Clínicas

Selecione...

Região

Selecione...

Especialidade

Ginecologia e obstet...

Sua Busca

Ginecologia e obstetrícia

Dra. Ana Maria Angelucci Kato
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Av. Ângelo Moreira da Fonseca , 3573 - - Umuarama. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
DR. ADRIANO ANTONIO DE FIGUEIREDO
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
R. Firmino Viêira Matos, 1297 - - Dourados. MS
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Juliane Stohler
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
  • End. 2
Rua Visconde de Pirajá, 623 - Ipanema - Rio de Janeiro. RJ
Dra. Laura Almeida de Oliveira Garambone
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Avenida das américas, 2480 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Marcela Furlanetto
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Avenida Rio Branco, 886 - - Maringá. PR
Dra. Ana Celia Rymer
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
, - Copacabana - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Patrícia Iris dos Santos Menezes
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
R. Marabá, 3514 - - Umuarama. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Josiane Saab Rahal
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Rua Marabá , 3435 - - Umuarama. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Francisco Munhoz Del Claro
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Av. Manaus, 3333 - - Umuarama. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Dispareunia: O que é, causas e tratamento. - Dispareunia Florianópolis
Ginecologia e obstetrícia
Dispareunia: O que é, causas e tratamento. - Dispareunia Florianópolis

A dispareunia, nome científico para designar qualquer tipo de dor que surja na relação sexual, pode ocorrer durante ou após o ato e não deve ser ignorada em nenhum dos casos, mesmo que tenha se manifestado poucas vezes. Porém, muitas mulheres se queixam por acreditarem que o problema está no formato da sua vagina ou por terem vergonha de procurar ajuda médica. As dores podem atingir vagina, uretra, bexiga, pelve (baixo ventre), ocorrer em todas as relações ou apenas em algumas, surgir independentemente da posição e estarem ou não relacionadas ao uso de preservativo.

Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da dispareunia e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Florianópolis ou Dispareunia Florianópolis.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Florianópolis e ao problema como Dispareunia Florianópolis. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

O que é a dispareunia? - Dispareunia Florianópolis

A dispareunia é mais comum do que se imagina, dificultando não só a relação sexual, mas comprometendo a rotina da mulher, já que impede qualquer tipo de penetração, inclusive na hora de fazer exames ginecológicos. Ela pode ser classificada em dois tipos: superficial, quando ocorre em torno da abertura da vagina (geralmente no ato da penetração), ou profunda, quando a dor é sentida dentro da pelve (geralmente durante o movimento peniano). Em ambos os casos, as características da dor são as mesmas e se manifestam em forma de ardência ou semelhante a uma cólica muito forte.

 

Quais doenças podem provocar dores durante a relação sexual? - Dispareunia Florianópolis

A recomendação inicial é procurar ajuda especializada ao primeiro sinal de dor, e não postergar, imaginando que o desconforto vá passar com o tempo. O Ginecologista Florianópolis poderá solicitar exames como ultrassom, papanicolau e exames de urina, podendo assim se certificar de que o desconforto não é sinal de alguns problemas comuns.

No caso de dores superficiais, algumas possíveis causas podem ser físicas estão relacionadas a infecções genitais como herpes e candidíase (causando bastante ardência, já que a área da vulva fica inflamada), vaginismo (condição na qual a musculatura pélvica se contrai involuntariamente, tornando a penetração inviável) e sensibilidade aumentada na área vaginal. A dor profunda as causas físicas podem estar relacionados à endometriose, doença costuma ser uma das grandes responsáveis pela dor durante o ato sexual, em decorrência do quadro inflamatório que provoca na pelve.

Cistos no ovário e cicatrizes na região pélvica provindas de alguma infecção, cirurgia ou radioterapia também podem se manifestar com dor durante o sexo. Outro fator que requer atenção é a menopausa, pois nessa fase pode haver ressecamento vaginal por conta da diminuição do nível de estrogênio.

 

A importância de se estar atento aos fatores emocionais - Dispareunia Florianópolis

As causas da dispareunia podem estar relacionadas a fatores emociaonais e como o sexo ainda é tabu para muitas mulheres, esses fatores dificultam a busca por informações. Existem pacientes que sentem o desconforto desde a primeira relação sexual e ao invés de encarar o sintoma como um problema a ser tratado, muitas mulheres podem pensar que é algo comum, negligenciando o tratamento. O cenário é ainda mais delicado se a mulher tiver passado por experiências traumáticas relacionadas à sexualidade, incluindo abuso e repressão por questões de gênero, situações frequentes no Brasil.

A dor pode surgir quando a mulher está com medo do contato íntimo por qualquer motivo, ou quando sente forte insegurança em relação à sua imagem, por exemplo. Esses fatores fazem com que ela não se sinta relaxada, o que dificulta a lubrificação vaginal e, consequentemente, provoca dor e desconforto. Nesses casos, é importante o acompanhamento com um Ginecologista Florianópolis o quanto antes, assim como com um psicólogo.

 

Como é feito o tratamento da dispareunia? - Dispareunia Florianópolis

Quando a paciente sente dor durante uma relação sexual, o mais importante é descobrir a origem da dor e buscar ajuda especializada. O diagnóstico é fundamental, sendo primordial marcar uma consulta com um Ginecologista Florianópolis para verificar se existe alguma doença ligada a esse sintoma. O tratamento pode ser realizado com antifúngicos e antibióticos, mas para pacientes com endometriose, existem diversas opções de tratamento cirúrgico ou clínico.

Nos casos de vaginismo, sessões de fisioterapia pélvica podem ajudar, sendo comum treinar a capacidade de se ter algo dentro da vagina, iniciando com a inserção, pela própria mulher, de objetos chamados dilatadores. Quando a questão está ligada aos fatores emocionais, é necessário realizar um acompanhamento psicológico.

Somente após avaliações e a realização de exames, o Ginecologista Florianópolis poderá recomendar um tratamento apropriado. Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da dispareunia, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Florianópolis ou Dispareunia Florianópolis, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Quais são as vantagens e desvantagens de colocar o DIU? - Ginecologista Maringá
Ginecologia e obstetrícia
Quais são as vantagens e desvantagens de colocar o DIU? - Ginecologista Maringá

O DIU (dispositivo intrauterino) é um método contraceptivo seguro, com poucos efeitos colaterais, reversível e eficaz. O dispositivo em formato de T é inserido no útero pelo Ginecologista e possui duas grandes classificações: hormonal, como o DIU Mirena ou Kyleena, e não hormonal, como o DIU revestido de cobre ou de prata.

 

A escolha do modelo que será utilizado pela paciente deve ser feito de forma individulizada, com o auxílio de um Ginecologista 100% qualificado. Na Guia Saúde, você pode encontrar Ginecologistas qualificados e verificados na cidade de Maringá, e que poderão te ajudar na escolha do modelo de DIU mais indicado para você.

 

Palavras-chave: DIU, Ginecologista, Maringá, Ginecologista Maringá, DIU Maringá.

 

  • Ginecologista Maringá: Qual a diferença entre o DIU de cobre ou prata e o DIU hormonal? - DIU Maringá

Existem dois tipos de DIU Maringá, o de cobre ou prata e o hormonal, cuja as principais diferenças são:

 

- DIU de cobre/prata: O DIU de cobre é um método com alto potencial de eficácia, pois garante longa ação e segurança, já que é reversível e não hormonal. Ele pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem interromper a menstruação.

 

- DIU hormonal: O DIU hormonal funciona a partir da liberação de um progestágeno, o levonorgestrel, pausando a menstruação, podendo ter eventuais escapes em alguns momentos.

 

  • Ginecologista Maringá: Quando devo optar pela colocação do DIU? - DIU Maringá

Antes de optar pela colocação do DIU Maringá, é fundamental que a paciente passe por uma avaliação com o Ginecologista Maringá, que poderá receitar o melhor método anticoncepcional para ela após analisar fatores como a idade, possíveis riscos de trombose, o ambiente vaginal e coletar diversas outras informações essenciais.

 

Todo esse processo é fundamental para garantir a segurança do DIU Maringá, diminuindo os riscos de efeitos colaterais e as possíveis respostas negativas relacionadas à sexualidade.

 

  • Ginecologista Maringá: Em quanto tempo o dispositivo começa a fazer efeito? - DIU Maringá

O DIUMaringá de cobre tem efeito imediato após sua inserção, se bem posicionado. Em relação ao DIU hormonal, se ele foi inserido até o 7º dia da menstruação, a paciente já está protegida, mas se ele foi inserido pelo Ginecologista Maringá após o 7º dia da menstruação, será necessário esperar mais 7 dias antes de ter uma relação sexual desprotegida, a fim de evitar gravidez não planejada.

 

Vale ressaltar que com ambos os tipos de dispositivo, a paciente pode ter relação sexual protegida no mesmo dia da colocação.

 

  • Ginecologista Maringá: Existem contraindicações para colocação do DIU? - DIU Maringá

Existem algumas contraindicações para a utilização desse método contracepetivo, sendo as principais delas:.

 

- Mulheres com doença inflamatória pélvica;

 

- Mulheres com infecção sexualmente transmissível;

 

- Mulheres com sangramento vaginal sem diagnóstico;

 

- Mulheres com má formação uterina;

 

- Mulheres com câncer do colo do útero ou no endométrio;

 

- Mulheres com miomas que distorcem a cavidade uterina.

 

Sendo assim, a colocação de um DIU Maringá deve ser decidida somente após uma avaliação médica especializada com o Ginecologista Maringá.

 

  • Ginecologista Maringá: Colocar o DIU dói? - DIU Maringá

A dor ao colocar o DIU Maringá varia de pessoa para pessoa. Algumas mulheres podem sentir desconforto ou cólica durante o procedimento, enquanto outras podem não sentir dor significativa. Cada organismo reage de forma diferente. Recomenda-se a colocação do DIU no centro cirúrgico com anestesia, garantindo o máximo de conforto para a paciente. O Ginecologista Maringá também pode realizar a histeroscopia para visualizar a posição do DIU na cavidade uterina, tornando o procedimento mais seguro e confortável.

 

  • Ginecologista Maringá: Quando o DIU pode ser colocado após a gravidez? - DIU Maringá

No parto cesárea, o obstetra pode retirar a placenta, limpar a cavidade uterina e realizar a inserção do dispositivo na sequência. Já no parto vaginal, o DIU Maringá pode ser inserido logo após a saída da placenta ou em até 48h depois do parto.

 

Após a inserção do DIU, a paciente deverá fazer um ultrassom transvaginal para confirmar o bom posicionamento do dispositivo. O risco de falha do dispositivo é de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano, sendo um excelente método de anticoncepção.

 

Lembre-se: Você pode encontrar Ginecologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Maringá ou DIU Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
 Candidíase, o que é, quais os sintomas e como tratar - Candidíase São Paulo
Ginecologia e obstetrícia
Candidíase, o que é, quais os sintomas e como tratar - Candidíase São Paulo

A candidíase genital é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans na região genital, um tipo de fungo que é normal nessa região, mas que pode se desenvolver em excesso devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. O enfraquecimento do sistema imunológico pode ocorrer em decorrência de doenças autoimunes ou devido ao uso prolongado de medicamentos que provocam alterações na microbiota genital, como antibióticos e antifúngicos.

Este tipo de infecção é mais frequente em mulheres, mas também pode atingir  homens e nesse artigo, iremos nos aprofundar apenas no diagnóstico e tratamento da candidíase em pacientes mulheres. O estado de São Paulo, é um polo de referência para o diagnóstico e tratamento da candidíase e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista São Paulo ou Candidíase São Paulo.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista São Paulo e ao procedimento como Candidíase São Paulo. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Causas da candidíase - Candidíase São Paulo

A candidíase vulvovaginal é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans em cerca de 90% dos casos. Nos demais casos, o agente responsável pode ser de outra espécie de Candida, como a Candida glabrata, Candida krusei, Candida tropicalis, entre outros tipos desse fungo. Existem alguns fatores de risco que facilitam esta condição clínica, sendo eles:

  • Doenças endócrinas, como a diabetes;
  • O uso de alguns medicamentos como antibióticos, corticoides e citostáticos;
  • Problemas clínicos de estado geral e baixa imunidade;
  • Gravidez;
  • Pílula anticoncepcional.

A candidíase pode ser considerada persistente, quando os sintomas associados à infecção inicial não desaparecem após o tratamento correto. Por outro lado, considera-se uma reinfecção quando os sintomas surgem novamente após um mês, onde não foram apresentados sintomas. A candidíase recorrente ou crônica define-se quando ocorrem 4 ou mais episódios de infecção sintomática durante um ano, com diagnóstico confirmado pelo Ginecologista São Paulo.

 

Quais são os sintomas característicos da candidíase? - Candidíase São Paulo

Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (conhecida como sapinho), na garganta, na pele e nas unhas e entre outros locais.  Nas mulheres, os principais sintomas que se manifestam são:

  • Coceira na vagina e no canal vaginal;
  • Corrimento branco, em grumos, parecido com a nata do leite;
  • Fissuras na mucosa genital que lembram assadura;
  • Ardor local e para urinar;
  • Dor durante as relações sexuais.

 

Como é feito o diagnóstico da candidíase? - Candidíase São Paulo

Na consulta, o Ginecologista São Paulo analisa a mucosa da vagina e se necessário, pode realizar uma raspagem da área afetada, fornecendo uma amostra a ser analisada em laboratório para identificar o tipo de fungo causador do problema. Para diagnosticar a candidíase, o Ginecologista São Paulo pode solicitar um exame de Papanicolau.

 

Quais são as complicações mais comuns da candidíase? - Candidíase São Paulo

O fungo da Cândida existe de forma normal na pele e no intestino, e cerca de 10-20% das mulheres são portadoras sem haver infeção vaginal. Nos casos de doenças que levam à baixa imunidade ou de situações clínicas debilitantes, pode ocorrer um crescimento excessivo deste fungo, levando à infecção. A candidíase vulvovaginal pode ser considerada complicada nos casos de recorrência, em que os sintomas se tornam muito intensos ou nas situações de baixa imunidade.

A paciente nunca se deve automedicar, pois esse fator pode agravar o quadro e portanto, um Ginecologista São Paulo deve ser consultado no momento em que os primeiros sintomas se manifestem.

 

Candidíase: O tratamento pode levar a cura? - Candidíase São Paulo

A candidíase é uma infecção vaginal que, se tratada de forma adequada pelo Ginecologista São Paulo, pode ser curada. O tratamento da candidíase vulvovaginal é indicado nos diferentes casos de candidíase, complicada e não complicada, podendo ser realizado com o uso de medicamentos por via oral ou através do tratamento com creme vaginal. Nos casos de candidíase complicada, o tratamento realizado pelo Ginecologista São Paulo pode consistir na administração de fluconazol, durante 14 dias.

Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no diagnóstico e no acompanhamento da candidíase, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista São Paulo ou Candidíase São Paulo, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Como é realizada a terapia de reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal Uberlândia
Ginecologia e obstetrícia
Como é realizada a terapia de reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal Uberlândia
  • Por que fazer a reposição hormonal?

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual de uma mulher, o que geralmente acontece entre 45 e 55 anos. Com a sua chegada, o corpo da mulher passa por um declínio hormonal, produzindo uma quantidade reduzida de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, provocando uma série de sintomas desagradáveis e que podem afetar a qualidade de vida da mulher.

 

Nesse cenário, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) se destaca como o tratamento mais eficaz para o controle dos sintomas da menopausa, auxiliando na melhora da sintomatologia vasomotora, prevenindo a osteoporose e contribuindo para o tratamento dos prejuízos relacionados à deficiência de estrogênio.

 

O município de Uberlândia, no estado de Minas Gerais, é um polo de referência para o tratamento de reposição hormonal e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Uberlândia ou Terapia de Reposição Hormonal Uberlândia.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Uberlândia e ao tratamento como Terapia de Reposição Hormonal Uberlândia. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Ginecologista Uberlândia: Por que iniciar a terapia de reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal Uberlândia

A queda na produção hormonal provocada pela menopausa causa diversas alterações no corpo de uma mulher, interferindo em sua autoestima e levando a perda de colágeno e elastina, queda de cabelo, ressecamento da pele, enfraquecimento das unhas e ganho de peso.

 

Além disso, os sintomas da menopausa incluem ondas de calor, sudorese noturna, alterações de humor e no sono, ganho de peso, problemas relacionados ao sistema urinário, secura vaginal e dor durante a prática sexual.

 

Logo, a terapia de reposição é indicada para mulheres que sofrem com as intensas consequências da menopausa, objetivando promover o alívio desses sintomas e os prejuízos provocados pela baixa produção de hormônios.

 

  • Ginecologista Uberlândia: Como a terapia hormonal é realizada? - Terapia de Reposição Hormonal Uberlândia

O tratamento pode ser feito através de diferentes abordagens. A escolha do método de reposição, a dosagem dos hormônios e o período de tratamento variam de acordo com a necessidade de cada mulher.

 

Somente após a avaliação da paciente por um médico ginecologista especializado é que a prescrição de estrogênio, progesterona, de ambos ou outros de outros hormônios poderá ser indicada e o método de consumo definido.

 

As principais formas de realizar a reposição hormonal são:

  • Via Oral;
  • Gel e adesivos;
  • Injetável;
  • Anel vaginal.

 

  • Ginecologista Uberlândia: Quais são os principais benefícios? - Terapia de Reposição Hormonal Uberlândia

A reposição hormonal pode ser determinante para proporcionar a paciente uma vida com mais qualidade e menos desconfortos, devolvendo  à mulher o sentimento de satisfação com o próprio corpo. A melhora da vida sexual também é um dos principais benefícios da terapia, contribuindo para aliviar o ressecamento vaginal. 

 

Por fim, a osteoporose também pode ser prevenida através da terapia, reduzindo os riscos de fraturas por no pós-menopausa. Os efeitos clínicos variam de acordo com o tipo de Terapia de Reposição Hormonal e pela duração de seu uso.

 

A TRH é uma terapia eficaz e segura, desde que seja realizada com o acompanhamento de um médico especialista. Você pode encontrar um ginecologista especializado na Terapia de Reposição Hormonal no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Uberlândia ou Terapia de Reposição Hormonal Uberlândia, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
 Tratamento para candidíase - Candidíase Maringá
Ginecologia e obstetrícia
Tratamento para candidíase - Candidíase Maringá

A candidíase genital é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans na região genital, um tipo de fungo que é normal nessa região, mas que pode se desenvolver em excesso devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. O enfraquecimento do sistema imunológico pode ocorrer em decorrência de doenças autoimunes ou devido ao uso prolongado de medicamentos que provocam alterações na microbiota genital, como antibióticos e antifúngicos.

Este tipo de infecção é mais frequente em mulheres, mas também pode atingir  homens e nesse artigo, iremos nos aprofundar apenas no diagnóstico e tratamento da candidíase em pacientes mulheres. O município de Maringá, no estado do Paraná, é um polo de referência para o diagnóstico e tratamento da candidíase e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Maringá ou Candidíase Maringá.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Maringá e ao procedimento como Candidíase Maringá. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Causas da candidíase - Candidíase Maringá

A candidíase vulvovaginal é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans em cerca de 90% dos casos. Nos demais casos, o agente responsável pode ser de outra espécie de Candida, como a Candida glabrata, Candida krusei, Candida tropicalis, entre outros tipos desse fungo. Existem alguns fatores de risco que facilitam esta condição clínica, sendo eles:

  • Doenças endócrinas, como a diabetes;
  • O uso de alguns medicamentos como antibióticos, corticoides e citostáticos;
  • Problemas clínicos de estado geral e baixa imunidade;
  • Gravidez;
  • Pílula anticoncepcional.

A candidíase pode ser considerada persistente, quando os sintomas associados à infecção inicial não desaparecem após o tratamento correto. Por outro lado, considera-se uma reinfecção quando os sintomas surgem novamente após um mês, onde não foram apresentados sintomas. A candidíase recorrente ou crônica define-se quando ocorrem 4 ou mais episódios de infecção sintomática durante um ano, com diagnóstico confirmado pelo Ginecologista Maringá.

 

Quais são os sintomas característicos da candidíase? - Candidíase Maringá

Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pessoas com o sistema imune debilitado ainda podem sofrer com a candidíase na boca (conhecida como sapinho), na garganta, na pele e nas unhas e entre outros locais.  Nas mulheres, os principais sintomas que se manifestam são:

  • Coceira na vagina e no canal vaginal;
  • Corrimento branco, em grumos, parecido com a nata do leite;
  • Fissuras na mucosa genital que lembram assadura;
  • Ardor local e para urinar;
  • Dor durante as relações sexuais.

 

Como é feito o diagnóstico da candidíase? - Candidíase Maringá

Na consulta, o Ginecologista Maringá analisa a mucosa da vagina e se necessário, pode realizar uma raspagem da área afetada, fornecendo uma amostra a ser analisada em laboratório para identificar o tipo de fungo causador do problema. Para diagnosticar a candidíase, o Ginecologista Maringá pode solicitar um exame de Papanicolau.

 

Quais são as complicações mais comuns da candidíase? - Candidíase Maringá

O fungo da Cândida existe de forma normal na pele e no intestino, e cerca de 10-20% das mulheres são portadoras sem haver infeção vaginal. Nos casos de doenças que levam à baixa imunidade ou de situações clínicas debilitantes, pode ocorrer um crescimento excessivo deste fungo, levando à infecção. A candidíase vulvovaginal pode ser considerada complicada nos casos de recorrência, em que os sintomas se tornam muito intensos ou nas situações de baixa imunidade.

A paciente nunca se deve automedicar, pois esse fator pode agravar o quadro e portanto, um Ginecologista Maringá deve ser consultado no momento em que os primeiros sintomas se manifestem.

 

Candidíase: O tratamento pode levar a cura? - Candidíase Maringá

A candidíase é uma infecção vaginal que, se tratada de forma adequada pelo Ginecologista Maringá, pode ser curada. O tratamento da candidíase vulvovaginal é indicado nos diferentes casos de candidíase, complicada e não complicada, podendo ser realizado com o uso de medicamentos por via oral ou através do tratamento com creme vaginal. Nos casos de candidíase complicada, o tratamento realizado pelo Ginecologista Maringá pode consistir na administração de fluconazol, durante 14 dias.

Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no diagnóstico e no acompanhamento da candidíase, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Maringá ou Candidíase Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Saiba o que é o mioma uterino - Mioma Uterino Barra da Tijuca
Ginecologia e obstetrícia
Saiba o que é o mioma uterino - Mioma Uterino Barra da Tijuca

O mioma uterino é um tumor benigno, presente entre 40 a 80% das mulheres e com risco de malignidade muito baixo. O sarcoma é a vertente maligna do mioma, um tumor maligno raro e que geralmente está associado a grandes massas, com rápido crescimento e com metástases já no momento do diagnóstico. 

 

O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da mioma uterino e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Mioma Uterino Barra da Tijuca.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao procedimento como Mioma Uterino Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

Mioma Uterino Barra da Tijuca: Quais são os principais sintomas? - Ginecologista Barra da Tijuca

Na maioria dos casos, os miomas surgem sem apresentar nenhum tipo de sintoma, mas quando estes estão presentes, as pacientes podem relatar fluxo menstrual intenso (com duração maior do que uma semana), dor ou pressão na pélvis, incontinência urinária, constipação, dor nas costas e nas pernas, além de dificuldade para engravidar.

 

Mioma Uterino Barra da Tijuca: Como diagnosticar sua presença? - Ginecologista Barra da Tijuca

Através de exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética, é possível avaliar a cavidade do útero e detectar a presença de um mioma. Caso o mioma uterino seja detectado e a paciente possua o desejo de engravidar ou apresente sintomas intensos, é importante manter o acompanhamento com um ginecologista e iniciar o tratamento mais adequado.

 

Mioma Uterino Barra da Tijuca: Como é o tratamento?- Ginecologista Barra da Tijuca

O tratamento deve ser realizado para o controle dos sintomas, principalmente quando estes forem muito intensos, provocando dor exacerbada, fluxo menstrual abundante ou quando a paciente vem realizando diversas tentativas de engravidar sem sucesso.

 

Os principais tipos de tratamento para os miomas uterinos são:

  • Medicamentosos: Com o uso de alguns medicamentos é possível aliviar o sintomas e reduzir de forma temporária a incidência, assim como a proliferação dos miomas. Entretanto, nenhum medicamento é capaz de diminuir de forma permanentemente um mioma.
  • Miomectomia: Cirurgia para retirada dos miomas, mas que mantém o útero preservado, possibilitando que a paciente possa planejar futuras gestações. A Laparoscopia é a técnica mais indicada para realização da miomectomia.
  • Histerectomia: Cirurgia que consiste na retirada do útero por via laparoscópica, por via abdominal ou por via vaginal.  A histerectomia somente é indicada em casos onde nenhuma das outras opções de tratamento apresentou os resultados esperados.

 

Mioma Uterino Barra da Tijuca: Pacientes com mioma podem engravidar?- Ginecologista Barra da Tijuca

Os miomas estão entre as causas mais comuns de infertilidade, pois distorcem a cavidade endometrial, gerando dificuldades para implantação do óvulo e aumentando o risco de outras complicações.

 

Contudo, se no passado os miomas eram sinônimo de infertilidade, hoje, através do amplo arsenal gnostico terapêutico que a ginecologia dispõe é possível extrair os miomas sem cortes abdominais, de forma eficiente e minimamente invasiva possibilitando assim futuras gestações.

 

Basicamente, dispomos de duas possibilidades de tratamento:

  • Miomas “Fora da cavidade”: Realizamos 3 cortes abdominais de 1 cm e através da laparoscopia, seguida de “morcelamento”, tratamos a paciente.
  • Miomas intracavitários: É possível retirá-los por meio da histeroscopia, sem a necessidade de cortes abdominais. Além disso, a paciente recebe alta no mesmo dia.

 

Por fim, ressalto a importância de realizar exames de rotina com um ginecologista, investigar a possível presença de miomas e caso eles sejam detectados, iniciar o tratamento mais adequado.


Lembre-se: Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento dos miomas uterinos no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Mioma Uterino Barra da Tijuca, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

 

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA