Clínicas

Selecione...

Região

Selecione...

Especialidade

Endocrinologista

Sua Busca

Endocrinologista

O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Luciana Secchi
Endocrinologista
  • End. 1
Rua Joao Rosa Goes, 770 - - Dourados. MS
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Patricia Dalcin Fernandes Pandolfo
Endocrinologista
  • End. 1
Rua Minas Gerais, 2061 - - Cascavel. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Sidney Senhorini
Endocrinologista
  • End. 1
Av Carneiro Leão, 563 - - Maringá. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Fernanda Awada
Endocrinologista
  • End. 1
Rua : salgado filho , 1254 - - Paranavai. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
O profissional não possui matéria cadastrada.
DR LUCAS RIBEIRO DOS SANTOS
Endocrinologista
  • End. 1
Rua Tocantins,, 70 - - Santos. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Hipotireoidismo: Causas, sintomas, diagnóstico e tratamento - Hipotireoidismo Maringá
Endocrinologista
Hipotireoidismo: Causas, sintomas, diagnóstico e tratamento - Hipotireoidismo Maringá

A glândula tireóide desempenha um papel importante no funcionamento do nosso organismo. Os hormônios T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) liberados por ela, estimulam o metabolismo e asseguram que todos os processos bioquímicos do organismo ocorram de forma adequada, interferindo principalmente nos batimentos cardíacos, no fluxo intestinal, no humor e no ciclo menstrual das mulheres.

 

Dentre os principais distúrbios que afetam a tireóide, temos o hipotireoidismo, condição onde ocorre a diminuição da quantidade T3 e T4 que vai para a corrente sanguínea. O hipotireoidismo costuma estar associado a um leve ganho de peso e a dificuldade para emagrecer, porém essas são apenas algumas das consequências visíveis desse distúrbio, que deve ser tratado por um endocrinologista 100% qualificado e verificado.

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 5.888 endocrinologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar endocrinologistas 100% qualificados e verificados no município de Maringá, no estado do Paraná.

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Endocrinologista Maringá

Você está procurando por um endocrinologista 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um endocrinologista de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes.

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu. 

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

  • Hipotireoidismo Maringá: Quais são as causas da doença? - Endocrinologista Maringá

O hipotireoidismo pode ser classificado como primário ou secundário. Quando primário, a causa mais frequente é a síndrome de Hashimoto, que pode surgir em qualquer faixa etária e ocorre quando o organismo passa a produzir anticorpos que danificam gradativamente a tireóide, diminuindo sua capacidade de produzir hormônios.

 

Já o hipotireoidismo secundário é uma condição muito mais rara, que ocorre quando a hipófise falha em secretar o hormônio TSH, cuja função é estimular o funcionamento normal da tireóide.

 

  • Hipotireoidismo Maringá: Quais são os principais sintomas da doença? - Endocrinologista Maringá

Os principais sintomas do hipotireoidismo são: cansaço, fadiga, déficit de memória, ganho de peso, insônia, queda de cabelo, intestino preso, dor de cabeça frequente, depressão, dificuldade para engravidar, oscilações no ciclo menstrual, dificuldade de ganho de massa muscular magra e no emagrecimento.

 

Caso o hipotireoidismo não seja tratado de maneira adequada, pode acarretar na redução da performance física e mental de um indivíduo, além de aumentar os níveis de colesterol e os riscos de problemas cardíacos.

 

  • Hipotireoidismo Maringá: Diagnóstico - Endocrinologista Maringá

Seu diagnóstico é feito a partir da avaliação dos sintomas e da medição dos níveis de hormônio estimulante da tireóide na corrente sanguínea. O exame de TSH analisa as alterações presentes na tireoide, possibilitando verificar as possíveis causas dessa irregularidade e se os tratamentos que vêm sendo realizados  estão surtindo ou não efeito.

 

  • Hipotireoidismo Maringá: Tratamento - Endocrinologista Maringá

O tratamento é feito por meio da reposição hormonal do hormônio tireoidiano, com o uso diário de levotiroxina (L-T4), prescrita de acordo com cada caso. O tratamento é iniciado com pequenas doses desse hormônio, visando adequar o organismo aos seus efeitos e gradualmente, os níveis de TSH na circulação sanguínea do paciente voltam ao normal. Através da reposição hormonal e do uso de outros medicamentos, o paciente com hipotireoidismo pode levar uma vida saudável e completamente normal.

 

Lembre-se: Você pode encontrar endocrinologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Endocrinologista Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Entenda as principais doenças que afetam a tireóide - Patologias da Tireóide Florianópolis
Endocrinologista
Entenda as principais doenças que afetam a tireóide - Patologias da Tireóide Florianópolis

A tireóide é uma glândula que fica localizada na região do pescoço e é responsável por regular a função de diversos órgãos importantes do nosso corpo, como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, além de produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), garantindo assim o equilíbrio do organismo.

 

Os hormônios produzidos pela tireóide controlam o metabolismo e o crescimento do corpo, influenciam na frequência cardíaca, na regulação da temperatura corporal, na transformação dos alimentos ingeridos em energia e em outras diversas funções do organismo.

 

No entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), cerca de 10% das mulheres acima dos 40 anos e 20% acima dos 60 anos manifestam algum tipo de patologia da tireóide. Além disso, dados recentes da SBEM também revelam que, embora raro, o câncer de tireóide atinge mais mulheres do que homens: cerca de 2% a 5% das mulheres com faixa etária entre 25 a 65 anos.

 

Ademais, embora estas patologias sejam mais comuns nas mulheres, os homens também podem apresentar disfunções na tireóide, as quais podem causar diminuição da libido, disfunção erétil, atraso na ejaculação e infertilidade, por exemplo.

 

Atualmente, o Brasil possui mais de 5.888 endocrinologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil. Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Endocrinologistas 100% qualificados e verificados, especialistas no tratamento das principais patologias da tireóide, em Florianópolis.

 

  • Quais são as principais patologias da tireóide? - Patologias da Tireóide Florianópolis

A produção dos hormônios da tireóide depende do estímulo do TSH, o hormônio estimulador da tireóide, o qual é secretado pela hipófise.  As principais patologias da tireóide ocorrem quando esse hormônio está em déficit, levando ao hipotireoidismo, ou em excesso, levando ao hipertireoidismo.

 

Outro problema muito comum relacionado a tireóide é o seu aumento de tamanho, o qual é chamado de bócio. Além do bócio, embora seja menos comum, o câncer de tireóide é outra patologia bastante comum. Entenda mais sobre cada patologia a seguir:

 

- Hipotireoidismo: No hipotireoidismo, a tireóide não funciona da forma correta, provocando assim uma diminuição na produção de hormônios e, consequentemente, reduzindo a velocidade do metabolismo. Os principais sintomas do hipotireoidismo são: aumento de peso, dores musculares, cansaço, prisão de ventre, sensibilidade ao frio, pele ressecada e depressão.

 

O hipotireoidismo pode ser diagnosticado após uma avaliação médica, confirmado pela verificação da dosagem do hormônio no sangue.

 

- Hipertireoidismo: Ao contrário do hipotireoidismo, a produção em excesso do hormônio da tireóide leva à aceleração do metabolismo, aumentando o consumo de energia pelo corpo. Como consequência, o indivíduo fica mais acelerado, tem um aumento de apetite e, apesar disso, emagrece. Também podem ocorrer sintomas como suor excessivo, diarreia e aceleração dos batimentos do coração.

 

A principal causa de hipertireoidismo é a doença de Graves, uma condição autoimune que surge sem causas conhecidas, fazendo com que o organismo passe a não reconhecer suas próprias células e assim, passe a produzir anticorpos contra elas.

 

Essa reação autoimune leva ao aumento da função da tireóide e a alterações nos olhos, fazendo com que eles fiquem com aspecto de “saltados”. A doença pode ser diagnosticada por meio de uma avaliação médica e confirmada através de exames laboratoriais.

 

- Bócio: O bócio é um problema que geralmente passa despercebido pela maioria das pessoas, embora sua principal característica seja o aumento da tireoide, o que a torna palpável e visível. O bócio pode ser causado pelo hipotireoidismo, pelo hipertireoidismo, por uma gravidez ou pela falta de iodo na dieta alimentar.

 

O principal sintoma do bócio é o inchaço da glândula tireóide, mas essa patologia também pode causar tosse, sensação de aperto na garganta e, em casos mais raros, dificuldades para engolir e respirar. O aumento do volume da glândula ocorre de forma lenta e progressiva e com isso, o paciente vai se adaptando. Somente quando a tireóide fica muito grande que as sensações de falta de ar e engasgos ocorrem.

 

- Câncer de tireóide: O câncer de tireóide é um tipo de câncer raro, cujo principal sintoma consiste no aparecimento de um nódulo na frente da garganta, abaixo do “pomo de Adão”. Quando a doença está em estágio mais avançado podem ocorrer sintomas como rouquidão inexplicável, dificuldade para engolir ou para respirar. Em 95% dos casos, a presença de um nódulo na tireóide é provocada por uma doença benigna.

 

  • Quais são os principais exames para diagnosticar os problemas na tireóide? - Patologias da Tireóide Florianópolis

Os principais exames disponíveis para diagnosticar as patologias da tireóide são:

 

- Exames de dosagem de hormônios: Realizados para avaliar a função da tireóide, as dosagens de T4 livre e de TSH.

 

- Dosagem de anticorpos: Utilizados para o diagnóstico da tireoidite de Hashimoto e da doença de Graves.

 

- Biópsia ou punção: Realizados quando há suspeita de um nódulo tireoidiano que pode levar ao câncer de tireóide.

 

- Ultrassom (US) da tireóide: Principal método utilizado para avaliar nódulos da tireóide.

 

- Cintilografia da tireóide: Utilizado quando há dúvida para fechar o diagnóstico de hipertireoidismo.

 

  • Quais são os principais tratamentos para doenças da tireóide? - Patologias da Tireóide Florianópolis

Na maioria dos casos de hipotireoidismo, o tratamento é feito com levotiroxina,  uma versão sintética do hormônio produzido em déficit pela glândula tireóide. Já nos casos de hipertireoidismo, o tratamento pode ser com droga antitireoidiana, as quais inibem a síntese de T4 e T3, levando à redução gradual de suas concentrações séricas, por meio de radioiodoterapia ou através de uma cirurgia. 

 

O tratamento do bócio depende do tipo que o paciente possui, mas pode englobar desde alterações na dieta do paciente, para incluir o consumo de iodo, e o uso de medicamentos que buscam regular a função da tireoide. Já o câncer de tireóide é tratado de forma cirúrgica. 

 

  • Quando devo procurar um endocrinologista? - Patologias da Tireóide Florianópolis

Todas as pessoas devem realizar consultas periódicas com um endocrinologista, a fim de realizar um cuidado preventivo, o qual é essencial para evitar as doenças citadas ao longo do texto.


Lembre-se: Você pode encontrar Endocrinologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Endocrinologistas Florianópolis ou Patologias da Tireóide Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Endocrinologista Florianópolis - Especialistas no diagnóstico e tratamento da obesidade
Endocrinologista
Endocrinologista Florianópolis - Especialistas no diagnóstico e tratamento da obesidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, quase sempre provocado pelo consumo excessivo de calorias, excedendo o valor necessário para que o organismo realize a sua manutenção e o indivíduo desempenhe suas atividades cotidianas.

 

O excesso de gordura corporal é resultado do desequilíbrio entre as calorias ingeridas e as calorias queimadas. Os fatores que determinam este desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental. Uma alimentação hipercalórica, com excesso de gorduras, carboidratos e álcool, aliada a uma vida sedentária, leva ao acúmulo em excesso de massa gorda.

 

No tratamento da obesidade, o papel do endocrinologista é crucial. Entre muitas coisas, é ele quem avaliará se o ganho de peso é potencialmente prejudicial à saúde e qual a possível causa desse aumento. Atualmente, o Brasil possui mais de 5.888 endocrinologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Endocrinologistas 100% qualificados e verificados em Florianópolis.

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Obesidade Florianópolis

Você está procurando por um endocrinologista 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um endocrinologista de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar do Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes.

