Na suplementação oral, são diversos os fatores que influenciam na biodisponibilidade dos nutrientes ingeridos, como por exemplo o horário do consumo e a interação com outros alimentos.
Por esse motivo, decidi listar as vitaminas mais usuais, para que você saiba como utilizá-las sem interferir na sua ação farmacológica.
Vitamina D: O melhor horário para a suplementação dessa vitamina é pela manhã, devido à influência do ciclo circadiano e a sua ativação, que ocorre após a exposição à luz solar. A ingestão desse suplemento com gorduras boas, como óleo de amendoim ou oliva, aumentam a sua absorção.
Vitamina Lipossolúveis (A,E,K): As lipossolúveis devem ser consumidas preferencialmente após o almoço ou jantar, já que a gordura presente nestas grandes refeições aumenta a sua absorção.
Vitaminas do Complexo B e C: Em jejum pela manhã ou após as principais refeições. Esses são os melhores horários para a suplementação dessas vitaminas, acompanhadas da ingestão de alimentos .
Por fim, vale ressaltar que a suplementação de vitaminas deve ter uma finalidade específica e deve ser prescrita individualmente!