HPV é a sigla utilizada para denominar o Papiloma Vírus Humano, causador de lesões na pele, como verrugas, que surgem na região genital de homens e mulheres. Além disso, alguns subtipos do vírus são fatores de risco para câncer de colo de útero.
A transmissão do vírus acontece, principalmente, através da prática de relações sexuais desprotegidas com parceiros infectados e que não realizaram o tratamento.
O uso de preservativos e a vacina contra o HPV, contribuem para a prevenção da infecção. A vacina é disponibilizada pelo SUS, para meninas de 14 anos até mulheres de 45 anos, assim como também pode ser encontrada na rede privada.
O exame de papanicolau nas consultas ginecológicas é essencial para avaliar o colo uterino e verificar se há sinais que indiquem infecção pelo vírus. Caso o exame dê alguma alteração, o especialista irá indicar a melhor opção de tratamento, que difere de acordo com o tipo de lesão.
Não se esqueça da importância dos exames ginecológicos de rotina e do uso do preservativo. Entre em contato através do link da biografia e agende uma avaliação.
Responsável Técnico: Dr. Jailton Santiago
CRM: 22.938 | RQE: 16.184