O DIU (dispositivo intrauterino) é um método contraceptivo seguro, com poucos efeitos colaterais, reversível e eficaz. O dispositivo em formato de T é inserido no útero pelo Ginecologista e possui duas grandes classificações: hormonal, como o DIU Mirena ou Kyleena, e não hormonal, como o DIU revestido de cobre ou de prata.
A escolha do modelo que será utilizado pela paciente deve ser feito de forma individulizada, com o auxílio de um Ginecologista 100% qualificado. Na Guia Saúde, você pode encontrar Ginecologistas qualificados e verificados na cidade de Maringá, e que poderão te ajudar na escolha do modelo de DIU mais indicado para você.
Palavras-chave: DIU, Ginecologista, Maringá, Ginecologista Maringá, DIU Maringá.
Existem dois tipos de DIU Maringá, o de cobre ou prata e o hormonal, cuja as principais diferenças são:
- DIU de cobre/prata: O DIU de cobre é um método com alto potencial de eficácia, pois garante longa ação e segurança, já que é reversível e não hormonal. Ele pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem interromper a menstruação.
- DIU hormonal: O DIU hormonal funciona a partir da liberação de um progestágeno, o levonorgestrel, pausando a menstruação, podendo ter eventuais escapes em alguns momentos.
Antes de optar pela colocação do DIU Maringá, é fundamental que a paciente passe por uma avaliação com o Ginecologista Maringá, que poderá receitar o melhor método anticoncepcional para ela após analisar fatores como a idade, possíveis riscos de trombose, o ambiente vaginal e coletar diversas outras informações essenciais.
Todo esse processo é fundamental para garantir a segurança do DIU Maringá, diminuindo os riscos de efeitos colaterais e as possíveis respostas negativas relacionadas à sexualidade.
O DIUMaringá de cobre tem efeito imediato após sua inserção, se bem posicionado. Em relação ao DIU hormonal, se ele foi inserido até o 7º dia da menstruação, a paciente já está protegida, mas se ele foi inserido pelo Ginecologista Maringá após o 7º dia da menstruação, será necessário esperar mais 7 dias antes de ter uma relação sexual desprotegida, a fim de evitar gravidez não planejada.
Vale ressaltar que com ambos os tipos de dispositivo, a paciente pode ter relação sexual protegida no mesmo dia da colocação.
Existem algumas contraindicações para a utilização desse método contracepetivo, sendo as principais delas:.
- Mulheres com doença inflamatória pélvica;
- Mulheres com infecção sexualmente transmissível;
- Mulheres com sangramento vaginal sem diagnóstico;
- Mulheres com má formação uterina;
- Mulheres com câncer do colo do útero ou no endométrio;
- Mulheres com miomas que distorcem a cavidade uterina.
Sendo assim, a colocação de um DIU Maringá deve ser decidida somente após uma avaliação médica especializada com o Ginecologista Maringá.
A dor ao colocar o DIU Maringá varia de pessoa para pessoa. Algumas mulheres podem sentir desconforto ou cólica durante o procedimento, enquanto outras podem não sentir dor significativa. Cada organismo reage de forma diferente. Recomenda-se a colocação do DIU no centro cirúrgico com anestesia, garantindo o máximo de conforto para a paciente. O Ginecologista Maringá também pode realizar a histeroscopia para visualizar a posição do DIU na cavidade uterina, tornando o procedimento mais seguro e confortável.
No parto cesárea, o obstetra pode retirar a placenta, limpar a cavidade uterina e realizar a inserção do dispositivo na sequência. Já no parto vaginal, o DIU Maringá pode ser inserido logo após a saída da placenta ou em até 48h depois do parto.
Após a inserção do DIU, a paciente deverá fazer um ultrassom transvaginal para confirmar o bom posicionamento do dispositivo. O risco de falha do dispositivo é de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano, sendo um excelente método de anticoncepção.
Lembre-se: Você pode encontrar Ginecologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Maringá ou DIU Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.