A enxaqueca é uma enfermidade neurológica caracterizada por episódios dolorosos recorrentes. O termo indica, de forma geral, todas as dores relativas à região craniana, facial ou craniofacial, com impacto limitante sobre a qualidade de vida e a capacidade funcional do indivíduo. Essa doença acomete pessoas de todas as faixas etárias e ambos os gêneros, sendo mais prevalente no sexo feminino. Estima-se que 50% da população em geral tem um episódio de cefaleia ao ano e mais de 90% das pessoas refere ao menos um episódio durante a vida. De acordo com dados do Global Burden of Disease Study, a migrânea (enxaqueca) é considerada a sexta causa específica de incapacidade de trabalho no mundo, é algo sério e precisa de atenção.
Além dos cuidados médicos tradicionais, é possível integrar o tratamento com a Microfisioterapia, que é uma técnica de terapia manual desenvolvida na França, que tem como objetivo identificar a origem de uma doença ou sintoma e assim tratá-los.
A técnica é realizada pelo profissional através de toques suaves em locais específicos do corpo num processo de identificação das memórias celulares, de modo a provocar o sistema de autocorreção do organismo, restabelecendo suas funções e promovendo a saúde.
Desse modo pode ser feita uma investigação do que tem desencadeado a enxaqueca e estimular o corpo a entrar em autorregulação. Geralmente os pacientes relatam um bem estar e sensação de relaxamento desde as primeiras sessões.
É um tratamento indolor, não invasivo e não tem contra indicações, podendo ser aplicado em qualquer fase da vida, desde bebês até idosos.
A Microfisioterapia atua de forma preventiva e curativa, ajudando na restauração dos tecidos e suas funções. Sendo assim, atua de forma multidisciplinar para a cura e o bem-estar do paciente. Permita-se conhecer esse novo tratamento!