O eflúvio telógeno é uma condição caracterizada pelo aumento da queda diária de fios de cabelo, a qual pode ser percebida na escova, na fronha ou no ralo do banheiro, por exemplo. Normalmente, uma pessoa perde até 100 fios de cabelo por dia, mas o eflúvio telógeno pode fazer com que essa quantidade aumente para cerca de 300 fios por dia.
Independente da causa, ao notar os primeiros sinais de queda capilar acentuada, a pessoa deve buscar a ajuda de um Tricologista 100% qualificado e verificado para estabelecer o diagnóstico e indicar o tratamento correto.
Na Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Tricologistas 100% qualificados e verificados na Capital do Brasil, Brasília, especializados no tratamento do eflúvio telógeno e que vão te ajudar a vencer o problema.
Palavras-chave: Eflúvio Telógeno, Tricologista, Brasília, Tricologista Brasília, Eflúvio Telógeno Brasília.
O ciclo de vida de um fio de cabelo pode ser dividido em três fases: a fase anágena, a fase catágena e a fase telógena. A fase anágena corresponde ao nascimento e crescimento dos fios, enquanto na fase catágena o fio já atingiu o seu crescimento total, caindo na fase telógena.
Todos os fios passam por essas etapas, mas em momentos diferentes. Contudo, no Eflúvio Telógeno Brasília é como se um número maior de fios chegassem ao mesmo tempo ao final do seu “ciclo de vida”.
A condição é causada por algum evento que tenha precedido a queda, como passar por um período pós-parto, crises de febre, sinusite, pneumonia, gripe, seguir dietas restritivas, apresentar doenças metabólicas ou infecciosas e passar por algum procedimento cirúrgico, por exemplo.
O Eflúvio Telógeno Brasília se divide em dois tipos: agudo e crônico. O eflúvio telógeno agudo está associado a algum evento que aconteceu três meses antes do início da queda, como os citados no início do texto e, geralmente, o problema dura menos de seis meses, cessando sozinho.
No eflúvio telógeno agudo, ao invés de apresentar uma queda com cerca de 100 a 120, temos de 200 a 300 fios caindo, diariamente. Caso a queda acentuada persista por mais de seis meses, o Eflúvio Telógeno Brasília é classificado como crônico.
A versão crônica do eflúvio telógeno é muito semelhante à versão aguda, porém com duração diferente. Conforme o tempo passa, o paciente fica com o cabelo mais volumoso na base, mas com um menor comprimento. Nem sempre o eflúvio telógeno crônico possui uma causa definida, mas sabe-se que este problema está associado a doenças autoimunes, como a tireoide de Hashimoto.
Por se tratar de uma doença autolimitada, com duração de cerca de seis meses, o Eflúvio Telógeno Brasília agudo não requer tratamento para ser solucionado. Contudo, se o paciente possui alguma condição associada, como alopecia androgenética ou a alopecia senil, por exemplo, pode ser tratado pelo Tricologista Brasília para essas condições, contribuindo assim para que o volume e o comprimento dos fios sejam recuperados.
Além disso, o Tricologista Brasília pode indicar o tratamento com luz de LED, microagulhamento ou a microinfusão de medicamentos na região afetada, melhorando assim a absorção dos princípios ativos e acelerando o processo de ganho dos fios, de maneira segura e eficaz.
Não existem formas de prevenir o Eflúvio Telógeno Brasília, mas, nos casos onde o seu surgimento é esperado, como em um período pós-parto, por exemplo, é aconselhável orientar a paciente a procurar pelo Tricologista Brasília logo no início do problema. A mesma recomendação vale para pessoas que passaram por cirurgia bariátrica, os quais também podem notar uma queda acentuada dos fios.
]
Lembre-se: Você pode encontrar Tricologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Tricologista Brasília ou Eflúvio Telógeno Brasília, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.