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu.

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”.

 

Ótima saúde a todos.

 

Palavras-chave: Obesidade, Endocrinologista, Florianópolis.

 

  • Endocrinologista Florianópolis: Quais são as causas? - Obesidade Florianópolis

Existem provas científicas que sugerem haver uma predisposição genética que determina, em certos indivíduos, um maior acúmulo de gordura na Florianópolis abdominal, em resposta à ingestão de calorias em excesso e/ou à diminuição da atividade física.

 

Além disso, os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da obesidade são:

 

  • Estresse: Os hormônios liberados pelo estresse (cortisol, adrenalina) podem influenciar em diversos processos do ganho de peso, como na vontade de comer.
  • Insônia: Dormir pouco pode favorecer alguns agentes ativos no cérebro, que estimulam o apetite ou impedem a saciedade (sensação de não ter mais fome), por isso há um ganho de peso mais acentuado em pessoas que dormem pouco.
  • Problemas com a glândula tireoide (exemplo: hipotireoidismo)
  • Uso prolongado de determinados medicamentos (por vários meses), como os antidepressivos, anti-histamínicos, que exercem também um efeito sonífero (por ex. à base de difenidramina), corticoides (por ex. a prednisona), progestativos.

 

  • Endocrinologista Florianópolis: Quais são os principais fatores de risco? - Obesidade Florianópolis

Vida sedentária: Quanto mais tempo se gasta em atividades que não exigem muito esforço físico, maior é o risco de obesidade. Obviamente, a perda de peso se deve muito à redução na ingestão de calorias. Contudo, evidências comprovam que a única forma de perder peso de forma sustentável é praticando alguma atividade física regularmente.

 

Morar na zona urbana: Quanto mais urbanizada é a zona de residência, maior é a prevalência de obesidade.

 

Grau de instrução dos pais: Quanto menor o grau de instrução dos pais, maior a prevalência de obesidade na família.

 

Fatores genéticos: A presença de genes envolvidos no aumento do peso aumenta o risco de desenvolver obesidade, quando o indivíduo é exposto a condições ambientais favoráveis (como sedentarismo e ingestão calórica em excesso), o que significa que a obesidade pode ter uma tendência familiar.

 

Gravidez e menopausa: Essas condições caracterizadas por alterações hormonais no corpo da mulher podem contribuir para o aumento no armazenamento da gordura.

 

  • Endocrinologista Florianópolis:: Quais são os sintomas da obesidade? - Obesidade Florianópolis

Os sintomas mais comuns da obesidade são:

  • Fome exagerada;
  • Sonolência;
  • Moleza;
  • Respiração ofegante;
  • Suores;
  • Peso além do normal;
  • Inchaço das pernas.

 

  • Endocrinologista Florianópolis: Como é realizado o diagnóstico da obesidade? - Obesidade Florianópolis

O cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) é o responsável por determinar a obesidade. O resultado do IMC revela se o peso do paciente está adequado, abaixo ou acima da sua faixa ideal.

 

  • Endocrinologista Florianópolis: Quais são as possíveis complicações? - Obesidade Florianópolis

Os obesos possuem um maior propensão de desenvolver doenças como hipertensão, diabetes tipo 2, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, pedras na vesícula, gota, alguns tipos de câncer, tumores, entre outros.

 

  • Endocrinologista Florianópolis: Como é realizado o tratamento da obesidade? - Obesidade Florianópolis

A obesidade é provocada pela ingestão calórica superior ao que é gasto pelo organismo, logo, a primeira etapa do tratamento consiste na adoção de um estilo de vida saudável, com uma menor ingestão de calorias e a prática regular de atividades físicas.

 

Ademais, o tratamento também pode ser realizado através de duas outras abordagens:

 

  • Tratamento medicamentoso - Obesidade Florianópolis

O tratamento medicamentoso contribui de forma temporária no combate à obesidade, mas nunca pode ser a única forma de tratamento. As substâncias presentes nos medicamentos atuam no cérebro e podem provocar reações graves adversas.

Sendo assim, o tratamento medicamentoso deve ser acompanhado pelo Endocrinologista Florianópolis, sendo restrito em alguns casos.

 

  • Cirurgia bariátrica - Obesidade Florianópolis

A obesidade mórbida e as suas comorbidades, podem ser tratadas por meio da cirurgia de redução de estômago. Entre as técnicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o Endocrinologista Florianópolis poderá optar junto a uma equipe multidisciplinar pela Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico ou pela Derivação Bileopancreática. A técnica cirúrgica escolhida pelo Endocrinologista Florianópolis e pela equipe dependerá do quadro de saúde do paciente, do grau de obesidade e das comorbidades relacionadas.

 

O conceito mais importante que temos que ter em mente quando buscamos o tratamento cirúrgico, como a cirurgia bariátrica ou qualquer outra, é que a cirurgia não te deixa imune ao aumento de peso.

 

Caso o procedimento cirúrgico não seja associado à uma reeducação alimentar ou à atividade física, o seu resultado não estará 100% garantido. O tratamento da obesidade não acaba quando o paciente recebe alta do hospital, ele começa.

 

A ideia de reeducação alimentar parte da premissa que devemos buscar um equilíbrio na escolha dos alimentos, realizando diariamente refeições equilibradas. Além disso, a atividade física é bem vinda, principalmente por 2 fatores.

 

Ainda como obeso, o exercício é sacrificante e sem muito resultado, após a cirurgia ele passa a ser mais prazeroso, gerando uma sensação de recompensa que nos torna mais fiéis à alimentação equilibrada.

 

O ganho de massa muscular é importante no pós-operatório, pois a cirurgia não é a solução definitiva para o problema da obesidade. O tratamento depende do esforço e do comprometimento do paciente, o que envolve mudanças de hábitos antes e depois da operação.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Endocrinologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos: Obesidade Florianópolis ou Endocrinologista Florianópolis ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

 

Ver matéria
Bócio: Entenda quais são as principais causas que levam ao crescimento anormal da tireóide - Crescimento da Tireóide Maringá
Endocrinologista
Bócio: Entenda quais são as principais causas que levam ao crescimento anormal da tireóide - Crescimento da Tireóide Maringá

O bócio, conhecido popularmente como papo, é nome dado ao crescimento anormal da glândula tireóide, o qual, muitas vezes, está diretamente associado aos distúrbios da tireoide: Hipotireoidismo e Hipertireoidismo. Por conta desse aumento anormal, muitos bócios podem surgir na forma de nódulos, os quais não são perceptíveis externamente.

 

A doença acomete com mais frequência mulheres entre 20 e 40 anos e em muitos casos, a paciente pode ter o bócio há vários anos e somente diagnosticar quando surgem sintomas compressivos, como dificuldade para engolir e rouquidão, ou ainda quando ele se torna hiperfuncionante, provocando o Hipertireoidismo ou um Hipotireoidismo associado.

 

A principal forma de identificar o bócio é por meio do auto exame, através da palpação do pescoço. Ao identificar os nódulos, os pacientes devem procurar um endocrinologista 100% qualificado e verificado, para realizar um exame diagnóstico completo. Atualmente, o Brasil possui mais de 5.888 endocrinologistas registrados, segundo dados da Demografia Médica no Brasil e na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar endocrinologistas 100% qualificados e verificados no município de Maringá, no estado do Paraná.

 

  • Guia Saúde, sinônimo de profissionais 100% qualificados e verificados - Endocrinologista Maringá

Você está procurando por um endocrinologista 100% qualificado e verificado? Pois saiba que você está no lugar certo! Ao longo desse texto, você entenderá o que é a Guia Saúde e como a nossa plataforma pode te ajudar na busca por um endocrinologista de confiança.

 

Nossa história teve início em 2015, na cidade de Maringá (PR), onde começamos a trabalhar com a revista Guia Saúde Cidades. Com o tempo, investimos, inovamos e em 2020, alcançamos também as mídias digitais por meio da nossa plataforma online e também no Google.

 

Antes de convidarmos um profissional da saúde para participar da nossa plataforma, realizamos uma verificação nos conselhos de medicina e assim, compreendemos se aquele profissional possui as qualificações necessárias para participar da Guia Saúde, autorizando-o a publicar conteúdos, serviços e informações no seu perfil. Por meio deste perfil, encurtamos as relações entre os profissionais e os seus pacientes.

 

Todos os perfis registrados na plataforma foram criados com esse objetivo: facilitar o contato do paciente com o profissional. Dispomos de um layout elegante, organizado e intuitivo, reunindo todas as informações relevantes sobre cada profissional, a fim de aumentar a confiança do paciente em relação ao mesmo.

 

Outra inovação voltada para ajudar todos aqueles que acessam a plataforma é o nosso buscador inteligente, localizado no topo do layout da nossa página inicial. Esse buscador possui uma inteligência artificial capaz de direcionar o paciente para o procedimento/tratamento ao qual ele está buscando, exibindo matérias com informações relevantes, bem como profissionais da região de interesse e que podem ajudá-lo. Diariamente, recebemos uma média de 1.550 pesquisas no nosso buscador!

 

Também contamos com um espaço para perguntas anônimas, onde o paciente pode tirar todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas. Basta que o paciente digite a sua dúvida, escolha a especialidade e informe o seu e-mail. Ao enviar a pergunta, os profissionais da especialidade escolhida receberão apenas o questionamento, sem as informações pessoais de quem fez aquela pergunta, e ao responderem o paciente, o mesmo receberá um e-mail com a resposta e o perfil do profissional o qual lhe respondeu. 

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa plataforma, saiba que estamos preparados para te ajudar sempre que você precisar, facilitando a sua busca por profissionais QUALIFICADOS e VERIFICADOS. Como diz o lema do nosso CEO, Helton Delai, “quem bebe das informações certas nunca ficará doente”. 

 

Ótima saúde a todos.

 

Palavras-chave: Endocrinologista, Crescimento da Tireóide, Bócio, Maringá.

 

  • Endocrinologista Maringá: Quais são as principais causas do crescimento anormal da tireóide? - Crescimento da Tireóide Maringá

Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar. As principais causas que levam a esse funcionamento incorreto da tireoide são:

 

- Carência de iodo na dieta;

- Doenças autoimunes;

- Proliferação dos folículos da glândula tireóide;

- Tumores benignos e malignos;

- Infecções;

- O uso de certos medicamentos.

 

  • Endocrinologista Maringá: Quais são os principais sintomas do bócio? - Crescimento da Tireóide Maringá

A deformação provocado pelo bócio na região anterior do pescoço pode limitar-se a pequenos nódulos, ou chegar a constituir massas grandes e disformes, que comprimem a traqueia e provocam dificuldade para respirar ou engolir, tosse irritativa, rouquidão e dilatação das veias do pescoço.

De modo geral, esses sintomas variam de acordo com a quantidade de hormônios produzida pela tireoide, que é baixa ou nula no hipotireoidismo, e excessiva no hipertireoidismo. Quando a origem do bócio é a tireoide hiperativa, os sintomas mais comuns são aceleração do batimento cardíaco, insônia, agitação, sudorese abundante e olhos um pouco saltados (exoftalmia).

Nos casos associados ao hipotireoidismo, a queda do metabolismo basal faz com que o organismo trabalhe mais lentamente e a pessoa sente cansaço, sonolência, apatia, intestino preso, pulso lento.

 

  • Endocrinologista Maringá: Como o bócio pode ser diagnosticado? - Crescimento da Tireóide Maringá

 O diagnóstico deve ser feito pelo Endocrinologista Maringá, avaliando o histórico clínico do paciente e por meio da solicitação de exames, incluindo a palpação da glândula. Exames de sangue são fundamentais para medir a dosagem dos hormônios T3 e T4 e do TSH, que é produzido pela hipófise e tem como função regular o funcionamento de várias glândulas, entre elas, a tireoide. Ultrassonografia, cintilografia e biópsia são exames complementares que ajudam a fechar o diagnóstico e por isso, também podem ser solicitados.

 

  • Endocrinologista Maringá: Como ocorre o tratamento do bócio? - Crescimento da Tireóide Maringá

O tratamento do bócio tem como principal objetivo corrigir a causa da doença. Em grande parte, o problema estético pode ser controlado com o uso de medicamentos que ajudam a compensar a deficiência de iodo ou a regular a produção dos hormônios, bem como o funcionamento da tireóide. A cirurgia para remoção total ou parcial da glândula é indicada apenas em caso de complicações, como dificuldade respiratória ou para engolir, ou a presença de nódulos e/ou tumores com sinais de malignidade.

 

Lembre-se: Você pode encontrar endocrinologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Endocrinologista Maringá, Crescimento da Tireóide Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Endocrinologista  Florianópolis - Especialista na terapia de reposição hormonal
Endocrinologista
Endocrinologista Florianópolis - Especialista na terapia de reposição hormonal

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual de uma mulher, o que geralmente acontece entre 45 e 55 anos. Com a sua chegada, o corpo da mulher passa por um declínio hormonal, produzindo uma quantidade reduzida de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, provocando uma série de sintomas desagradáveis e que podem afetar a qualidade de vida da mulher.

 

Nesse cenário, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) se destaca como o tratamento mais eficaz para o controle dos sintomas da menopausa, auxiliando na melhora da sintomatologia vasomotora, prevenindo a osteoporose e contribuindo para o tratamento dos prejuízos relacionados à deficiência de estrogênio. Para que a TRH seja realizada de forma segura, ela precisa ser conduzida por um Endocrinologista 100% qualificado e verificado.

 

O município de Florianópolis , no estado do Paraná, é um polo de referência para o tratamento de reposição hormonal e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Endocrinologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Endocrinologista Florianópolis  ou Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis .

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Endocrinologista Florianópolis  e ao tratamento como Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis . Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Endocrinologista Florianópolis : Por que iniciar a terapia de reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis 

A queda na produção hormonal provocada pela menopausa causa diversas alterações no corpo de uma mulher, interferindo em sua autoestima e levando a perda de colágeno e elastina, queda de cabelo, ressecamento da pele, enfraquecimento das unhas e ganho de peso.

 

Além disso, os sintomas da menopausa incluem ondas de calor, sudorese noturna, alterações de humor e no sono, ganho de peso, problemas relacionados ao sistema urinário, secura vaginal e dor durante a prática sexual.

 

Logo, a terapia de reposição é indicada para mulheres que sofrem com as intensas consequências da menopausa, objetivando promover o alívio desses sintomas e os prejuízos provocados pela baixa produção de hormônios.

 

  • Endocrinologista Florianópolis : Como a terapia hormonal é realizada? - Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis 

O tratamento pode ser feito através de diferentes abordagens. A escolha do método de reposição, a dosagem dos hormônios e o período de tratamento variam de acordo com a necessidade de cada mulher.

 

Somente após a avaliação da paciente por um médico Endocrinologista especializado é que a prescrição de estrogênio, progesterona, de ambos ou outros de outros hormônios poderá ser indicada e o método de consumo definido.

 

As principais formas de realizar a reposição hormonal são:

  • Via Oral;
  • Gel e adesivos;
  • Injetável;
  • Anel vaginal.

 

  • Endocrinologista Florianópolis : Quais são os principais benefícios? - Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis 

A reposição hormonal pode ser determinante para proporcionar a paciente uma vida com mais qualidade e menos desconfortos, devolvendo  à mulher o sentimento de satisfação com o próprio corpo. A melhora da vida sexual também é um dos principais benefícios da terapia, contribuindo para aliviar o ressecamento vaginal. 

 

Por fim, a osteoporose também pode ser prevenida através da terapia, reduzindo os riscos de fraturas por no pós-menopausa. Os efeitos clínicos variam de acordo com o tipo de Terapia de Reposição Hormonal e pela duração de seu uso. A TRH é uma terapia eficaz e segura, desde que seja realizada com o acompanhamento de um médico especialista.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Endocrinologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Terapia de Reposição Hormonal Florianópolis ou Endocrinologista Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

 

Ver matéria
O que faz um Endocrinologista? Rio de Janeiro
Endocrinologista
O que faz um Endocrinologista? Rio de Janeiro

A endocrinologia é uma especialidade da medicina que se dedica ao tratamento dos problemas que acometem as glândulas endócrinas, suas funções e as doenças inerentes a elas. O estado do Rio de Janeiro dispõe de uma gama  de endocrinologistas, que você pode encontrar ao buscar pelos termos Endocrinologista Rio de Janeiro. Ao longo do texto, iremos utilizar os termos Endocrinologista Rio de Janeiro, dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site, facilitando a sua busca por esse profissional.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

O que é o sistema endócrino?

O sistema endócrino é composto pelas glândulas endócrinas, que são responsáveis pela produção e pela liberação de hormônios, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Esses hormônios são transportados pela corrente sanguínea e direcionados aos órgãos e tecidos, conforme esclarecem os Endocrinologistas do Rio de Janeiro. Quando ocorre a deficiência ou o excesso de produção das glândulas endócrinas, alguns sintomas podem surgir, alertando sobre possíveis problemas. Entre as principais glândulas do sistema endócrino, destacamos:

  • Hipotálamo;
  • Hipófise;
  • Glândula tireóide;
  • Glândulas paratireoides;
  • Células ilhotas do pâncreas;
  • Glândulas adrenais;
  • Testículos em homens e ovários na mulher.

Os Endocrinologistas do Rio de Janeiro descrevem que o hipotálamo é uma pequena área do cérebro conectada à hipófise, secretando assim diversos 

hormônios para executar o controle da hipófise. A hipófise secreta os hormônios que controlam as funções de outras glândulas endócrinas.

O que faz um endocrinologista?

O Endocrinologista Rio de Janeiro realiza o diagnóstico e o tratamento de doenças relacionadas aos hormônios citados anteriormente e ao metabolismo, cuidando que pacientes que possam doenças como osteoporose, diabetes, obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação. Entre as principais doenças tratadas pelo Endocrinologista Rio de Janeiro estão:

?Diabetes: A diabetes é uma doença que atinge aproximadamente 400 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que o seu tipo mais comum é o tipo 2, estando associado à obesidade e à resistência ao hormônio insulina. O Endocrinologista Rio de Janeiro pode realizar tratamentos orais ou injetáveis, com a finalidade de reduzir essa resistência, assim como indicar uma mudança de hábitos de vida.

Obesidade: Sendo classificada como uma pandemia, de acordo com a OMS, a obesidade é fruto do desequilíbrio entre o que é consumido e o gasto calórico. O Endocrinologista Rio de Janeiro pode realizar o tratamento dessa doença ao indicar dieta e exercícios e ainda, deverá avaliar quais foram os danos causados pela obesidade sobre o corpo do paciente. 

Colesterol alto: Os altos níveis de colesterol podem estar relacionados ao risco do desenvolvimento de doenças, sendo papel do Endocrinologista Rio de Janeiro definir qual é a melhor opção de tratamento, se há a necessidade do uso de medicamentos ou da mudança de hábitos, levando em conta todos os riscos cardiovasculares que podem estar associados.

Distúrbios da tireoide: Os distúrbios da tireoide se destacam como uma das causas mais comuns entre as doenças endocrinológicas. O hipotireoidismo ocorre quando há a redução da produção de hormônios, enquanto o hipertireoidismo se dá pelo excesso de hormônios. O Endocrinologista Rio de Janeiro deve avaliar 

cuidadosamente cada caso, optando pelo tratamento que melhor se encaixa às necessidades do paciente.

Andropausa e menopausa: A menopausa é um momento onde há muitos sintomas físicos e psíquicos que se desenvolvem nas mulheres, sendo fundamental que o Endocrinologista Rio de Janeiro  avalie os riscos e os benefícios da reposição hormonal, assim como na andropausa, no caso dos homens.

Osteoporose: O Endocrinologista Rio de Janeiro pode diagnosticar doenças que causam a osteoporose, assim como tratá-las.

Alterações de crescimento em crianças e adolescentes: O Endocrinologista Rio de Janeiro pode investigar as causas de baixa ou alta estatura, além da puberdade precoce ou atrasada, fazendo o acompanhamento desses pacientes e prescrevendo um tratamento caso haja necessidade.



Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA