas que passaram por uma gravidez recente).
A abdominoplastia também pode ser associada a outras cirurgias plásticas, o que contribui para o resultado e traz como vantagem para o paciente apenas um período de recuperação.
Abdominoplastia: Como a cirurgia é realizada?
Normalmente, a cirurgia tem duração entre 2 a 3 horas, sendo realizada com anestesia peridural. A primeira incisão do procedimento é uma marcação em formato de elipse, a qual tem por objetivo delimitar a região onde o excesso de pele será retirado. O corte é feito em horizontal, logo acima dos pelos pubianos semelhante a uma cesariana ampliada, dependendo de cada caso.
Por fim, os músculos abdominais são suturados para que se tornem mais firmes e a cintura fique mais definida. O excesso de pele remanescente é esticado para baixo e um novo orifício para o umbigo é moldado.
O uso de drenos é muito comum após o procedimento, visando evitar o acúmulo de líquidos na região abdominal e acelerar a recuperação.
Abdominoplastia: Como é a cicatriz do procedimento?
A cicatriz da abdominoplastia é planejada para ficar totalmente escondida sob a roupa. Contudo, os cuidados no pós-operatório também são fundamentais para que a cicatriz não se torne notória.
Sendo assim é importante ressaltar que durante todo o pós-operatório, o paciente deve seguir à risca todas as recomendações cedidas pelo cirurgião, fazendo uso apenas dos medicamentos prescritos.
Abdominoplastia: Resultados
Os resultados do procedimento podem ser observados após cerca de 30 dias da cirurgia, assim que os edemas diminuem. O resultado final pode ser visto após seis meses do procedimento e para mantê-lo, o paciente deve seguir com uma dieta equilibrada, aliada a prática de atividades físicas.
Você tem interesse no procedimento? Entre em contato e agende sua avaliação.