Clínicas

Selecione...

Região

Limeira

Especialidade

Dermatologia

Sua Busca

Dermatologia - Limeira/SP

Blog

Câncer de pele: diagnóstico e tratamento da doença - Dermatologista Limeira
Dermatologia
Câncer de pele: diagnóstico e tratamento da doença - Dermatologista Limeira

O câncer de pele corresponde a 33% de todos os casos de câncer diagnosticados no Brasil, com aproximadamente 185 mil novos casos registrados por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é provocada pelo crescimento descontrolado e anormal das células que compõem a pele. A dermatologia é uma especialidade médica vasta, na qual o especialista está capacitado para diagnosticar, tratar e prevenir inúmeras doenças da pele, como por exemplo o câncer de pele.

 

O município de Limeira, situado no Centro-Leste do estado de São Paulo, é um polo de referência para a atuação de Dermatologistas, prontos para a investigar manchas e sinais na pele que possam indicar um possível câncer e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Dermatologistas certificados e verificados.

 

Pensando em facilitar a sua busca por um Dermatologista, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Dermatologista Limeira e a doença como Câncer de Pele Limeira. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

  • Dermatologista Limeira: Quais são os principais tipos de câncer de pele? - Câncer de Pele Limeira

 

- Carcinoma Basocelular:

É o tipo de câncer mais prevalente, consistindo em tumor maligno e de fácil prognóstico. Suas lesões são habitualmente avermelhadas e brilhantes, semelhantes a cicatrizes. Além disso, elas são frágeis e sangram com facilidade, mas raramente esse tipo de câncer se dissemina pelo corpo.

 

- Carcinoma espinocelular:

Normalmente, trata-se de uma lesão avermelhada, com crescimento acelerado e superfície áspera, com a presença de cascas. Também pode se apresentar como uma ferida que não se cicatriza, acometendo a boca e outras mucosas. Esse tipo de câncer pode se transformar em metástases, o que requer o acompanhamento constante ao longo do tratamento.

 

- Melanoma:

Tem origem nas células responsáveis pela produção de melanina, a substância responsável por dar pigmentação à pele, protegendo contra a radiação ultravioleta.

 

O melanoma é um tumor maligno de cor escura,  extremamente agressivo e se não for diagnosticado precocemente, pode se transformar em metástase e levar a óbito.

 

A hereditariedade desempenha um papel central no desenvolvimento do melanoma, aumentando o risco de desenvolvimento da doença nos casos onde o melanoma foi registrado em parentes de primeiro grau.

 

  • Dermatologista Limeira: Quais são os principais sintomas do câncer de pele? - Câncer de Pele Limeira

O câncer da pele pode apresentar uma aparência semelhante a pintas, eczemas ou a outras lesões benignas. Por isso, o autoconhecimento é de suma importância para identificar novas pintas no corpo, o que faz toda a diferença no diagnóstico. Somente após um exame clínico ou uma biópsia, realizado pelo Dermatologista Limeira, será possível diagnosticar o câncer da pele. Os principais sintomas do câncer de pele são:

 

  • Lesões na pele, com de aparência elevada, translúcida, brilhante, e de cor avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, que sangra com facilidade;

 

  • Pintas pretas ou castanhas, que mudam de cor, textura, são irregulares nas bordas e aumentam de tamanho;

 

  • Manchas ou feridas que não se cicatrizam e continuam a crescer, seguidas de coceira, crostas, erosões ou sangramentos.

 

Além desses, os melanomas metastáticos podem apresentar sinais e sintomas como, nódulos na pele, inchaço nos gânglios linfáticos, falta de ar ou tosse, dores abdominais e de cabeça, por exemplo. Em caso de sinais suspeitos, deve-se procurar sempre um Dermatologista Limeira.

 

  • Dermatologista Limeira: Como é realizado o tratamento do câncer de pele? - Câncer de Pele Limeira

Todos os tipos de câncer da pele devem ser diagnosticados e tratados de maneira precoce, mesmo que sejam de baixa letalidade. Atualmente, existem diversas opções terapêuticas para o tratamento dos cânceres de pele não-melanoma. A via de tratamento escolhida varia conforme o tipo e a extensão da doença, mas os carcinomas basocelulares e espinocelulares podem ser tratados através de procedimentos simples. Os mais comuns são:

 

Cirurgia excisional: Consiste na remoção do tumor com um bisturi. Os tecidos são removidos e examinados ao microscópio, para verificar se foram extraídas todas as células cancerosas. A técnica possui altos índices de cura, e pode ser empregada no caso de tumores recorrentes.

 

Curetagem e eletrodissecção: Destinada para o tratamento de tumores menores e pouco invasivos, promovendo a raspagem da lesão com cureta, enquanto um bisturi elétrico destrói as células cancerígenas. Para não deixar vestígios de células tumorais, o procedimento é repetido algumas vezes.

 

Criocirurgia: Promove a destruição do tumor por meio do congelamento com nitrogênio líquido. A técnica é uma boa opção para tratar tumores pequenos ou recorrentes, sem a necessidade de cortes ou sangramentos.

 

Cirurgia a laser: Consiste na remoção a laser das células tumorais. Por não causar sangramentos, é uma opção eficiente para aqueles que têm desordens sanguíneas.

 

Cirurgia Micrográfica de Mohs: O Dermatologista Limeira retira o tumor e um fragmento de pele ao redor com uma cureta. Na sequência, esse material é analisado no microscópio. O procedimento é repetido sucessivamente, até não restarem vestígios de células tumorais.  A técnica preserva boa parte dos tecidos sadios, e é indicada para casos de tumores mal delimitados ou em áreas críticas principalmente do rosto, onde cirurgias amplas levam a cicatrizes extensas e desfiguração.

 

Terapia Fotodinâmica (PDT): O Dermatologista Limeira aplica um agente fotossensibilizante, como o ácido 5-aminolevulínico (5-ALA) na pele lesada. Após algumas horas, as áreas são expostas a uma luz intensa que ativa o 5-ALA, que destrói as células tumorais, provocando danos mínimos aos tecidos sadios.

 

No caso dos melanomas, o tratamento varia de acordo com a extensão, a agressividade e a localização do tumor, assim como pela idade e o estado de saúde geral do paciente. Na maioria dos casos, o melanoma metastático não tem cura, sendo de suma importância detectar a doença e tratá-la o quanto antes. 

 

  • Dermatologista Limeira: Como prevenir a doença?- Câncer de Pele Limeira

Proteger a pele dos efeitos da exposição excessiva à luz solar e dos efeitos da radiação UV, estão entre as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos. Entre os grupos de risco, estão pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, pessoas com histórico familiar de câncer de pele, queimaduras solares e muitas pintas, também devem prestar cuidados redobrados.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Dermatologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Dermatologistas Limeira ou   Câncer de Pele Limeira ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
O poder do ácido hialurônico - Dermatologista Limeira
Dermatologia
O poder do ácido hialurônico - Dermatologista Limeira

Entre todos os ácidos utilizados nos tratamentos para a pele, podemos afirmar que o hialurônico tornou-se um dos mais populares, seja pelos inúmeros procedimentos clínicos em que ele é utilizado, ou pela variedade de produtos para uso tópico que o contém em sua composição. O ácido hialurônico é uma substância natural, formada por moléculas e que pode ser encontrada em diversos tecidos do nosso corpo, como na pele, nos olhos, nas articulações e nas cartilagens.

 

No entanto, conforme envelhecemos, a produção de ácido hialurônico em nosso organismo tende a diminuir, favorecendo o ressecamento da pele e a formação de rugas. Nesse contexto, os preenchimentos com ácido hialurônico se destacam para repor volume da face e tratar a flacidez.

 

O município de Limeira, situado no Centro-Leste do estado de São Paulo, é um polo de referência para a atuação de Dermatologistas, prontos para a realização de procedimentos com o ácido e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Dermatologistas certificados e verificados.

 

Pensando em facilitar a sua busca por um Dermatologista e te ajudar a realizar o tão sonhado preenchimento facial com ácido hialurônico, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Dermatologista Limeira e ao procedimento como Ácido Hialurônico Limeira. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

  • Dermatologista Limeira: Em que consiste o procedimento? - Ácido Hialurônico Limeira

O Preenchimento com Ácido Hialurônico é utilizado para corrigir assimetrias que incomodam aos pacientes, deixando o rosto ainda mais harmonioso e podendo ser realizado em diversas regiões, como na mandíbula, nos lábios, no bigode chinês, nas olheiras e em diversas outras áreas. Os preenchimentos são realizados através da injeção de ácido hialurônico nas regiões pré-determinadas da face, de acordo com o efeito que se deseja alcançar.

 

O tratamento possui uma duração de 30 a 60 minutos, dependendo da quantidade de regiões a serem tratadas, e pode ser realizado com auxílio de anestésicos, tornando-se praticamente indolor.

 

Após a aplicação, a zona tratada poderá ficar um pouco inchada e avermelhada nos primeiros dias. A extensão desses efeitos varia conforme o local e a quantidade de ácido aplicado. No entanto, irão diminuir pouco a pouco e após alguns dias, será possível perceber os reais resultados da aplicação.

 

  • Dermatologista Limeira: Quais são as principais regiões onde o ácido pode ser aplicado? - Ácido Hialurônico Limeira

- Lábios: O preenchimento labial com ácido hialurônico pode restaurar o volume dos lábios, concedendo uma maior harmonia labial.

- Rugas profundas e bigode chinês: Quando injetado dentro da pele, o ácido reforça a estrutura e alivia as marcas e vincos na região em torno da boca.

 

- Rugas ao redor da boca e olhos: O preenchimento com ácido hialurônico preenche os sulcos e as rugas ao redor da boca e dos olhos.

 

- Olheiras: As olheiras são alterações cutâneas na região dos olhos causadas por cansaço e estresse. O ácido hialurônico pode ser aplicado na área abaixo dos olhos, atuando como preenchimento.

 

- Maçãs do rosto: A substância permite recuperar o volume perdido na região malar.

 

- Região da têmporas: O preenchimento das têmporas com ácido hialurônico repõe o volume que foi absorvido com o passar dos anos na região.

 

- Lóbulo das orelhas: A flacidez do lóbulo das orelhas é decorrente do envelhecimento, o preenchimento do lóbulo contribui para um aspecto mais jovem da face.

 

  • Dermatologista Limeira: Como é o período pós-preenchimento? - Ácido Hialurônico Limeira

Após o procedimento é possível retornar às atividades leves no mesmo dia, sendo a prática de atividades físicas reservadas para o dia seguinte. Não é aconselhado massagear o local da aplicação, a não ser que seja orientado pelo Dermatologista Limeira. Alguns nódulos ou pequenos caroços podem se formar nos primeiros dias, mas tendem a desaparecer no decorrer do tempo. Caso isso não ocorra, é importante informar ao Dermatologista Limeira.

 

Os resultados podem ser vistos logo na primeira sessão, mas após a primeira aplicação do ácido, a região pode ficar levemente inchada e avermelhada e inchada. O procedimento também pode ser realizado em conjunto com a aplicação de ácido hialurônico e peelings, dependendo das condições do paciente.


Lembre-se: Você pode encontrar Dermatologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Dermatologistas Limeira ou   Ácido Hialurônico Limeira ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
O que é Dermatologia? - Dermatologia Limeira
Dermatologia
O que é Dermatologia? - Dermatologia Limeira

A dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico de todas as enfermidades relacionadas à pele e aos anexos cutâneos, sendo o dermatologista um médico especialista capaz de prevenir e tratar casos de alergias, acnes, diversas doenças cutâneas, além de atuar na prevenção do câncer de pele. 

O município de Limeira, situado no Centro-Leste do estado de São Paulo, é referência quando falamos de dermatologia, pois reúne diversos especialistas 100% qualificados e verificados, prontos para realização de procedimentos e tratamentos relacionados à pele e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar alguns desses profissionais!

Pensando em facilitar a sua busca por um dermatologista em Limeira, ao longo do texto, iremos nos referir a especialidade como Dermatologia Limeira. Dessa forma, basta você copiar os termos e colá-los no Google ou no buscador do nosso site para encontrar um especialista pronto para te atender.

 

Na Guia Saúde, prezamos pela sua praticidade!

 

  • Dermatologista Limeira: Quais são as principais especialidades da dermatologia? - Dermatologia Limeira

Dentro da Dermatologia Limeira, além das atribuições supracitadas, existem ainda outras especializações, concedendo ao  Dermatologista amplas funções. Entre as principais especialidades da Dermatologia Limeira, podemos destacar:

- Cosmiatria: A cosmiatria é uma especialidade destinada ao tratamento das alterações estéticas da pele e ao desenvolvimento de cosméticos. O Dermatologista com essa especialidade é capaz de avaliar os efeitos positivos e negativos de um cosmético na pele, realizar a aplicação de ácido hialurônico, fazer preenchimentos, trabalhar com procedimentos a laser e realizar tratamentos para cicatrizes provenientes da acne.

- Hansenologia: Esta é uma especialidade da  Dermatologia Limeira destinada especificamente ao tratamento e estudo da hanseníase, uma das doenças infectocontagiosas de maior periculosidade. A hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium leprae e transmitida através de secreções que adentram nossas vias aéreas, como, por exemplo, gotículas de saliva. Além da pele, a hanseníase também pode afetar os nervos periféricos, os olhos e diversos outros órgãos.

- Cirurgia Dermatológica: O Dermatologista com essa especialidade pode desempenhar tratamentos focados na estética ou na saúde, tratando de qualquer tipo de lesão cutânea ou realizando cirurgias.

As cirurgias realizadas nessa especialidade da Dermatologia Limeira são minimamente invasivas, exigindo apenas anestesia local para sua realização e com rápida recuperação. O Dermatologista que possui essa especialidade também pode atuar no tratamento do câncer de pele, realizando procedimentos cirúrgicos mais complexos.

 

  • Dermatologista Limeira: Quais são as principais doenças tratadas na dermatologia? - Dermatologia Limeira

Além dos procedimentos, tratamentos estéticos e das cirurgias com diversas finalidades, a Dermatologia Limeira é uma especialidade que trata também de doenças, como câncer de pele, acne, alergias, verrugas, micoses, queda de cabelo e unhas fracas. Entre as principais doenças tratadas na Dermatologia Limeira, podemos destacar:

- Foliculite: Consiste na infecção dos folículos pilosos, o que leva ao surgimento de bolinhas, arvejas e, na maioria das vezes, com pus.

- Hiperidrose: Doença grave caracterizada pela sudorese excessiva, que prejudica a qualidade de vida e afeta áreas como mãos e pés.

- Rosácea: A rosácea é uma doença crônica, que provoca a vermelhidão da pele e seu ressecamento, aumentando a sensibilidade. A doença também torna os vasinhos mais evidentes e exige cuidados por toda a vida.

- Psoríase: A psoríase causa uma inflamação na pele, não contagiosa, mas que pode atingir o couro cabeludo, as unhas e até mesmo as articulações.

- Melasma: O melasma é um distúrbio que ocasiona o aparecimento de manchas nos braços, no colo e no rosto, de aparência acastanhada. Esse distúrbio ocorre devido ao aumento do número de melanócitos, células com a função de produzir os pigmentos da pele.

 

  • Dermatologista Limeira: Quando devo procurar um dermatologista? - Dermatologia Limeira

Todas as pessoas devem consultar o Dermatologista, pelo menos, uma vez ao ano, de forma preventiva e diagnóstica.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Dermatologistas credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Dermatologia Limeira ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA