Clínicas

Selecione...

Região

Limeira

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

Limeira/SP

Blog

O que é Dermatologia? - Dermatologia Limeira
O que é Dermatologia? - Dermatologia Limeira

A dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico de todas as enfermidades relacionadas à pele e aos anexos cutâneos, sendo o dermatologista um médico especialista capaz de prevenir e tratar casos de alergias, acnes, diversas doenças cutâneas, além de atuar na prevenção do câncer de pele. 

O município de Limeira, situado no Centro-Leste do estado de São Paulo, é referência quando falamos de dermatologia, pois reúne diversos especialistas 100% qualificados e verificados, prontos para realização de procedimentos e tratamentos relacionados à pele e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar alguns desses profissionais!

Pensando em facilitar a sua busca por um dermatologista em Limeira, ao longo do texto, iremos nos referir a especialidade como Dermatologia Limeira. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site para encontrar um especialista pronto para te atender.

 

Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

 

  • Dermatologista Limeira: Quais são as principais especialidades da dermatologia? - Dermatologia Limeira

Dentro da Dermatologia Limeira, além das atribuições supracitadas, existem ainda outras especializações, concedendo ao  Dermatologista amplas funções. Entre as principais especialidades da Dermatologia Limeira, podemos destacar:

- Cosmiatria: A cosmiatria é uma especialidade destinada ao tratamento das alterações estéticas da pele e ao desenvolvimento de cosméticos. O Dermatologista com essa especialidade é capaz de avaliar os efeitos positivos e negativos de um cosmético na pele, realizar a aplicação de ácido hialurônico, fazer preenchimentos, trabalhar com procedimentos a laser e realizar tratamentos para cicatrizes provenientes da acne.

- Hansenologia: Esta é uma especialidade da  Dermatologia Limeira destinada especificamente ao tratamento e estudo da hanseníase, uma das doenças infectocontagiosas de maior periculosidade. A hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium leprae e transmitida através de secreções que adentram nossas vias aéreas, como, por exemplo, gotículas de saliva. Além da pele, a hanseníase também pode afetar os nervos periféricos, os olhos e diversos outros órgãos.

- Cirurgia Dermatológica: O Dermatologista com essa especialidade pode desempenhar tratamentos focados na estética ou na saúde, tratando de qualquer tipo de lesão cutânea ou realizando cirurgias.

As cirurgias realizadas nessa especialidade da Dermatologia Limeira são minimamente invasivas, exigindo apenas anestesia local para sua realização e com rápida recuperação. O Dermatologista que possui essa especialidade também pode atuar no tratamento do câncer de pele, realizando procedimentos cirúrgicos mais complexos.

 

  • Dermatologista Limeira: Quais são as principais doenças tratadas na dermatologia? - Dermatologia Limeira

Além dos procedimentos, tratamentos estéticos e das cirurgias com diversas finalidades, a Dermatologia Limeira é uma especialidade que trata também de doenças, como câncer de pele, acne, alergias, verrugas, micoses, queda de cabelo e unhas fracas. Entre as principais doenças tratadas na Dermatologia Limeira, podemos destacar:

- Foliculite: Consiste na infecção dos folículos pilosos, o que leva ao surgimento de bolinhas, arvejas e, na maioria das vezes, com pus.

- Hiperidrose: Doença grave caracterizada pela sudorese excessiva, que prejudica a qualidade de vida e afeta áreas como mãos e pés.

- Rosácea: A rosácea é uma doença crônica, que provoca a vermelhidão da pele e seu ressecamento, aumentando a sensibilidade. A doença também torna os vasinhos mais evidentes e exige cuidados por toda a vida.

- Psoríase: A psoríase causa uma inflamação na pele, não contagiosa, mas que pode atingir o couro cabeludo, as unhas e até mesmo as articulações.

- Melasma: O melasma é um distúrbio que ocasiona o aparecimento de manchas nos braços, no colo e no rosto, de aparência acastanhada. Esse distúrbio ocorre devido ao aumento do número de melanócitos, células com a função de produzir os pigmentos da pele.

 

  • Dermatologista Limeira: Quando devo procurar um dermatologista? - Dermatologia Limeira

Todas as pessoas devem consultar o Dermatologista, pelo menos, uma vez ao ano, de forma preventiva e diagnóstica.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Dermatologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Dermatologia Limeira ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Manobras de Reposição Canalicular no Tratamento da Vertigem - Otorrinolaringologista Limeira
Manobras de Reposição Canalicular no Tratamento da Vertigem - Otorrinolaringologista Limeira

A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é um dos distúrbios mais frequentes do sistema vestibular, e como o próprio nome indica, provoca episódios recorrentes de vertigem e tontura rotatória, desencadeadas por determinados movimentos na posição da cabeça durante a realização de atividades cotidianas, como se curvar para calçar os sapatos ou para pegar objetos no chão, por exemplo. Essa patologia é considerada de caráter benigno por não apresentar sinais de malignidade, que possam provocar alterações neurológicas.

 

O município de Limeira, situado no Centro-Leste do estado de São Paulo, é um polo de referência para a atuação de Otorrinolaringologistas, prontos para a realização da manobra de reposicionamento, um procedimento realizado em pacientes com diagnóstico de VPPB e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Otorrinolaringologistas certificados e verificados.

 

Pensando em facilitar a sua busca por um Otorrinolaringologista no tratamento dessa patologia com mais praticidade, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Otorrinolaringologista Limeira e ao tratamento como Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

 A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Entenda as estruturas anatômicas que compõem a orelha - Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira

A orelha humana é formada por três regiões anatômicas distintas, incrustadas no osso temporal, que fica localizado na lateral do crânio, são elas a externa, a média e a interna. Essas estruturas desempenham duas funções diferentes: a audição e o equilíbrio corporal.

 

A orelha interna está diretamente envolvida com a manifestação da VPPB. No seu interior, existem cristais denominados de otólitos ou otocônias, responsáveis pelo  equilíbrio corporal e pelo equilíbrio postural. Quando esses cristais são danificados, podem se fragmentar e se deslocar para dentro dos canais semicirculares, irritando as terminações nervosas da região e contribuindo para a incidência de crises de vertigem rotatória.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Quais são as causas da VPPB? - Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira

A VPPB possui uma maior incidência sobre as mulheres, podendo se manifestar em qualquer faixa etária, mas surgindo com maior frequência a partir dos 60 anos, quando o risco de quedas associadas a fraturas aumenta. Mesmo com o conhecimento dessas informações, na maioria dos casos da VPPB, a causa primária da doença é indeterminada ou pouco esclarecida.

 

Atualmente, a teoria mais aceita para explicar o transtorno é que ele seja proveniente da realização de movimentos específicos da cabeça, que acabam provocando o deslocamento de fragmentos  dos cristais de otocônias. Como esses cristais não são reabsorvidos de forma natural ao seu local de origem, passam a desencadear as crises de tontura quando o indivíduo muda a posição da cabeça em ações comuns do dia a dia.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Quais são os principais sintomas da VPPB? - Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira

Os episódios de VPPB variam quanto à duração, reincidênica e gravidade, provocando como principal sintoma uma  sensação de rodopio, ou a impressão de que o ambiente ao redor está girando. Também podem ser considerados sinais do distúrbio: perda de equilíbrio, instabilidade postural, alterações no sistema vestibular, náuseas e vômitos.

 

Mesmo sendo considerada uma patologia benigna, os episódios de vertigem podem gerar situações de grande risco, já que os episódios de VPPB podem ocorrer de repente, quando a pessoa está descendo escadas, dirigindo ou atravessando ruas muito movimentadas.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Como o diagnóstico da VPPB é realizado? - Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira

O diagnóstico clínico da VPPB deve levar em consideração o histórico do paciente e os sintomas apresentados. No entanto, o teste mais utilizado pelo Otorrinolaringologista Limeira é a manobra de Dix-Hallpike. Nesse teste, o paciente fica sentado em uma maca e em seguida, se deita na posição decúbito dorsal, torcendo a cabeça para um lado e depois para o outro.

 

Além da manobra de Dix-Hallpike, o Otorrinolaringologista Limeira pode solicitar alguns exames de imagem, como a eletronistagmografia ou a ressonância magnética, fundamentais para estabelecer um diagnóstico diferencial com outras enfermidades que possam apresentar sintomas parecidos.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Como é realizado o tratamento da VPPB? - Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira

A VPPB pode ser tratada e curada através da manobra de reposicionamento canalicular, um procedimento que pode ser realizado no próprio consultório do Otorrinolaringologista Limeira durante uma consulta. O procedimento pode ser realizado em apenas alguns minutos, consistindo basicamente na realização de uma série de movimentos e posições com o corpo e a cabeça, visando à liberação e o reposicionamento dos cristais que se desprenderam e migraram para os canais semicirculares.

 

Existem diversas manobras de reposição canalicular para pacientes com tontura, sendo cada uma delas selecionadas e realizadas de acordo com a avaliação clínica do paciente. De maneira geral, as manobras de reposicionamento não provocam grandes incômodos para os pacientes, sendo são bem toleradas. Durante a manobra, o paciente pode relatar apenas uma leve vertigem e se sentir um pouco nauseado. Caso o paciente apresente uma sensibilidade excessiva aos movimentos, o Otorrinolaringologista Limeira pode medicar o paciente, fazendo com que a manobra seja melhor tolerada.

 

A maioria dos pacientes costuma responder bem à aplicação das manobras de reposição canalicular, que constituem uma excelente forma de aliviar os sintomas da VPPB e reduzir o risco de quedas e fraturas, especialmente nos idosos, e de forma rápida e segura. Caso a recuperação após as manobras não seja completa, o procedimento pode ser repetido quantas vezes forem necessárias.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Otorrinolaringologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Otorrinolaringologista Limeira ou  Manobras de Reposição Canalicular para Paciente com Tontura Limeira ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade

Ver matéria
Impedanciometria: Em que consiste o exame? - Otorrinolaringologista Limeira
Impedanciometria: Em que consiste o exame? - Otorrinolaringologista Limeira

A impedanciometria é um exame que tem como objetivo realizar a medição tímpano-ossicular e do reflexo estapédio. O exame verifica a função da orelha média através da movimentação da membrana timpânica, permitindo identificar de forma precisa diversas patologias. O procedimento é totalmente indolor, realizado com a utilização de uma sonda, inserida na entrada do conduto auditivo externo.

 

O município de Limeira, situado no Centro-Leste do estado de São Paulo, é um polo de referência para a atuação de Otorrinolaringologistas, prontos para a realização do exame de impedanciometria e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Otorrinolaringologistas certificados e verificados, prontos para te assistir.

 

Pensando em facilitar a sua busca por um Otorrinolaringologista e te ajudar a realizar o exame com mais praticidade, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Otorrinolaringologista Limeira e ao exame como Impedanciometria  Limeira. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: O que é Impedanciometria? - Impedanciometria Limeira

O exame de impedanciometria é composto por dois procedimentos: a timpanometria e a pesquisa do reflexo acústico. Na timpanometria, a integridade da membrana timpânica, as estruturas da orelha média e tuba auditiva, que liga a orelha à faringe, são avaliadas pelo Otorrinolaringologista Limeira. Já na pesquisa do reflexo acústico, são avaliadas as condições da orelha média até a região do complexo olivar superior - uma das estruturas auditivas mais complexas, verificando a resposta do paciente aos estímulos sonoros.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Como o exame é realizado? - Impedanciometria Limeira

O procedimento é realizado através da colocação de uma pequena sonda no conduto auditivo externo de uma das orelhas e de um fone na outra orelha. Através da sonda é injetada uma ligeira pressão no conduto auditivo externo, e pelo fone o paciente ouve os estímulos sonoros. A sonda é ligada ao imitanciômetro, um aparelho que capta os movimentos da membrana timpânica e a intensidade de reflexo acústico. 

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Como o paciente deve se preparar para o exame? - Impedanciometria Limeira

O preparo para o exame de impedanciometria consiste apenas em não utilizar fones de ouvido e evitar a exposição a ruídos constantes, de alta intensidade, nas 14 horas que precedem o exame.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Para que serve o exame? - Impedanciometria Limeira

O exame de impedanciometria serve para avaliar a membrana timpânica e os ossículos do ouvido médio, possibilitando ao Otorrinolaringologista Limeira identificar e/ou avaliar infecções, disfunção tubária e reflexos auditivos. O exame também pode ser realizado como rotina, avaliando a necessidade de uma cirurgia no ouvido ou para confirmar resultados de uma audiometria. 

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: O que leva a um médico a solicitar a uma impedanciometria e o que pode acontecer caso o paciente demore a realizar o exame? - Impedanciometria Limeira

Quando um Otorrinolaringologista solicita a impedanciometria ele precisa desconfiar se há algum problema no ouvido médio, o que só pode ser verificado através do exame. Os principais sinais que devem ser observados e relatados pelo paciente ao Otorrinolaringologista Limeira são:

 

  • Zumbido e dores recorrentes no ouvido;
  • Presença de pus ou sangue;
  • Náuseas, vertigem, tontura e perda do equilíbrio;
  • Dificuldade ou perda auditiva;
  • Otite;
  • Paralisia facial;
  • Alergias respiratórias;
  • Otosclerose.

 

A Impedanciometria Limeira também é recomendada durante o pré e no pós-operatório de procedimentos cirúrgicos na orelha média. A demora na realização do exame pode acarretar na demora do tratamento mais adequado e, dependendo do problema, esse adiamento pode causar a ruptura do tímpano por excesso de líquido ou a sensação de ouvido tampado.


Lembre-se: Você pode encontrar Otorrinolaringologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Otorrinolaringologista Limeira ou  Impedanciometria Limeira ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade

Ver matéria
Para que serve a consulta com um Otorrinolaringologista? - Consultas Otorrinolaringológicas Limeira
Para que serve a consulta com um Otorrinolaringologista? - Consultas Otorrinolaringológicas Limeira

As consultas otorrinolaringológicas têm como objetivo possibilitar ao Otorrinolaringologista Limeira, um dos especialistas médicos mais completos, diagnosticar e tratar problemas como dor de ouvido ou sinusite, além das principais doenças enfermidades ligadas à garganta, aos ouvidos e ao nariz.

O município de Limeira, situado no Centro-Leste do estado de São Paulo, é um polo de referência para a atuação de Otorrinolaringologistas, prontos para te assistir e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Otorrinolaringologistas certificados e verificados.

 

Pensando em facilitar a sua busca por um Otorrinolaringologista, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Otorrinolaringologista Limeira e a consulta com esse especialista como Consultas Otorrinolaringológicas Limeira. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: O que faz um Otorrinolaringologista? - Consultas Otorrinolaringológicas Limeira

A palavra otorrinolaringologia é derivada da união de três palavras gregas: ous (ouvido), rhinós (nariz), larynx (laringe) e do sufixo logos, que significa estudo ou ciência de algo.

 

Ao entender a origem do termo, também fica fácil entender que os Otorrinos são especialistas médicos que compreendem nariz, garganta e ouvidos, tratando dos inúmeros problemas relacionados a essas três partes da anatomia humana, como por exemplo gripes, resfriados, sinusites, infecções, entre outros.  

 

O Otorrinolaringologista Limeira também pode realizar cirurgias plásticas, como por exemplo rinoplastia e otoplastia, assim como também, pode tratar de outras complicações, como um nariz quebrado, sangramentos nas vias da face ou objetos inseridos no nariz, garganta ou ouvidos.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Quando devo procurar um otorrinolaringologista? - Consultas Otorrinolaringológicas Limeira

O Otorrinolaringologista Limeira é um profissional de extrema importância para avaliar sintomas como tonturas, obstrução ou secreção nasal, dores de cabeça persistentes, dificuldades auditivas, rouquidão, dor de garganta, zumbidos no ouvido, entre outros, realizando o diagnóstico correto e tratando os problemas que provocam esses sintomas.

 

Normalmente, a consulta com o Otorrinolaringologista Limeira é indicada por outro profissional, como um clínico geral ou um pediatra, após o mesmo identificar alguma possível doença no ouvido, no nariz ou na garganta do paciente.

 

O Otorrinolaringologista Limeira exerce um papel fundamental em todas as fases de nossa vida, tratando crianças com casos de otites e amigdalites, adultos com quadros de rinite ou sinusite e pessoas na terceira idade com situações de surdez ou distúrbios relacionados ao equilíbrio.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Quais são as principais doenças tratadas pelo otorrinolaringologista? - Consultas Otorrinolaringológicas Limeira

As principais doenças tratadas pelos otorrinolaringologista são:

  • Gripe: Doença causada por vírus que é transmitido entre as pessoas. Entre os principais sintomas estão: febre, cansaço, dor de garganta e presença de secreções. 

 

  • Resfriado: Também é causada por um vírus, o resfriado se instala nas vias aéreas, apresentando sintomas parecidos com os da gripe, mas o resfriado é passageiro e não é tão perigoso.

 

  • Otite: É uma infecção nos ouvidos, muito comum entre as crianças. Os principais sintomas incluem: dor de ouvido, tontura e perda de equilíbrio. A infecção pode ser facilmente transmitida para outras crianças, e o seu tratamento costuma ser feito com o uso de remédios contra a infecção e para diminuir a dor.

 

  • Amigdalite: É uma infecção das amígdalas que pode ocorrer por um vírus ou bactéria. Entre os principais sintomas estão: dor na garganta, perda de apetite, febre alta e mal-estar geral. 

 

  • Faringite: É uma inflamação na faringe, que está situada na parte de trás da garganta e da língua. Essa inflamação causa muita dor na garganta e dificuldade para engolir por alguns dias.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Como é a consulta? - Consultas Otorrinolaringológicas Limeira

Quando o paciente procura o Otorrinolaringologista Limeira para uma consulta de rotina, é comum que algumas perguntas sejam feitas, como por exemplo o histórico familiar de doenças, hábitos alimentares, se o paciente faz uso de medicamentos, bebidas alcoólicas, etc. Além disso, o médico pode realizar um exame clínico e de toque para detectar possíveis condições ou doenças no paciente. A Consultas Otorrinolaringológicas Limeira é extremamente importante para descobrir doenças e realizar tratamentos de maneira precoce.

 

Quando o paciente procura o Otorrinolaringologista Limeira para investigar algum sintoma, além das ações descritas sobre a consulta regular, o especialista pode realizar alguns exames clínicos, de acordo com a necessidade. Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o Otorrinolaringologista Limeira pode indicar o tratamento mais adequado para o paciente.


Lembre-se: Você pode encontrar Otorrinolaringologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Otorrinolaringologista Limeira ou Consultas Otorrinolaringológicas Limeira, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade

Ver matéria
Câncer de pele: diagnóstico e tratamento da doença - Dermatologista Limeira
Câncer de pele: diagnóstico e tratamento da doença - Dermatologista Limeira

O câncer de pele corresponde a 33% de todos os casos de câncer diagnosticados no Brasil, com aproximadamente 185 mil novos casos registrados por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é provocada pelo crescimento descontrolado e anormal das células que compõem a pele. A dermatologia é uma especialidade médica vasta, na qual o especialista está capacitado para diagnosticar, tratar e prevenir inúmeras doenças da pele, como por exemplo o câncer de pele.

 

O município de Limeira, situado no Centro-Leste do estado de São Paulo, é um polo de referência para a atuação de Dermatologistas, prontos para a investigar manchas e sinais na pele que possam indicar um possível câncer e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Dermatologistas certificados e verificados.

 

Pensando em facilitar a sua busca por um Dermatologista, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Dermatologista Limeira e a doença como Câncer de Pele Limeira. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

  • Dermatologista Limeira: Quais são os principais tipos de câncer de pele? - Câncer de Pele Limeira

 

- Carcinoma Basocelular:

É o tipo de câncer mais prevalente, consistindo em tumor maligno e de fácil prognóstico. Suas lesões são habitualmente avermelhadas e brilhantes, semelhantes a cicatrizes. Além disso, elas são frágeis e sangram com facilidade, mas raramente esse tipo de câncer se dissemina pelo corpo.

 

- Carcinoma espinocelular:

Normalmente, trata-se de uma lesão avermelhada, com crescimento acelerado e superfície áspera, com a presença de cascas. Também pode se apresentar como uma ferida que não se cicatriza, acometendo a boca e outras mucosas. Esse tipo de câncer pode se transformar em metástases, o que requer o acompanhamento constante ao longo do tratamento.

 

- Melanoma:

Tem origem nas células responsáveis pela produção de melanina, a substância responsável por dar pigmentação à pele, protegendo contra a radiação ultravioleta.

 

O melanoma é um tumor maligno de cor escura,  extremamente agressivo e se não for diagnosticado precocemente, pode se transformar em metástase e levar a óbito.

 

A hereditariedade desempenha um papel central no desenvolvimento do melanoma, aumentando o risco de desenvolvimento da doença nos casos onde o melanoma foi registrado em parentes de primeiro grau.

 

  • Dermatologista Limeira: Quais são os principais sintomas do câncer de pele? - Câncer de Pele Limeira

O câncer da pele pode apresentar uma aparência semelhante a pintas, eczemas ou a outras lesões benignas. Por isso, o autoconhecimento é de suma importância para identificar novas pintas no corpo, o que faz toda a diferença no diagnóstico. Somente após um exame clínico ou uma biópsia, realizado pelo Dermatologista Limeira, será possível diagnosticar o câncer da pele. Os principais sintomas do câncer de pele são:

 

  • Lesões na pele, com de aparência elevada, translúcida, brilhante, e de cor avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, que sangra com facilidade;

 

  • Pintas pretas ou castanhas, que mudam de cor, textura, são irregulares nas bordas e aumentam de tamanho;

 

  • Manchas ou feridas que não se cicatrizam e continuam a crescer, seguidas de coceira, crostas, erosões ou sangramentos.

 

Além desses, os melanomas metastáticos podem apresentar sinais e sintomas como, nódulos na pele, inchaço nos gânglios linfáticos, falta de ar ou tosse, dores abdominais e de cabeça, por exemplo. Em caso de sinais suspeitos, deve-se procurar sempre um Dermatologista Limeira.

 

  • Dermatologista Limeira: Como é realizado o tratamento do câncer de pele? - Câncer de Pele Limeira

Todos os tipos de câncer da pele devem ser diagnosticados e tratados de maneira precoce, mesmo que sejam de baixa letalidade. Atualmente, existem diversas opções terapêuticas para o tratamento dos cânceres de pele não-melanoma. A via de tratamento escolhida varia conforme o tipo e a extensão da doença, mas os carcinomas basocelulares e espinocelulares podem ser tratados através de procedimentos simples. Os mais comuns são:

 

Cirurgia excisional: Consiste na remoção do tumor com um bisturi. Os tecidos são removidos e examinados ao microscópio, para verificar se foram extraídas todas as células cancerosas. A técnica possui altos índices de cura, e pode ser empregada no caso de tumores recorrentes.

 

Curetagem e eletrodissecção: Destinada para o tratamento de tumores menores e pouco invasivos, promovendo a raspagem da lesão com cureta, enquanto um bisturi elétrico destrói as células cancerígenas. Para não deixar vestígios de células tumorais, o procedimento é repetido algumas vezes.

 

Criocirurgia: Promove a destruição do tumor por meio do congelamento com nitrogênio líquido. A técnica é uma boa opção para tratar tumores pequenos ou recorrentes, sem a necessidade de cortes ou sangramentos.

 

Cirurgia a laser: Consiste na remoção a laser das células tumorais. Por não causar sangramentos, é uma opção eficiente para aqueles que têm desordens sanguíneas.

 

Cirurgia Micrográfica de Mohs: O Dermatologista Limeira retira o tumor e um fragmento de pele ao redor com uma cureta. Na sequência, esse material é analisado no microscópio. O procedimento é repetido sucessivamente, até não restarem vestígios de células tumorais.  A técnica preserva boa parte dos tecidos sadios, e é indicada para casos de tumores mal delimitados ou em áreas críticas principalmente do rosto, onde cirurgias amplas levam a cicatrizes extensas e desfiguração.

 

Terapia Fotodinâmica (PDT): O Dermatologista Limeira aplica um agente fotossensibilizante, como o ácido 5-aminolevulínico (5-ALA) na pele lesada. Após algumas horas, as áreas são expostas a uma luz intensa que ativa o 5-ALA, que destrói as células tumorais, provocando danos mínimos aos tecidos sadios.

 

No caso dos melanomas, o tratamento varia de acordo com a extensão, a agressividade e a localização do tumor, assim como pela idade e o estado de saúde geral do paciente. Na maioria dos casos, o melanoma metastático não tem cura, sendo de suma importância detectar a doença e tratá-la o quanto antes. 

 

  • Dermatologista Limeira: Como prevenir a doença?- Câncer de Pele Limeira

Proteger a pele dos efeitos da exposição excessiva à luz solar e dos efeitos da radiação UV, estão entre as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos. Entre os grupos de risco, estão pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, pessoas com histórico familiar de câncer de pele, queimaduras solares e muitas pintas, também devem prestar cuidados redobrados.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Dermatologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Dermatologistas Limeira ou   Câncer de Pele Limeira ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Para que serve o teste de audiometria tonal e vocal? - Otorrinolaringologista Limeira
Para que serve o teste de audiometria tonal e vocal? - Otorrinolaringologista Limeira

Seja por decorrência de traumas externos ou pelo próprio processo de envelhecimento natural do nosso organismo, com o passar dos anos nossa audição pode se tornar cada vez mais comprometida e para que a nossa capacidade auditiva não seja totalmente afetada, precisamos adotar algumas medidas preventivas, como por exemplo, realizar  exames médicos que nos possibilitem identificar possíveis alterações em nossa saúde auditiva. Um dos exames mais comuns é a audiometria tonal e vocal.

 

O município de Limeira, situado no Centro-Leste do estado de São Paulo, é um polo de referência para a atuação de Otorrinolaringologistas, prontos para a realização do exame de audiometria tonal e vocal e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Otorrinolaringologistas certificados e verificados.

 

Pensando em facilitar a sua busca por um Otorrinolaringologista e te ajudar a realizar o exame com mais praticidade, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Otorrinolaringologista Limeira e ao exame como Audiometria tonal e vocal Limeira. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Para que serve o exame? - Audiometria tonal e vocal Limeira

O exame de audiometria tem como objetivo avaliar a audição do paciente, identificando sua capacidade para ouvir e interpretar sons ou palavras. O teste permite detectar possíveis alterações auditivas, especialmente em pessoas que trabalham em ambientes muito barulhentos, auxiliando o Otorrinolaringologista Limeira a indicar as medidas preventivas ou os tratamentos mais adequados para cada caso.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Quando o exame é indicado? - Audiometria tonal e vocal Limeira

A audiometria é indicada para pacientes com suspeita de perda auditiva ou que sofreram traumas, como perfuração no tímpano, infecções, uso excessivo de determinados medicamentos, pessoas com histórico familiar de perda auditiva, entre outros fatores.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Quais são os principais tipos de audiometria? - Audiometria tonal e vocal Limeira

Existem dois tipos de audiometria: a tonal e a vocal. A audiometria tonal avalia a capacidade auditiva do paciente em relação a sons emitidos, em diferentes frequências, que variam entre os 125 e os 8000 Hz. É um exame imprescindível para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento de diversas doenças auditivas.

 

Já a audiometria vocal, avalia a capacidade que o paciente possui para compreender determinadas palavras e distinguir determinados sons, com diferentes intensidades. O Otorrinolaringologista examinador emite sons orais para que o paciente demonstre sua percepção e compreensão da fala, cabendo ao examinado repetir as palavras ditas pelo examinador. É um exame complementar à audiometria tonal.

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Como é feito o exame? - Audiometria tonal e vocal Limeira

O exame de audiometria tonal é realizado com o paciente em uma cabine acústica, que impede a entrada de sons ambientes. O examinador e o paciente ficarão em  contato visual.

 

Durante o exame, o paciente coloca um fone de ouvido de alta precisão e em seguida, o Otorrinolaringologista examinador irá emitir sons em diferentes escalas de decibéis para que o paciente informe ao avaliador se escuta ou não os sons emitidos, nas diferentes frequências e intensidades. Geralmente, isso é feito por meio de sinais previamente combinados, como por exemplo, levantar a mão.

 

Já no exame de audiometria vocal, o paciente examinado deve repetir as palavras ditas pelo examinador. O resultado dos exames é expresso em um gráfico, denominado audiograma, que revela a capacidade auditiva do paciente. 

 

  • Otorrinolaringologista Limeira: Como devo me preparar para o exame? - Audiometria tonal e vocal Limeira

O exame é indolor e tem a duração de aproximadamente meia hora. O processo de preparação para a audiometria é bem simples, consistindo basicamente em ter uma boa noite de sono no dia anterior ao exame e procurar ficar em repouso acústico, evitando ambientes com ruídos muito altos no dia anterior e no dia do exame.

 

A audiometria tonal e vocal é um exame fundamental para identificar perdas auditivas leves e profundas. Logo, ao menor sinal de problemas na audição, recomendamos que você busque ajuda do Otorrinolaringologista Limeira para evitar maiores complicações e garantir que sua capacidade auditiva dure por muito mais tempo.


Lembre-se: Você pode encontrar Otorrinolaringologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Otorrinolaringologista Limeira ou  Audiometria tonal e vocal Limeira ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA