As dores de dente mais comuns são as causadas por patologias, que podem ser facilmente resolvidas por um dentista, como as pulpites.
No entanto, antes de qualquer tratamento é necessário realizar o diagnóstico correto, que pode se tornar complicado, já que na maior parte dos casos a dor pode surgir dentro das estruturas orofaciais.
Sendo assim, o profissional que deve dar o diagnóstico correto é aquele que trata de problemas na região orofacial, como os especialistas em dor.
As chamadas DTM (disfunções temporomandibulares) podem surgir nessa região, sendo uma doença de origem muscular, que acontecem quando a região fica tensa, provocando dor extrema e diminuindo a qualidade de vida do paciente.
os músculos mastigatórios, são fontes importantes de dor orofacial.
O sintoma mais comum da DTM e a dor na face, no pescoço e a dor de cabeça, no entanto, apesar de muitos pacientes possuírem constante dor de cabeça, não sabem que apresentam a doença por não a conhecerem.
No tratamento das (DTM) podem ser utilizados a termoterapia, no caso de dor orofacial, ou a crioterapia ,nos casos articulares, analgésicos, agulhamento seco, desativação de pontos gatilho, com anestésico local e bloqueios de nervos periféricos, além da confecção de placas oclusais.