A sigla é a abreviação de Índice de Massa Corporal e vem sendo utilizada mundialmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um padrão internacional para avaliar o pessoal ideal de indivíduos entre 20 a 59 anos, utilizando como base a relação entre o peso e a altura do indivíduo.
Quanto maior o IMC, maior será o grau de obesidade e maiores serão os riscos do desenvolvimento de doenças como pressão alta, diabetes, esteatose hepática, colesterol elevado, apneia do sono, infarto, derrame, trombose e câncer.
Acompanhar o nosso IMC é importante pois, através desse número, é possível extrair uma noção de como o nosso peso evolui.
Por meio dos graus de classificação do IMC, podemos obter os índices de peso de uma pessoa, que podem ser considerados como baixo, normal, sobrepeso e em três graus de obesidade. Através dessas classificações é possível recomendar o melhor tipo de tratamento que deve ser adotado pelo paciente, para que a perda efetiva de peso possa acontecer e o mesmo possa obter ganhos em sua qualidade de vida.
Monitore o seu peso: Pelo menos uma vez por mês, suba na balança e pese o seu peso, sempre durante o mesmo horário. Dessa forma, você poderá obter parâmetros para entender se está ganhando ou perdendo peso, além de com frequência.
Pratique algum tipo de atividade física: O sedentarismo é extremamente prejudicial para o seu corpo e para sua saúde como um todo, aumentando o risco de desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares, além contribuir para o surgimento de problemas como estresse e depressão.
Se pese sempre na mesma balança: Quando você se pesa em diferentes aparelhos, é possível que os resultados obtidos sejam diferentes. Logo, utilize sempre a mesma balança para realizar suas medições e não se esqueça de verificar se ela está calibrada antes da sua pesagem.
Busque fazer refeições saudáveis: Dê prioridade a alimentos naturais e evite o consumo de embutidos, processados ou ultraprocessados. Monte pratos coloridos e saudáveis.
Consulte-se com um especialista regularmente: É importante que as suas medições sejam avaliadas por um especialista, pois somente um profissional capacitado poderá analisar por completo o seu estado de saúde.
O Instituto Pacheco oferece uma gama de serviços, exames e recursos para que você possa acompanhar o seu IMC. Entre em contato para maiores informações.