Clínicas

Selecione...

Região

Barra da Tijuca

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

Dra. Denise Biangolino Chaves
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Rogeria Teixeira Coelho
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. João Bosco Pinheiro Santos
Urologista
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Annie Levy Benzecry Szerman
Dermatologia
  • End. 1
Av Evandro Lins e Silva, 840 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
Dr. Flávio Carvalho
Cirurgião Plástico
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra Lais Cappato
Cirurgião(a) Dentista
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Fabiola Bordin
Dermatologia
  • End. 1
  • End. 2
Av das Americas , 2480 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
Dr Felipe Figueiredo
Psiquiatra
  • End. 1
, - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Márcio O. Lucas
Cirurgia Torácica
  • End. 1
Av. das Américas, 4.666 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Danielle Telles
Médico(a)
  • End. 1
Avenida das Américas, 5001 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Saiba o que é o mioma uterino - Mioma Uterino Barra da Tijuca
Saiba o que é o mioma uterino - Mioma Uterino Barra da Tijuca

O mioma uterino é um tumor benigno, presente entre 40 a 80% das mulheres e com risco de malignidade muito baixo. O sarcoma é a vertente maligna do mioma, um tumor maligno raro e que geralmente está associado a grandes massas, com rápido crescimento e com metástases já no momento do diagnóstico. 

 

O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da mioma uterino e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Mioma Uterino Barra da Tijuca.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao procedimento como Mioma Uterino Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Mioma Uterino Barra da Tijuca: Quais são os principais sintomas? - Ginecologista Barra da Tijuca

Na maioria dos casos, os miomas surgem sem apresentar nenhum tipo de sintoma, mas quando estes estão presentes, as pacientes podem relatar fluxo menstrual intenso (com duração maior do que uma semana), dor ou pressão na pélvis, incontinência urinária, constipação, dor nas costas e nas pernas, além de dificuldade para engravidar.

 

Mioma Uterino Barra da Tijuca: Como diagnosticar sua presença? - Ginecologista Barra da Tijuca

Através de exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética, é possível avaliar a cavidade do útero e detectar a presença de um mioma. Caso o mioma uterino seja detectado e a paciente possua o desejo de engravidar ou apresente sintomas intensos, é importante manter o acompanhamento com um ginecologista e iniciar o tratamento mais adequado.

 

Mioma Uterino Barra da Tijuca: Como é o tratamento?- Ginecologista Barra da Tijuca

O tratamento deve ser realizado para o controle dos sintomas, principalmente quando estes forem muito intensos, provocando dor exacerbada, fluxo menstrual abundante ou quando a paciente vem realizando diversas tentativas de engravidar sem sucesso.

 

Os principais tipos de tratamento para os miomas uterinos são:

  • Medicamentosos: Com o uso de alguns medicamentos é possível aliviar o sintomas e reduzir de forma temporária a incidência, assim como a proliferação dos miomas. Entretanto, nenhum medicamento é capaz de diminuir de forma permanentemente um mioma.
  • Miomectomia: Cirurgia para retirada dos miomas, mas que mantém o útero preservado, possibilitando que a paciente possa planejar futuras gestações. A Laparoscopia é a técnica mais indicada para realização da miomectomia.
  • Histerectomia: Cirurgia que consiste na retirada do útero por via laparoscópica, por via abdominal ou por via vaginal.  A histerectomia somente é indicada em casos onde nenhuma das outras opções de tratamento apresentou os resultados esperados.

 

Mioma Uterino Barra da Tijuca: Pacientes com mioma podem engravidar?- Ginecologista Barra da Tijuca

Os miomas estão entre as causas mais comuns de infertilidade, pois distorcem a cavidade endometrial, gerando dificuldades para implantação do óvulo e aumentando o risco de outras complicações.

 

Contudo, se no passado os miomas eram sinônimo de infertilidade, hoje, através do amplo arsenal gnostico terapêutico que a ginecologia dispõe é possível extrair os miomas sem cortes abdominais, de forma eficiente e minimamente invasiva possibilitando assim futuras gestações.

 

Basicamente, dispomos de duas possibilidades de tratamento:

  • Miomas “Fora da cavidade”: Realizamos 3 cortes abdominais de 1 cm e através da laparoscopia, seguida de “morcelamento”, tratamos a paciente.
  • Miomas intracavitários: É possível retirá-los por meio da histeroscopia, sem a necessidade de cortes abdominais. Além disso, a paciente recebe alta no mesmo dia.

 

Por fim, ressalto a importância de realizar exames de rotina com um ginecologista, investigar a possível presença de miomas e caso eles sejam detectados, iniciar o tratamento mais adequado.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento dos miomas uterinos no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Mioma Uterino Barra da Tijuca, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

 

Ver matéria
Conheça os benefícios da reposição hormonal - Terapia de Reposição Hormonal Barra da Tijuca
Conheça os benefícios da reposição hormonal - Terapia de Reposição Hormonal Barra da Tijuca
  • Por que fazer a reposição hormonal?

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual de uma mulher, o que geralmente acontece entre 45 e 55 anos. Com a sua chegada, o corpo da mulher passa por um declínio hormonal, produzindo uma quantidade reduzida de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, provocando uma série de sintomas desagradáveis e que podem afetar a qualidade de vida da mulher.

 

Nesse cenário, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) se destaca como o tratamento mais eficaz para o controle dos sintomas da menopausa, auxiliando na melhora da sintomatologia vasomotora, prevenindo a osteoporose e contribuindo para o tratamento dos prejuízos relacionados à deficiência de estrogênio.

 

O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o tratamento de reposição hormonal e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Terapia de Reposição Hormonal Barra da Tijuca.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao tratamento como Terapia de Reposição Hormonal Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Ginecologista Barra da Tijuca: Por que iniciar a terapia de reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal Barra da Tijuca

A queda na produção hormonal provocada pela menopausa causa diversas alterações no corpo de uma mulher, interferindo em sua autoestima e levando a perda de colágeno e elastina, queda de cabelo, ressecamento da pele, enfraquecimento das unhas e ganho de peso.

 

Além disso, os sintomas da menopausa incluem ondas de calor, sudorese noturna, alterações de humor e no sono, ganho de peso, problemas relacionados ao sistema urinário, secura vaginal e dor durante a prática sexual.

 

Logo, a terapia de reposição é indicada para mulheres que sofrem com as intensas consequências da menopausa, objetivando promover o alívio desses sintomas e os prejuízos provocados pela baixa produção de hormônios.

 

  • Ginecologista Barra da Tijuca: Como a terapia hormonal é realizada? - Terapia de Reposição Hormonal Barra da Tijuca

O tratamento pode ser feito através de diferentes abordagens. A escolha do método de reposição, a dosagem dos hormônios e o período de tratamento variam de acordo com a necessidade de cada mulher.

 

Somente após a avaliação da paciente por um médico ginecologista especializado é que a prescrição de estrogênio, progesterona, de ambos ou outros de outros hormônios poderá ser indicada e o método de consumo definido.

 

As principais formas de realizar a reposição hormonal são:

  • Via Oral;
  • Gel e adesivos;
  • Injetável;
  • Anel vaginal.

 

  • Ginecologista Barra da Tijuca: Quais são os principais benefícios? - Terapia de Reposição Hormonal Barra da Tijuca

A reposição hormonal pode ser determinante para proporcionar a paciente uma vida com mais qualidade e menos desconfortos, devolvendo  à mulher o sentimento de satisfação com o próprio corpo. A melhora da vida sexual também é um dos principais benefícios da terapia, contribuindo para aliviar o ressecamento vaginal. 

 

Por fim, a osteoporose também pode ser prevenida através da terapia, reduzindo os riscos de fraturas por no pós-menopausa. Os efeitos clínicos variam de acordo com o tipo de Terapia de Reposição Hormonal e pela duração de seu uso.

 

A TRH é uma terapia eficaz e segura, desde que seja realizada com o acompanhamento de um médico especialista. Você pode encontrar um ginecologista especializado na Terapia de Reposição Hormonal no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Terapia de Reposição Hormonal Barra da Tijuca, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Dor nos Pés na Barra da Tijuca: Causas, Fatores de Risco e Tratamentos Eficazes
Dor nos Pés na Barra da Tijuca: Causas, Fatores de Risco e Tratamentos Eficazes

Translator
 
 
 
 

 

Sofre de dor nos pés na Barra da Tijuca? Descubra as causas, fatores de risco e tratamentos eficazes com os experientes especialistas da Guia Saúde. Agende sua consulta hoje com o nosso buscador inteligente!

