Queda de cabelos é uma queixa comum entre as mulheres que se encontram no período pós-parto, especialmente nos primeiros três meses do puerpério. A principal causa que leva a essa queda exacerbada após uma gravides é o eflúvio telógeno, condição que deve ser tratada por um Tricologista 100% qualificado e verificado.
Na Guia Saúde, você pode encontrar Tricologistas especializados no diagnóstico das causas e no tratamento da queda de cabelo pós-parto, na cidade de Brasília, e que vão te ajudar a vencer o problema.
Palavras-chave: Queda de Cabelo Pós-parto, Tricologista, Brasília, Tricologista Brasília, Queda de Cabelo Pós-parto Brasília.
Assim como os demais tecidos do corpo, os fios de cabelo apresentam um ciclo próprio de crescimento, o qual se divide em três fases: anágena, catágena, telógena.
. Fase anágena: é a primeira fase de crescimento, a qual é caracterizada pelo surgimento de novos fios, que crescem cerca de 1 cm por mês. Essa fase tem duração média de 3 a 6 anos entre as mulheres, fazendo com que cerca de 80 a 85% dos folículos capilares cresçam durante esse período.
. Fase catágena: é o segundo ciclo de crescimento, que dura cerca de 3 semanas. A fase catágena é caracterizada por ser um período de transição, na qual aproximadamente 3% dos fios podem cair a qualquer momento.
. Fase telógena: é a última fase do ciclo capilar na qual os folículos pilosos estão prontos para um novo ciclo de crescimento.
Entretanto, essas fases do crescimento capilar estão sujeitas a influência de diversos fatores externos, como, por exemplo, as variações hormonais que ocorrem durante uma gravidez. Esses episódios de Queda de Cabelo Pós-parto Brasília também podem ser intensificados devido ao estresse provocado pela brusca mudança brusca de vida e de rotina, decorrentes da chegada do recém nascido em casa.
Dessa forma, os altos níveis de estresse e/ou preocupação fora de controle podem provocar um desequilíbrio hormonal ainda maior, o qual irá afetar a regeneração do folículo capilar e aumentará a queda dos fios.
Esse tipo de queda capilar é chamada pelos Tricologistas de Brasília de eflúvio telógeno pós-parto, o qual é um processo natural, que ocorre normalmente a cada 3 meses e se intensifica devido a gravidez.
O eflúvio telógeno é uma condição que ocasiona a perda de mais de 300 fios por dia e acontece porque os fios migram de forma repentina da fase normal de crescimento (anágena) para um estágio de repouso (telógeno).
Após o parto, com a redução dos hormônios da gravidez, muitos fios entram em queda ao mesmo tempo, e caem em média três meses após o nascimento do bebê, dando origem ao eflúvio telógeno pós-parto.
O tipo de queda de cabelo provocada pelo eflúvio telógeno pós-parto é uniforme e difusa. Isso significa que o aparecimento de falhas localizadas e bem definidas no couro cabeludo não é comum.
. Oscilações hormonais rápidas após o parto;
. Perdas nutricionais;
. Sangramentos;
. Estresse emocional.
Na maioria dos casos, a Queda de Cabelo Pós-parto Brasília é autolimitada, mas, caso não se normalize em até 3 meses, o acompanhamento com um Tricologista deve ser iniciado para identificar possíveis causas associadas.
Em alguns casos, o tratamento consiste no uso de medicamentos tópicos e orais, aliados a uma mudança de estilo de vida, adotando hábitos capazes de combater a queda e favorecer o crescimento saudável dos fios.
Caso a queda não cesse em até seis meses, o Tricologista Brasília poderá solicitar exames de sangue como hemograma, TSH, VDRL e ferritina, os quais servirão para avaliar, por exemplo, a existência de outras condições, como anemia e infecções, que podem contribuir para a queda de cabelo.
Lembre-se: Você pode encontrar Tricologistas qualificados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Tricologista Brasília ou Queda de Cabelo Pós-parto Brasília, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.