Você sente dor quando levanta o braço? Cuidado! Esse pode ser um sinal de bursite, uma inflamação da bursa e do músculo supraespinhal, decorrente do impacto entre os ossos do ombro.
A bursa é uma pequena bolsa, cheia de líquidos, localizada entre o osso, o músculo, a pele e os tendões, que tem como função proteger as articulações. A bursite resulta da inflamação da bursa, incidindo com maior frequência nas articulações que realizam movimentos repetitivos frequentemente, provocando dor na articulação que irradia do ombro para o braço e se agrava quando atividades que exijam a elevação dos braços são realizadas.
A bursite pode ser decorrente de um trauma único, de grande intensidade, ou de micro-traumas repetitivos, mas também pode surgir associada a doenças reumáticas e até mesmo sem uma causa específica.
Os sintomas mais característicos da bursite são as dores decorrentes da inflamação, que eventualmente se irradiam para o braço e para o cotovelo. A dor na bursite é agravada com a realização de esforços ou durante a noite, afetando a qualidade do sono do paciente, que não consegue encontrar uma posição adequada para dormir.
Além desses sintomas, outras características da bursite são: inchaço, rigidez e presença de crepitação palpável. Os problemas de ordem musculoesquelética são comuns em todas as faixas etárias e estão entre as principais causas de afastamento do trabalho.
O diagnóstico da bursite requer a avaliação da história do paciente e a realização de um exame físico detalhado, possibilitando que assim a real condição do paciente seja avaliada e o tratamento mais adequado iniciado.
A ressonância magnética nuclear (RMN) do ombro é o exame que apresenta melhor acuidade diagnóstica, possibilitando obter imagens de alta resolução das estruturas músculo-tendinosas e descartar a probabilidade de outras patologias que provocam sintomas semelhantes, como a artrite.
O tratamento da bursite consiste em, inicialmente, tratar as causas, avaliar a dor e afastar o paciente do fator causal. Os medicamentos anti-inflamatórios podem ser utilizados para aliviar a dor e diminuir a inflamação do quadro.
A reabilitação física é fundamental para manter a função articular do paciente, recuperar a amplitude dos movimentos, prevenir um quadro de rigidez no ombro e também para o controle da dor. Em casos raros onde a dor é incapacitante e o tratamento médico não apresenta a resposta esperada, uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva pode ser recomendada.
Se você sente dor quando levanta o ombro, entre em contato e agende uma avaliação.