 

Palavras-Chave: Tratamento para dor no pé Barra da Tijuca, Dor nos pés Barra da Tijuca, Fascite plantar Barra da Tijuca, Especialista em dor no pé Barra da Tijuca, Clínica para dor no pé Barra da Tijuca.

 

Devido a função dos nossos pés, os mesmos estão suscetíveis a lesões, impactos, inflamações, entre outros problemas que causam dor, podendo afetar desde os dedos até a região do calcanhar. Neste artigo, elaborado para Guia Saúde pelos principais especialistas em dor da Barra da Tijuca, serão exploradas as principais informações sobre a incidência de dores nos pés, suas causas, fatores de risco, diagnóstico e prevenção, possibilitando que aqueles que sofrem com a condição saibam como tratá-la de maneira adequada.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Principais Causas de Dor nos Pés - Tratamento para dor no pé Barra da Tijuca

As principais causas de dores nos pés são: torções, batidas, calos e o uso inadequado de certos calçados. Mas, além delas, existem algumas patologias que podem levar ao surgimento do problema. São elas: 

 

- Artrite: A artrite é uma inflamação das articulações, a qual acomete principalmente mulheres entre 30 e 40 anos de idade, gerando sintomas como: dor, deformidade e dificuldade de movimento.

 

- Tendinite: A tendinite é uma condição caracterizada pela inflamação dos tendões, provocando dores e inchaço na região afetada. Trata-se de um problema que acomete, principalmente, corredores e atletas, devido a sobrecarga repetitiva na região dos pés.

 

- Fascite plantar: A fascite plantar consiste em uma inflamação que atinge a fáscia plantar — tecido fibroso que se estende por todo o pé, provocando dor intensa. As principais causas da fascite plantar são: falta de alongamento, fraqueza muscular e sobrepeso.

 

- Esporão do calcâneo: O esporão do calcâneo surge devido ao crescimento anormal do osso calcâneo, responsável por suportar a maior parte do nosso peso corporal, causando dores devido a essa alteração bioquímica.

 

- Entorse de tornozelo: A entorse do tornozelo é uma lesão que ocorre quando o tornozelo acaba por torcer ou girar, situação que pode rasgar as faixas dos ligamentos responsáveis por manter os ossos do tornozelo juntos, provocando inchaço, dor e limitação dos movimentos.

 

- Neuroma de Morton: O Neuroma de Morton consiste na inflamação de um nervo que passa entre os ossos metatarsais do pé. A dor é geralmente sentida na parte frontal do pé e pode ser agravada ao caminhar ou usar sapatos apertados.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Fatores de Risco para Dor no Calcanhar - Tratamento para dor no pé Barra da Tijuca

Existem vários fatores de risco que aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver dor no pé e calcanhar. Alguns dos principais fatores incluem:

 

- Sobrepeso ou obesidade: O excesso de peso pode colocar pressão adicional nos pés e tornozelos, aumentando o risco de lesões e dor no calcanhar.

 

- Idade: Com a idade, os tecidos do pé tendem a se tornar mais frágeis e suscetíveis a lesões com o envelhecimento.

 

- Atividades físicas intensas: Atividades como corrida, salto ou dança podem sobrecarregar os pés e causar lesões no calcanhar.

 

- Pés chatos ou arcos elevados: Pessoas com essas condições podem ter uma distribuição desigual do peso no pé, o que pode levar à dor no calcanhar.

 

- Diabetes: Pessoas com diabetes têm um risco aumentado de desenvolver neuropatia periférica, uma condição que afeta os nervos nos pés e pode causar dor no calcanhar.

 

- Salto Alto: O salto alto coloca uma pressão excessiva no pé e pode levar a problemas como a fascite plantar e dores ao pisar, especialmente na região do calcanhar e na parte anterior do pé.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Diagnóstico da Dor nos Pés - Tratamento para dor no pé Barra da Tijuca

O diagnóstico da dor no pé é feito com base na avaliação cuidadosa do histórico médico do paciente e com base na análise dos sintomas apresentados. Além disso, o exame físico permitirá avaliar a mobilidade e a amplitude de movimento do pé e caso seja necessário, podemos solicitar testes adicionais, como radiografias e ressonância magnética.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Tratamento para Dor nos Pés - Tratamento para dor no pé Barra da Tijuca

Os pés são fonte comum de dor e para que o tratamento, bem como o seu controle, ocorra de forma assertiva, temos que identificar qual estrutura está comprometida. Assim, é fundamental estar atento aos sintomas e procurar ajuda de um especialista em dor assim que notá-los, prevenindo que o problema não evolua para um quadro mais grave. Na medicina da dor, os bloqueios percutâneos são ferramentas fundamentais para o tratamento da dor na terceira idade, uma vez que atuam na memória da dor, dessensibilizando a região afetada a fim de diminuí-la ou eliminá-la.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Agende Sua Consulta com o Buscador Inteligente da Guia Saúde -  Tratamento para dor no pé Barra da Tijuca

Ao enfrentar um quadro de dor nos pés na Barra da Tijuca, utilize o buscador inteligente da Guia Saúde para encontrar especialistas qualificados na região. Agende uma consulta hoje e dê o primeiro passo para uma vida livre de dores.

Ver matéria
Tratamento da Dor Oncológica na Barra da Tijuca: Alívio e Qualidade de Vida para Pacientes com Câncer
Tratamento da Dor Oncológica na Barra da Tijuca: Alívio e Qualidade de Vida para Pacientes com Câncer

Sofrendo com dor oncológica? Encontre tratamento especializado na Barra da Tijuca e melhore sua qualidade de vida. Clínicas e especialistas em dor oncológica prontos para ajudar!

 

Palavras-Chave: Tratamento dor oncológica Barra da Tijuca, Especialista dor oncológica Barra da Tijuca, Clínica dor oncológica Barra da Tijuca, Tratamento dor pacientes com câncer Barra da Tijuca.

 

A dor é um dos sintomas mais debilitantes para pacientes diagnosticados com câncer. Além de causar sofrimento físico, ela afeta profundamente a qualidade de vida ao longo da doença. Por isso, o manejo adequado da dor oncológica é fundamental para melhorar o bem-estar desses pacientes.

 

Neste artigo, elaborado pelos principais especialistas em dor oncológica da Barra da Tijuca cadastrados na Guia Saúde, abordaremos as características, a classificação e as principais opções de tratamento da dor oncológica na Barra da Tijuca.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Características da Dor Associada ao Câncer - Tratamento dor oncológica Barra da Tijuca

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 60% e 80% dos pacientes com câncer experimentam dor em algum estágio da doença. Esse dado crítico levou a OMS a classificar a dor associada ao câncer como uma emergência médica global.

 

A dor oncológica pode surgir por diversas causas, como:

 

- Procedimentos invasivos;

- Tratamentos como quimioterapia ou radioterapia;

- Cirurgias;

- Progressão da doença.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Classificação da Dor Oncológica - Tratamento dor oncológica Barra da Tijuca

A dor no câncer pode ser classificada em:

 

- Leve, moderada ou intensa;

- Aguda ou crônica (com duração superior a três meses).

 

Ela pode se manifestar como choques, queimação, coceira ou dormência. Além disso, a dor oncológica pode ser dividida em:

 

- Nociceptiva: Relacionada a danos nos tecidos, como no pós-operatório.

- Neuropática: Ligada a doenças nos nervos ou efeitos colaterais de medicamentos.

 

Essa dor pode intensificar outros sintomas, como fadiga, náuseas, distúrbios do sono, além de agravar a depressão e a ansiedade. A dor oncológica mal controlada impacta diretamente a alimentação, o sono e até mesmo atividades cotidianas simples.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Tratamento da Dor Oncológica - Tratamento dor oncológica Barra da Tijuca

O manejo eficaz da dor oncológica envolve:

 

- Antecipação da piora da dor;

- Prevenção e controle dos efeitos colaterais;

- Tratamento paliativo, que visa melhorar a qualidade de vida do paciente.

 

Nos casos de dor mais leve, analgésicos menos potentes são indicados. Já para dores mais intensas ou crônicas, o uso de opioides é recomendado, com cautela para evitar dependência e outros efeitos adversos.

 

  • Especialista em Dor Barra da Tijuca: Onde Encontrar um Especialista em Dor Oncológica na Barra da Tijuca? - Tratamento dor oncológica Barra da Tijuca

Se você está em tratamento oncológico e precisa de suporte especializado para controlar a dor, a Guia Saúde oferece um buscador inteligente para ajudá-lo a encontrar os melhores especialistas em dor oncológica na Barra da Tijuca. Encontre a clínica de dor oncológica na Barra da Tijuca mais adequada para suas necessidades e receba o tratamento que fará diferença na sua qualidade de vida.

Ver matéria
Os Diferentes Tipos de Cistos Ovarianos - Ginecologista Barra da Tijuca
Os Diferentes Tipos de Cistos Ovarianos - Ginecologista Barra da Tijuca

Cistos no ovário ou cisto ovariano, é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. Geralmente, o cisto no ovário é benigno e desaparece passado alguns meses sem necessitar de tratamento, no entanto, caso apresente sintomas, pode necessitar de tratamento médico.

 

O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento dos cistos e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Cistos no Ovário Barra da Tijuca.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao procedimento como Cistos no Ovário Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Cisto no ovário: Sinônimo de perigo? - Ginecologista Barra da Tijuca

Nem sempre desenvolver cisto ovariano é sinal de perigo. A maioria dos cistos são benignos, incapazes de evoluir para um câncer, e considerados normais em mulheres que ainda estão em idade reprodutiva. Entretanto, quando os cistos possuem caráter maligno e podem evoluir para um câncer, eles crescem de maneira silenciosa e quase sempre sem manifestar quaisquer sintomas.

 

Os cistos ovarianos malignos costumam ser descobertos apenas quando estão em estágio avançado, sendo mais comuns após a menopausa e apresentando sintomas como dores abdominais, sensação de estômago cheio, irregularidades no ciclo menstrual e incontinência urinária.

 

Cisto no ovário: Quais as causas levam ao seu desenvolvimento? - Ginecologista  Barra da Tijuca

São diversos os fatores que podem levar ao desenvolvimento de cistos ovarianos, como por exemplo: tumores benignos ou malignos, alterações hormonais, hemorragias e endometriose. Além desses fatores, o histórico familiar de cistos ovarianos funcionais e o uso de medicamentos também pode contribuir para o desenvolvimento dos cistos.

 

Cistos Funcionais - Ginecologista Barra da Tijuca

Os cistos ovarianos mais comuns são os que chamamos de cistos funcionais, que são de caráter benigno e costumam regredir de forma espontânea. Os cistos funcionais podem ser categorizados como:

 

  • Cistos foliculares: Ocorre quando o folículo não é rompido durante a ovulação, acumulando assim líquido em seu interior. Os cistos foliculares medem aproximadamente entre 3 cm a 6 cm e costumam desaparecer de forma espontânea, sem provocar sintomas.

 

  • Cistos de corpo lúteo: Costuma se desenvolver posteriormente a ovulação e produz o hormônio progesterona, responsável por preparar o útero para receber o embrião. Geralmente, esse tipo de cisto é assintomático, exceto quando alcançam um tamanho maior do que 5 cm, provocando dor na região do baixo ventre. 

 

  • Cistos hemorrágicos: Os cistos de corpo lúteo podem evoluir para cistos hemorrágicos, caracterizados por um pequeno sangramento interno. Na maioria dos casos, a intervenção de um ginecologista não é necessária e esses cistos costumam regredir de forma espontânea. No entanto, quando apresentam tamanho maior do que 6 cm, os cistos hemorrágicos podem se romper, despejando o seu líquido no interior da cavidade abdominal e causando uma dor intensa.

 

Como é realizado o diagnóstico? - Ginecologista Barra da Tijuca

O Ginecologista Barra da Tijuca pode, inicialmente, diagnosticar a presença de cistos no ovário a partir da avaliação dos sintomas e sinais apresentados pela paciente. A confirmação do diagnóstico se dá pela solicitação de exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal.

 

Em determinados casos o Ginecologista Barra da Tijuca poderá solicitar também a realização de um teste de gravidez, como o beta-HCG, para excluir a possibilidade de uma gravidez ectópica, tipo de gestação na qual o óvulo fertilizado é implantado do lado de fora do útero, provocando assim os mesmos sintomas dos cistos ovarianos.

 

Tratamento dos cistos ovarianos: Como é realizado? - Ginecologista Barra da Tijuca

O tratamento dos cistos no ovário nem sempre se faz necessário, devendo ser indicado pelo Ginecologista Barra da Tijuca levando em consideração o tamanho, as características do cisto, os sintomas da paciente e a sua idade. Quando os cistos apresentam características benignas e não provocam sintomas, a paciente não necessita passar pelo tratamento, mas deve ser acompanhada periodicamente pelo Ginecologista Barra da Tijuca para que o aumento ou redução do cisto seja verificado.

 

Entretanto, quando são identificados sintomas de caráter maligno em relação aos cistos, o Ginecologista Barra da Tijuca pode recomendar o uso de anticoncepcionais que contenham estrogênio e progesterona, visando regular os níveis hormonais da paciente.

 

Nos casos onde o cisto alcança um tamanho maior do que 5 cm, o Ginecologista Barra da Tijuca pode indicar a realização de uma cirurgia para retirada dos cistos ou de todo o ovário, principalmente quando há sinais característicos de câncer ou torção do ovário.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento de cistos no ovário, no site da Guia Saúde Cidades, buscando separadamente pelos termos Barra da Tijuca, Ginecologista, Cistos no Ovário, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
O que caracteriza uma gestação de alto risco? - Gestação de Alto Risco Barra da Tijuca
O que caracteriza uma gestação de alto risco? - Gestação de Alto Risco Barra da Tijuca

A gestação é um fenômeno natural e, por isso, toda sua evolução costuma ocorrer sem grandes intercorrências. Entretanto, quando a gestante é portadora de alguma doença ou desenvolve problemas ao longo da Gestação, existe o risco de uma evolução desfavorável, tanto para a mãe como para o feto. Nesse contexto, podemos ter uma gestação de alto risco.

 

Os principais fatores que levam a uma Gestação de alto risco são: idade, histórico da mãe, doenças gestacionais, doenças crônicas, obesidade, as condições do bebê, gestação múltipla e a ausência dos cuidados adequados ao longo da evolução do feto.

 

O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento obstétrico de uma Gestação de alto risco e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Gestação de Alto Risco Barra da Tijuca.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao tratamento como Gestação de Alto Risco Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Ginecologista Barra da Tijuca: Principais sintomas de uma Gestação de risco - Gestação de Alto Risco Barra da Tijuca

Sintomas como náuseas, enjoo, prisão de ventre, dificuldades em digerir alimentos, câimbras, dores nas costas ou incontinência urinária são comuns durante uma Gestação. Contudo, alguns sintomas podem indicar uma Gestação de risco, como por exemplo:

 

  • Sangramento vaginal,
  • Contrações uterinas ou liberação de fluido amniótico antes do tempo,
  • Não sentir o bebê se mexer por mais de um dia,
  • Tonturas, desmaios, vômitos ou náuseas frequentes,
  • Dor ao urinar,
  • Inchaço repentino pelo corpo,
  • Batimentos cardíacos acelerados,
  • Dificuldades para caminhar.
  •  

Ao apresentar algum desses sintomas é recomendado que a gestante busque ajuda do Ginecologista Barra da Tijuca o mais rápido possível para identificar a causa e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

 

Caso uma Gestação de risco seja confirmada, é importante que a gestante passe a frequentar regularmente o seu Ginecologista Barra da Tijuca para avaliar o seu estado geral de saúde, assim como o do bebê.

 

  • Ginecologista Barra da Tijuca: Na Gestação de alto risco, é obrigatório que o parto seja por cesárea? - Gestação de Alto Risco Barra da Tijuca

Na Gestação de alto risco, o pré-natal é fundamental para controlar os fatores de risco e garantir que a  mulher, se assim desejar,  tenha o parto normal. A cesárea é um procedimento cirúrgico que, para mulheres com doenças prévias, pode ser extremamente agressivo.

 

A cesárea é indicada apenas quando existe o risco de complicações, como por exemplo: insuficiência esofágica ou cardíaca, doenças cardiovasculares, malformações, problemas ortopédicos na região da bacia, posição inadequada do bebê, entre outros.

 

  • Ginecologista Barra da Tijuca: A importância do acompanhamento pré-natal - Gestação de Alto Risco Barra da Tijuca

A ausência de controle pré-natal pode aumentar o risco ao longo de uma Gestação, tanto para a gestante, quanto para o recém-nascido. Logo, o pré-natal possui um papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias maternas ou fetais, especialmente na primeira metade da gestação, contribuindo para o desenvolvimento saudável do bebê e minimizando os riscos da gestante.


Se você apresentar algum dos sintomas citados neste artigo durante a sua gestação, lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especializado no acompanhamento de um Gestação de alto risco no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Gestação de Alto Risco Barra da Tijuca, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA