Quando se tem uma dificuldade em enxergar quem você procura? Acredito que sua resposta seja: o médico oftalmologista... quando surge uma dor de dente, obviamente você procure um dentista. Então, quando se tem tem dificuldades emocionais, você procura um(a) psicólogo(a)? Essa seria a resposta mais apropridada, mas infelizmente, mesmo em pleno século XXI, muitas pessoas ainda resistem em procurar um psicólogo... seja por preconceito, seja por desconhecer o que realmente é a Psicologia, ainda há pessoas que pensam que quem precisa de psicólogo é "louco".
Embora os conhecimentos científicos nem sempre sejam fáceis de serem entendidos pela população em geral, os resultados desses estudos podem contribuir no seu dia-a-dia. Por esse motivo, os(as) psicólogos(as) estudam e se capacitam para utilizar esses conhecimentos científicos para melhorar a qualidade de vida das pessoas nos mais diferentes aspectos.
A seguir estão apenas alguns exemplos de áreas que a Psicologia podem te ajudar:
*Autoconhecimento: Com ele você aprende a controlar suas próprias emoções. Com o auxílio desse(a) profissional, é possível através de sua própria história identificar as experiências passadas que influenciam você até hoje. Assim, pode-se mudar/melhorar o que se precisa e ainda desenvolve-se sua autoestima, autoconfiança e aprende-se a lidar com frustrações, instabilidades emocionais, ansiedades e outros.
*Promover a saúde e bem-estar: Os(as) profissionais desta área possuem a respondsabilidade de ajudar pessoas de todas as idades e com diferentes problemas. Eles(as) auxiliam seus(suas) pacientes a terem uma saúde mental melhor e, consequentemente, uma vida melhor.
* Auxiliar no tratamento de problemas cognitivos: dificuldades nas tarefas mentais como atenção, raciocínio, memória, etc.
* Auxiliar médicos e outros profissionais, com o tratamento e auxílio a problemas mentais, emocionais, psiquiátricos, neurológicos, psicossomáticos, gastroentestinais, dermatológicos, etc.
* Auxiliar na compreensão de doenças mais graves como câncer,
* Auxiliar no tratamento de pessoas que foram abusadas psicologicamente ou sexualmente;
* Aconselhar famílias que estão passando por separação;
* Orientação Vocacional e Profissional: ajudar na escolha de qual carreira seguir. Além de auxiliar empresas: identificando problemas, fazendo treinamentos e capacitações, além de melhorar as condições de trabalho e motivação para os profissionais.
* Melhorar a comunicação: Para pessoas tímidas/introvertidas e/ou que enfrentam problemas em seus relacionamentos (amizade, amorosos, familiares e profissional);
* Torna-se uma pessoa melhor: A Psicologia pode auxiliar no processo de aprender a enxergar de maneira mais clara o(s) sentido(s) da vida e conceitos importantes como a felicidade e o perdão, por exemplo. Quando se passa a enxergar o mundo de formas diferentes, torna-se uma pessoa mais compreensível, tolerante e, consequentemente, mais feliz.
Em outras palavras, de forma bem resumida, os(as) psicólogos(as) podem ajudar em muitas áreas:
* Potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças em casa e na escola;
* Ajudar as pessoas a superar a depressão, stress, trauma ou fobias;
* Ajudar pessoas a estabelecer e cumprir suas metas como parar de fumar, perder peso, aprender uma nova língua.
* Ajudar crianças e adolescentes a lidarem com os efeitos do divórcio dos pais;
* Acelerar na recuperação de pessoas com lesões cerebrais;
* Ajudar a parar ou prevenir o bullying na escola ou no local de trabalho;
* Garantir que alunos e estudantes estão sendo ensinados de forma mais eficaz;
* Orientar pais e mães sobre o desenvolvimento de seus filhos;
* Certificar-se de que as pessoas estão felizes no ambiente de trabalho e contribuir para que elas realizem o melhor de suas habilidades;
* Ajudar a polícia, tribunais e serviços prisionais a entender a mente de criminosos, as provas e os limites de determinados tipos de provas ou testemunhos.
* Ajudar os atletas e esportistas para melhora o desempenho e a motivação em suas atividades.
* Ajudar a fazer decisões financeiras mais sábias;
* Aprender a se comunicar melhor e superar medo de falar em público
* Melhorar sua memória e ajudar a se concentrar mais;
* Tornar-se mais produtivo e evitar a procrastinação;
* Aprender a compreender melhor os outros e avaliar cuidadosamente suas próprias reações emocionais.
*Etc
Quer saber um pouco mais sobre a Psicologia no cotidiano?