Clínicas

Selecione...

Região

Selecione...

Especialidade

Ginecologia e obstet...

Sua Busca

Ginecologia e obstetrícia

Dr. Carlos Freire
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Av. Carneiro Leão, 563 - - Maringá. PR
Dr. Rogério Sicchieri Rosa
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Rua Paraná, 2324 - - Cascavel. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Bruna Rafaela de Deus Lima
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
  • End. 2
Av. República Argentina, 452 - - Curitiba. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Thayane Oliveira
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Avenida Francisco Sales, , 1420 - - Belo Horizonte. MG
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr. Robson Dieyson Alves de Oliveira
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
  • End. 2
Av. Vicente Machado, 2322 - - Curitiba. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Flávia Yae Kobo Takeshita
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Rua Mato Grosso, , 1732 - - Cascavel. PR
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Ana Laura Albuquerque Bezerra
Ginecologia e obstetrícia
  • End. 1
Rua Joaquim Floriano 413, 413 - Itaim Bibi - São Paulo. SP
O profissional não possui matéria cadastrada.

Blog

Importância do pré-natal na gravidez - Consulta de Pré-natal Maringá
Ginecologia e obstetrícia
Importância do pré-natal na gravidez - Consulta de Pré-natal Maringá

O acompanhamento médico pré-natal durante toda a gravidez é de suma importância para que a gestante possa esclarecer todas as suas dúvidas e realizar uma série de exames, a fim de verificar o seu estado de saúde e o do bebê.

 

O município de Maringá, no estado do Paraná, é um polo de referência para o acompanhamento pré-natal de uma gestação e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Maringá ou Consulta de Pré-natal Maringá.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Maringá e ao tratamento como Consulta de Pré-natal Maringá. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Ginecologista Maringá: Quando o acompanhamento pré-natal deve ser iniciado? - Consulta de Pré-natal Maringá

O acompanhamento pré-natal deve ser iniciado assim que a gestante confirma a gravidez. As consultas devem ser realizadas uma vez por mês,  até a 28º semana de gestação, de 15 em 15 dias da 28º até a 36º semana e semanalmente a partir da 37º semana.

 

Durante a consulta pré-natal, o Ginecologista Maringá poderá identificar possíveis riscos inerentes a gravidez, a idade gestacional e planejar junto à gestante os preparos para o parto, informando a possível data onde ele ocorrerá.

 

No pré-natal, a gestante recebe também informações sobre os seus direitos, os hábitos de vida que deve prezar ou evitar, a prescrição de medicamentos para lidar com as mudanças que ocorrem durante a gravidez e é orientada pelo Ginecologista Maringá a respeito dos sinais de risco, aos quais deve estar atenta em cada etapa da gravidez.

 

  • Ginecologista Maringá: Como é realizada a consulta pré-natal? - Consulta de Pré-natal Maringá

A consulta pré-natal engloba a anamnese da gestante, a realização do exame físico, de exames laboratoriais e de imagem. Na consulta, o Ginecologista Maringá verifica o peso, a pressão sanguínea, sinais de inchaço das pernas ou nos pés, a altura uterina, mede os batimentos cardíacos do feto, avalia as mamas da gestante e verifica as vacinas que ainda estão em falta.

 

Além disso, é muito importante que a gestante aproveite a consulta para esclarecer todas as suas dúvidas, perguntar sobre os incômodos que vem sentindo e compartilhar da experiência do Ginecologista Maringá, a fim de obter todas as informações necessárias para minimizar os riscos da gravidez.

 

  • Ginecologista Maringá: Quais são os principais exames realizados na consulta pré-natal? - Consulta de Pré-natal Maringá

No Brasil, muitas mulheres engravidam sem realizar um planejamento prévio, o que pode proporcionar alguns riscos durante a gravidez e ressalta a importância da realização de exames durante o pré-natal. Os principais exames solicitados pelo Ginecologista Maringá, são: 

  • Ultrassonografia;
  • Hemograma completo;
  • Teste de coombs;
  • Exame para descobrir qual o tipo sanguíneo do bebê e o fator Rh;
  • VDRL para sífilis;
  • HIV: vírus da imunodeficiência humana;
  • Sorologia para toxoplasmose;
  • Sorologia para rubéola;
  • Sorologia para citomegalovírus;
  • Sorologia para hepatite B e C;
  • Exame de fezes e urina.
  • Ginecologista Maringá: Benefícios do acompanhamento pré-natal - Consulta de Pré-natal Maringá

Uma assistência bem estruturada pelo Ginecologista Maringá durante o pré-natal pode promover a redução dos riscos durante a gravidez, como partos prematuros, cesáreas desnecessárias, recém nascidos abaixo do peso, hipertensão arterial e diabetes durante a gestação, além do risco de transmissão vertical de patologias.

 

No entanto, para que essa assistência seja realmente efetiva, é importante que ocorra a captação precoce da gestante, assim que a gravidez for confirmada, possibilitando que a futura mamãe e o bebê recebam todos os cuidados necessários e qualquer problema ao longo da gestação seja detectado precocemente.

 

Além disso, a qualidade do acompanhamento é fundamental, visando garantir o número adequado de consultas e a abordagem adequada da gestante, promovendo um impacto positivo na saúde perinatal e uma assistência humanizada.

 

Você pode encontrar um ginecologista especializado no acompanhamento pré-natal de uma gestação aqui, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Maringá ou Consulta de Pré-natal Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

 

Ver matéria
Reposição hormonal na menopausa: vale a pena fazer? - Terapia de Reposição Hormonal Londrina
Ginecologia e obstetrícia
Reposição hormonal na menopausa: vale a pena fazer? - Terapia de Reposição Hormonal Londrina
  • Por que fazer a reposição hormonal?

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual de uma mulher, o que geralmente acontece entre 45 e 55 anos. Com a sua chegada, o corpo da mulher passa por um declínio hormonal, produzindo uma quantidade reduzida de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, provocando uma série de sintomas desagradáveis e que podem afetar a qualidade de vida da mulher.

 

Nesse cenário, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) se destaca como o tratamento mais eficaz para o controle dos sintomas da menopausa, auxiliando na melhora da sintomatologia vasomotora, prevenindo a osteoporose e contribuindo para o tratamento dos prejuízos relacionados à deficiência de estrogênio.

 

O município de Londrina, no estado do Paraná, é um polo de referência para o tratamento de reposição hormonal e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Londrina ou Terapia de Reposição Hormonal Londrina.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Londrina e ao tratamento como Terapia de Reposição Hormonal Londrina. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Ginecologista Londrina: Por que iniciar a terapia de reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal Londrina

A queda na produção hormonal provocada pela menopausa causa diversas alterações no corpo de uma mulher, interferindo em sua autoestima e levando a perda de colágeno e elastina, queda de cabelo, ressecamento da pele, enfraquecimento das unhas e ganho de peso.

 

Além disso, os sintomas da menopausa incluem ondas de calor, sudorese noturna, alterações de humor e no sono, ganho de peso, problemas relacionados ao sistema urinário, secura vaginal e dor durante a prática sexual.

 

Logo, a terapia de reposição é indicada para mulheres que sofrem com as intensas consequências da menopausa, objetivando promover o alívio desses sintomas e os prejuízos provocados pela baixa produção de hormônios.

 

  • Ginecologista Londrina: Como a terapia hormonal é realizada? - Terapia de Reposição Hormonal Londrina

O tratamento pode ser feito através de diferentes abordagens. A escolha do método de reposição, a dosagem dos hormônios e o período de tratamento variam de acordo com a necessidade de cada mulher.

 

Somente após a avaliação da paciente por um médico ginecologista especializado é que a prescrição de estrogênio, progesterona, de ambos ou outros de outros hormônios poderá ser indicada e o método de consumo definido.

 

As principais formas de realizar a reposição hormonal são:

  • Via Oral;
  • Gel e adesivos;
  • Injetável;
  • Anel vaginal.

 

  • Ginecologista Londrina: Quais são os principais benefícios? - Terapia de Reposição Hormonal Londrina

A reposição hormonal pode ser determinante para proporcionar a paciente uma vida com mais qualidade e menos desconfortos, devolvendo  à mulher o sentimento de satisfação com o próprio corpo. A melhora da vida sexual também é um dos principais benefícios da terapia, contribuindo para aliviar o ressecamento vaginal. 

 

Por fim, a osteoporose também pode ser prevenida através da terapia, reduzindo os riscos de fraturas por no pós-menopausa. Os efeitos clínicos variam de acordo com o tipo de Terapia de Reposição Hormonal e pela duração de seu uso.

 

A TRH é uma terapia eficaz e segura, desde que seja realizada com o acompanhamento de um médico especialista. Você pode encontrar um ginecologista especializado na Terapia de Reposição Hormonal no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Londrina ou Terapia de Reposição Hormonal Londrina, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Quando a reposição hormonal é indicada? - Terapia de Reposição Hormonal Niterói
Ginecologia e obstetrícia
Quando a reposição hormonal é indicada? - Terapia de Reposição Hormonal Niterói
  • Por que fazer a reposição hormonal?

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual de uma mulher, o que geralmente acontece entre 45 e 55 anos. Com a sua chegada, o corpo da mulher passa por um declínio hormonal, produzindo uma quantidade reduzida de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, provocando uma série de sintomas desagradáveis e que podem afetar a qualidade de vida da mulher.

 

Nesse cenário, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) se destaca como o tratamento mais eficaz para o controle dos sintomas da menopausa, auxiliando na melhora da sintomatologia vasomotora, prevenindo a osteoporose e contribuindo para o tratamento dos prejuízos relacionados à deficiência de estrogênio.

 

O município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o tratamento de reposição hormonal e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados, verificados e prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Niterói ou Terapia de Reposição Hormonal Niterói.

 

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Niterói e ao tratamento como Terapia de Reposição Hormonal Niterói. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site (separadamente).

 

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

  • Ginecologista Niterói: Por que iniciar a terapia de reposição hormonal? - Terapia de Reposição Hormonal Niterói

A queda na produção hormonal provocada pela menopausa causa diversas alterações no corpo de uma mulher, interferindo em sua autoestima e levando a perda de colágeno e elastina, queda de cabelo, ressecamento da pele, enfraquecimento das unhas e ganho de peso.

 

Além disso, os sintomas da menopausa incluem ondas de calor, sudorese noturna, alterações de humor e no sono, ganho de peso, problemas relacionados ao sistema urinário, secura vaginal e dor durante a prática sexual.

 

Logo, a terapia de reposição é indicada para mulheres que sofrem com as intensas consequências da menopausa, objetivando promover o alívio desses sintomas e os prejuízos provocados pela baixa produção de hormônios.

 

  • Ginecologista Niterói: Como a terapia hormonal é realizada? - Terapia de Reposição Hormonal Niterói

O tratamento pode ser feito através de diferentes abordagens. A escolha do método de reposição, a dosagem dos hormônios e o período de tratamento variam de acordo com a necessidade de cada mulher.

 

Somente após a avaliação da paciente por um médico ginecologista especializado é que a prescrição de estrogênio, progesterona, de ambos ou outros de outros hormônios poderá ser indicada e o método de consumo definido.

 

As principais formas de realizar a reposição hormonal são:

  • Via Oral;
  • Gel e adesivos;
  • Injetável;
  • Anel vaginal.

 

  • Ginecologista Niterói: Quais são os principais benefícios? - Terapia de Reposição Hormonal Niterói

A reposição hormonal pode ser determinante para proporcionar a paciente uma vida com mais qualidade e menos desconfortos, devolvendo  à mulher o sentimento de satisfação com o próprio corpo. A melhora da vida sexual também é um dos principais benefícios da terapia, contribuindo para aliviar o ressecamento vaginal. 

 

Por fim, a osteoporose também pode ser prevenida através da terapia, reduzindo os riscos de fraturas por no pós-menopausa. Os efeitos clínicos variam de acordo com o tipo de Terapia de Reposição Hormonal e pela duração de seu uso.

 

A TRH é uma terapia eficaz e segura, desde que seja realizada com o acompanhamento de um médico especialista. Você pode encontrar um ginecologista especializado na Terapia de Reposição Hormonal no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Niterói ou Terapia de Reposição Hormonal Niterói, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Fertilização In Vitro em Maringá: Entenda o Procedimento
Ginecologia e obstetrícia
Fertilização In Vitro em Maringá: Entenda o Procedimento

A Fertilização In Vitro (FIV) é um procedimento avançado de medicina reprodutiva que oferece esperança a casais que enfrentam desafios para conceber naturalmente. Pensando em auxiliar aqueles que desejam realizar o sonho da parentalidade, reunimos os principais especialistas em Ginecologia e Medicina Reprodutiva da cidade de Maringá para produzir este artigo, com o objetivo de esclarecer as principais informações sobre o Tratamento com Fertilização in Vitro.

 

Além disso, você pode encontrar os mais renomados Ginecologistas da cidade de Maringá utilizando o buscador inteligente da Guia Saúde e buscando pelas palavras-chave Tratamento com Fertilização in Vitro Maringá.

 

Palavras-chave: Tratamento com Fertilização in Vitro, Ginecologista, Maringá, Ginecologista Maringá, Tratamento com Fertilização in Vitro Maringá.

 

  • Ginecologista Maringá: Em que consiste a Fertilização in Vitro? - Tratamento Fertilização in Vitro Maringá

O Tratamento Fertilização in Vitro Maringá é um procedimento que envolve a coleta de óvulos e espermatozoides, visando à formação do embrião em ambiente laboratorial controlado, fora do corpo. Após a fertilização, os embriões resultantes são cuidadosamente cultivados antes de serem transferidos para o útero, com o objetivo de estabelecer uma gravidez bem-sucedida.

 

O Tratamento Fertilização in Vitro Maringá é indicado pelo Ginecologista Maringá para casais que apresentam:

 

- Dificuldades para conceber após efetuar tentativas regulares por mais de 12 meses;

 

- Pessoas com problemas de saúde reprodutiva, como endometriose ou obstruções tubárias;

 

- Fatores masculinos de infertilidade, como baixa contagem de espermatozoides;

 

- Casais com histórico de abortos recorrentes.

 

  • Ginecologista Maringá: Exames para investigação da infertilidade - Tratamento Fertilização in Vitro Maringá

O Tratamento Fertilização in Vitro Maringá é recomendado para a maioria dos casos de infertilidade. Entretanto, cada casal deve ser avaliado individualmente pelo Ginecologista Maringá, a fim de receber a indicação de tratamento com o maior índice de sucesso. Após analisar o histórico, os sintomas e colher todas as informações adicionais necessárias para o diagnóstico de infertilidade, podem ser solicitados alguns exames para o casal, individualmente. São eles:

 

Para o homem:

 

- Espermograma;

 

- Ultrassom de bolsa testicular com dopplerfluxometria colorido;

 

- Capacitação seminal (já para avaliar a possibilidade de sucesso na FIV);

 

- Dosagens hormonais.

 

Para a mulher:

 

- Ultrassonografia transvaginal;

 

- Reserva ovariana;

 

- Histerossalpingografia;

 

- Dosagens hormonais;

 

- Histeroscopia diagnóstica;

 

- Ressonância magnética.

 

Os resultados dos exames, assim como o histórico do casal, fornecem informações essenciais para o diagnóstico da infertilidade e auxiliam na escolha da melhor proposta terapêutica.

 

  • Ginecologista Maringá: Como é realizada a Fertilização in Vitro? - Tratamento Fertilização in Vitro Maringá

O Tratamento Fertilização in Vitro Maringá é realizada através das seguintes etapas:

 

- Estimulação Ovariana: A paciente recebe medicamentos para estimular a produção de vários óvulos maduros.

 

- Coleta de Óvulos: Os óvulos são retirados do ovário da paciente através de um procedimento minimamente invasivo.

 

- Fertilização em Laboratório: Os óvulos são fertilizados com os espermatozoides do parceiro ou doador em ambiente laboratorial controlado.

 

- Cultivo de Embriões: Os embriões resultantes são cultivados por alguns dias até atingirem um estágio de desenvolvimento ideal.

 

- Transferência para o Útero: Um ou mais embriões são delicadamente transferidos para o útero da paciente.

 

- Acompanhamento e Teste de Gravidez: Após a transferência, a paciente é monitorada cuidadosamente, e um teste de gravidez é realizado para confirmar o sucesso do procedimento.

 

Normalmente, todo o Tratamento Fertilização in Vitro Maringá costuma durar cerca de 15 a 30 dias e as chances de engravidar após a FIV são de cerca de 45%, dependendo da idade da paciente e da seleção embrionária.


O Tratamento Fertilização in Vitro Maringá é um procedimento da medicina reprodutiva, o qual oferece esperança para casais que buscam realizar o sonho da parentalidade. Logo, se você busca por tratamentos que sejam realizados com qualidade e segurança, utilize o buscador inteligente da Guia Saúde para encontrar um Ginecologista 100% qualificado na cidade de Maringá.

Ver matéria
O que causa a Dispareunia e como deve ser o tratamento? - Dispareunia Maringá
Ginecologia e obstetrícia
O que causa a Dispareunia e como deve ser o tratamento? - Dispareunia Maringá

A dispareunia, nome científico para designar qualquer tipo de dor que surja na relação sexual, pode ocorrer durante ou após o ato e não deve ser ignorada em nenhum dos casos, mesmo que tenha se manifestado poucas vezes. Porém, muitas mulheres se queixam por acreditarem que o problema está no formato da sua vagina ou por terem vergonha de procurar ajuda médica. As dores podem atingir vagina, uretra, bexiga, pelve (baixo ventre), ocorrer em todas as relações ou apenas em algumas, surgir independentemente da posição e estarem ou não relacionadas ao uso de preservativo.

O município de Maringá, no estado do Paraná, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da dispareunia e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Maringá ou Dispareunia Maringá.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Maringá e ao problema como Dispareunia Maringá. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

O que é a dispareunia? - Dispareunia Maringá

A dispareunia é mais comum do que se imagina, dificultando não só a relação sexual, mas comprometendo a rotina da mulher, já que impede qualquer tipo de penetração, inclusive na hora de fazer exames ginecológicos. Ela pode ser classificada em dois tipos: superficial, quando ocorre em torno da abertura da vagina (geralmente no ato da penetração), ou profunda, quando a dor é sentida dentro da pelve (geralmente durante o movimento peniano). Em ambos os casos, as características da dor são as mesmas e se manifestam em forma de ardência ou semelhante a uma cólica muito forte.

 

Quais doenças podem provocar dores durante a relação sexual? - Dispareunia Maringá

A recomendação inicial é procurar ajuda especializada ao primeiro sinal de dor, e não postergar, imaginando que o desconforto vá passar com o tempo. O Ginecologista Maringá poderá solicitar exames como ultrassom, papanicolau e exames de urina, podendo assim se certificar de que o desconforto não é sinal de alguns problemas comuns.

No caso de dores superficiais, algumas possíveis causas podem ser físicas estão relacionadas a infecções genitais como herpes e candidíase (causando bastante ardência, já que a área da vulva fica inflamada), vaginismo (condição na qual a musculatura pélvica se contrai involuntariamente, tornando a penetração inviável) e sensibilidade aumentada na área vaginal. A dor profunda as causas físicas podem estar relacionados à endometriose, doença costuma ser uma das grandes responsáveis pela dor durante o ato sexual, em decorrência do quadro inflamatório que provoca na pelve.

Cistos no ovário e cicatrizes na região pélvica provindas de alguma infecção, cirurgia ou radioterapia também podem se manifestar com dor durante o sexo. Outro fator que requer atenção é a menopausa, pois nessa fase pode haver ressecamento vaginal por conta da diminuição do nível de estrogênio.

 

A importância de se estar atento aos fatores emocionais - Dispareunia Maringá

As causas da dispareunia podem estar relacionadas a fatores emociaonais e como o sexo ainda é tabu para muitas mulheres, esses fatores dificultam a busca por informações. Existem pacientes que sentem o desconforto desde a primeira relação sexual e ao invés de encarar o sintoma como um problema a ser tratado, muitas mulheres podem pensar que é algo comum, negligenciando o tratamento. O cenário é ainda mais delicado se a mulher tiver passado por experiências traumáticas relacionadas à sexualidade, incluindo abuso e repressão por questões de gênero, situações frequentes no Brasil.

A dor pode surgir quando a mulher está com medo do contato íntimo por qualquer motivo, ou quando sente forte insegurança em relação à sua imagem, por exemplo. Esses fatores fazem com que ela não se sinta relaxada, o que dificulta a lubrificação vaginal e, consequentemente, provoca dor e desconforto. Nesses casos, é importante o acompanhamento com um Ginecologista Maringá o quanto antes, assim como com um psicólogo.

 

Como é feito o tratamento da dispareunia? - Dispareunia Maringá

Quando a paciente sente dor durante uma relação sexual, o mais importante é descobrir a origem da dor e buscar ajuda especializada. O diagnóstico é fundamental, sendo primordial marcar uma consulta com um Ginecologista Maringá para verificar se existe alguma doença ligada a esse sintoma. O tratamento pode ser realizado com antifúngicos e antibióticos, mas para pacientes com endometriose, existem diversas opções de tratamento cirúrgico ou clínico.

Nos casos de vaginismo, sessões de fisioterapia pélvica podem ajudar, sendo comum treinar a capacidade de se ter algo dentro da vagina, iniciando com a inserção, pela própria mulher, de objetos chamados dilatadores. Quando a questão está ligada aos fatores emocionais, é necessário realizar um acompanhamento psicológico.

Somente após avaliações e a realização de exames, o Ginecologista Maringá poderá recomendar um tratamento apropriado. Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da dispareunia, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Maringá ou Dispareunia Maringá, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Dispareunia: Dores Durante a Relação Sexual - Dispareunia Rio de Janeiro
Ginecologia e obstetrícia
Dispareunia: Dores Durante a Relação Sexual - Dispareunia Rio de Janeiro

A dispareunia, nome científico para designar qualquer tipo de dor que surja na relação sexual, pode ocorrer durante ou após o ato e não deve ser ignorada em nenhum dos casos, mesmo que tenha se manifestado poucas vezes. Porém, muitas mulheres se queixam por acreditarem que o problema está no formato da sua vagina ou por terem vergonha de procurar ajuda médica. As dores podem atingir vagina, uretra, bexiga, pelve (baixo ventre), ocorrer em todas as relações ou apenas em algumas, surgir independentemente da posição e estarem ou não relacionadas ao uso de preservativo.

O estado do Rio De Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da dispareunia e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Rio de Janeiro ou Dispareunia Rio de Janeiro.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Rio de Janeiro e ao problema como Dispareunia Rio de Janeiro. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

O que é a dispareunia? - Dispareunia Rio de Janeiro

A dispareunia é mais comum do que se imagina, dificultando não só a relação sexual, mas comprometendo a rotina da mulher, já que impede qualquer tipo de penetração, inclusive na hora de fazer exames ginecológicos. Ela pode ser classificada em dois tipos: superficial, quando ocorre em torno da abertura da vagina (geralmente no ato da penetração), ou profunda, quando a dor é sentida dentro da pelve (geralmente durante o movimento peniano). Em ambos os casos, as características da dor são as mesmas e se manifestam em forma de ardência ou semelhante a uma cólica muito forte.

 

Quais doenças podem provocar dores durante a relação sexual? - Dispareunia Rio de Janeiro

A recomendação inicial é procurar ajuda especializada ao primeiro sinal de dor, e não postergar, imaginando que o desconforto vá passar com o tempo. O Ginecologista Rio de Janeiro poderá solicitar exames como ultrassom, papanicolau e exames de urina, podendo assim se certificar de que o desconforto não é sinal de alguns problemas comuns.

No caso de dores superficiais, algumas possíveis causas podem ser físicas estão relacionadas a infecções genitais como herpes e candidíase (causando bastante ardência, já que a área da vulva fica inflamada), vaginismo (condição na qual a musculatura pélvica se contrai involuntariamente, tornando a penetração inviável) e sensibilidade aumentada na área vaginal. A dor profunda as causas físicas podem estar relacionados à endometriose, doença costuma ser uma das grandes responsáveis pela dor durante o ato sexual, em decorrência do quadro inflamatório que provoca na pelve.

Cistos no ovário e cicatrizes na região pélvica provindas de alguma infecção, cirurgia ou radioterapia também podem se manifestar com dor durante o sexo. Outro fator que requer atenção é a menopausa, pois nessa fase pode haver ressecamento vaginal por conta da diminuição do nível de estrogênio.

 

A importância de se estar atento aos fatores emocionais - Dispareunia Rio de Janeiro

As causas da dispareunia podem estar relacionadas a fatores emociaonais e como o sexo ainda é tabu para muitas mulheres, esses fatores dificultam a busca por informações. Existem pacientes que sentem o desconforto desde a primeira relação sexual e ao invés de encarar o sintoma como um problema a ser tratado, muitas mulheres podem pensar que é algo comum, negligenciando o tratamento. O cenário é ainda mais delicado se a mulher tiver passado por experiências traumáticas relacionadas à sexualidade, incluindo abuso e repressão por questões de gênero, situações frequentes no Brasil.

A dor pode surgir quando a mulher está com medo do contato íntimo por qualquer motivo, ou quando sente forte insegurança em relação à sua imagem, por exemplo. Esses fatores fazem com que ela não se sinta relaxada, o que dificulta a lubrificação vaginal e, consequentemente, provoca dor e desconforto. Nesses casos, é importante o acompanhamento com um Ginecologista Rio de Janeiro o quanto antes, assim como com um psicólogo.

 

Como é feito o tratamento da dispareunia? - Dispareunia Rio de Janeiro

Quando a paciente sente dor durante uma relação sexual, o mais importante é descobrir a origem da dor e buscar ajuda especializada. O diagnóstico é fundamental, sendo primordial marcar uma consulta com um Ginecologista Rio de Janeiro para verificar se existe alguma doença ligada a esse sintoma. O tratamento pode ser realizado com antifúngicos e antibióticos, mas para pacientes com endometriose, existem diversas opções de tratamento cirúrgico ou clínico.

Nos casos de vaginismo, sessões de fisioterapia pélvica podem ajudar, sendo comum treinar a capacidade de se ter algo dentro da vagina, iniciando com a inserção, pela própria mulher, de objetos chamados dilatadores. Quando a questão está ligada aos fatores emocionais, é necessário realizar um acompanhamento psicológico.

Somente após avaliações e a realização de exames, o Ginecologista Rio de Janeiro poderá recomendar um tratamento apropriado. Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da dispareunia, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Rio de Janeiro ou Dispareunia Rio de Janeiro, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA