A otoplastia é a cirurgia plástica destinada para a correção das famosas “orelhas de abano”. O procedimento é indicado em casos de assimetria no tamanho, angulação e/ou formato das orelhas. Além disso, a otoplastia também pode corrigir malformações congênitas que provoquem prejuízos funcionais a captação e amplificação de sons pelas orelhas externas.
O procedimento pode ser realizado a partir dos seis anos, idade na qual o crescimento das orelhas já ocorreu quase que por completo. No entanto, somente após examinar as estruturas da orelha e verificar a estabilidade das mesmas, o cirurgião especializado poderá indicar ou não a cirurgia.
Otoplastia: Como a cirurgia é realizada?
Nos casos onde o objetivo da otoplastia é minimizar o excesso de pele, o cirurgião enfraquece a cartilagem para torná-la menos rígida. Logo após isso, o cirurgião poderá optar por remover parte da cartilagem e dos tecidos sobressalentes, ou da pele em excesso, para diminuir o tamanho das orelhas.
O procedimento tem duração aproximada de 60 minutos, sendo realizado com anestesia local. O paciente necessita ficar internado por um período que varia entre 6 a 12 horas, podendo retornar para casa no mesmo dia.
Otoplastia: pós-operatório da cirurgia plástica?
Seu pós-operatório é simples, mas no caso da otoplastia ter sido realizada em crianças, é importante que os pais acompanhem de perto os pequeninos. As crianças são naturalmente mais agitadas do que nós, adultos, e assim, certos movimentos podem acabar comprometendo o resultado.
Durante os primeiros dias, o paciente deve permanecer com a sua cabeça enfaixada, para manter a região operada protegida. Entre as primeiras 48 horas da cirurgia, o paciente deve retornar ao consultório para remoção das bandagens e para ser avaliado pelo cirurgião. Os próximos retornos também serão combinados com o paciente nessa consulta.
Gostou do artigo sobre Otoplastia? Entre em contato para agendar uma avaliação ou para obter maiores informações sobre o procedimento.