Quando falamos de mamoplastia, estamos nos referindo às cirurgias plásticas que possuem como objetivo alterar o volume ou o formato das mamas, sendo essa uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil.
Quais são os tipos de mamoplastia?
A mamoplastia pode ser dividida em quatro categorias: Mamoplastia redutora, mamoplastia reparadora, mamoplastia de aumento e mastopexia.
A mamoplastia redutora visa corrigir seios extremamente volumosos, desproporcionais em relação ao restante do corpo, consistindo na remoção do excesso de gordura mamária, tecido glandular e pele, com o objetivo de fazer com que os seios atinjam um tamanho mais harmonioso, satisfazendo as necessidades da paciente.
A mamoplastia reparadora é indicada principalmente para mulheres que enfrentam o câncer de mama e precisaram retirar a mama, de forma total ou parcial.
Por ser um procedimento realizado para reconstruir a mama, é possível utilizar o tecido da própria paciente (seja da mama ou de outras regiões do corpo), ou optar por próteses de silicone.
A escolha do método varia de acordo com a necessidade da paciente.
A mamoplastia de aumento é geralmente procurada por mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho dos seus seios, utilizando implantes de silicone para aumentar ou restaurar o volume das mamas.
A prótese de silicone pode possuir um formato arredondado ou anatômico, podendo apresentar também diferentes volumes. A sua escolha deve ser feita junto ao cirurgião plástico responsável.
A Mastopexia é realizada com o objetivo de posicionar a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e ajustando o novo formato dos seios ao contorno corporal da mulher.
A Mastopexia é indicada para mulheres que possuem excesso de pele, perderam a firmeza das mamas após gravidez, passaram por oscilações de peso, envelhecimento, entre outras.
Se interessou por algum tipo de mamoplastia? Entre em contato para agendar uma avaliação.
Aproveite também para compartilhar o link deste artigo e ajudar a divulgar o procedimento para outras pacientes que podem se beneficiar dele.