Clínicas

Selecione...

Região

Rio de Janeiro

Especialidade

Selecione...

Sua Busca

Rio de Janeiro/RJ

Dr. Thiago Santos Marreto Rimolo
Neurologista
  • End. 1
RUA SANTA CLARA, 50 - Copacabana - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Clínica Ortopédica Joari
Clínica de Saúde
  • End. 1
Rua Olinda Ellis,, 80 - Zona Oeste - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dra. Delane Cavalcante
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Rua Siqueira Campos, 59 - Copacabana - Rio de Janeiro. RJ
Dr Vitor Marcello de Andrade
Cirurgião Buco-Maxilo-Facial
  • End. 1
R. Santo Amaro, 80 - - Rio de Janeiro. RJ
Dra. Lais Velasco
Dermatologia
  • End. 1
R. Real Grandeza, 139 - Botafogo - Rio de Janeiro. RJ
Dr. Mauricio Araujo
Cirurgião(a) Dentista
  • End. 1
Rua Afranio de Melo Franco, 141 - Leblon - Rio de Janeiro. RJ
Dr. Bernardo Lopes Araújo - Habitat Consultórios
Ortopedista
  • End. 1
Rua México, 90 - Centro - Rio de Janeiro. RJ
O profissional não possui matéria cadastrada.
Dr Marcio Felipe Teixeira da Costa
Cirurgião Plástico
  • End. 1
Rua Silva Cardoso,, 405 - Zona Oeste - Rio de Janeiro. RJ

Blog

Prótese de Mama em Ipanema: Cirurgia, Preços e Cirurgiões Plásticos
Prótese de Mama em Ipanema: Cirurgia, Preços e Cirurgiões Plásticos

Descubra tudo sobre a cirurgia de prótese de mama em Ipanema: procedimentos, pós-operatório, troca de prótese e encontre cirurgiões plásticos qualificados. Saiba mais!

 

Palavras-Chave: Prótese de mama Ipanema, Preço prótese de mama Ipanema, Cirurgião plástico prótese de mama Ipanema, Prótese de mama silicone Ipanema.

 

As próteses de mama são indicadas pelos cirurgiões plásticos de Ipanema para mulheres que buscam tratar a hipomastia ou mamas pequenas, corrigindo assim o formato das mamas, proporcionando mais firmeza e simetria. A seguir, confira todos os detalhes sobre a cirurgia para colocação de prótese de mama e saiba como encontrar um cirurgião plástico 100% qualificado em Ipanema, Rio de Janeiro.

 

  • Cirurgião Plástico Ipanema: Como é Feita a Cirurgia de Prótese de Mama em Ipanema? - Prótese de mama Ipanema

As próteses de mama em Ipanema podem ser inseridas através de três locais diferentes, alocadas na parte frontal ou posterior dos músculos. As regiões que o cirurgião plástico pode optar são:

 

- Aréola (periareolar);

- Sulco da Mama abaixo dos seios (sulco inframamário);

- Axilas.

 

Durante a avaliação pré-operatória, o cirurgião plástico em Ipanema irá definir qual a melhor região para incisão da prótese de mama, levando em consideração o biotipo da paciente e os objetivos dos resultados.

 

  • Cirurgião Plástico Ipanema: Pós-operatório da Prótese de Mama em Ipanema - Prótese de mama Ipanema

No início do pós-operatório, a paciente deverá permanecer internada para observação durante 24 horas. A paciente será liberada para retornar às suas atividades cotidianas em um período de até cinco dias, desde que essas atividades não demandem um esforço excessivo. As atividades físicas intensas só poderão ser retomadas após 60 dias da cirurgia.

 

  • Cirurgião Plástico Ipanema: Troca da Prótese de Mama em Ipanema - Prótese de mama Ipanema

O silicone utilizado nos modelos mais recentes de prótese de mama em Ipanema possui uma ótima qualidade, tornando-as extremamente resistentes. No entanto, como acontece com qualquer material, a prótese de mama pode ficar desgastada com o tempo e se tornar mais vulnerável a problemas como ruptura ou deslocamento. Logo, não existe um prazo de validade específico para a troca das próteses. Para entender quando a troca é necessária, a paciente deve estar atenta a alguns sinais, buscando a ajuda do cirurgião plástico em Ipanema assim que notá-los.

 

  • Cirurgião Plástico Ipanema: Sinais que Indicam a Necessidade de Troca da Prótese de Mama em Ipanema - Prótese de mama Ipanema

 

- Endurecimento da prótese, que pode indicar a contratura capsular;

- Enrijecimento das cicatrizes;

- Dores ou desconfortos;

- Grande ruptura da prótese.

 

  • Cirurgião Plástico Ipanema: Encontrando um Cirurgião Plástico em Ipanema - Prótese de mama Ipanema

Para encontrar cirurgiões plásticos credenciados e verificados em Ipanema, você pode acessar o site da Guia Saúde Cidades. Busque pelos termos "Cirurgião Plástico Ipanema" ou "Prótese de mama Ipanema" e encontre profissionais qualificados na sua região.

Ver matéria
Quais os riscos da otoplastia? - Otoplastia Rio de Janeiro
Quais os riscos da otoplastia? - Otoplastia Rio de Janeiro

Otoplastia é o termo utilizado para cirurgias na orelha, como por exemplo:  a cirurgia para a correção das famosas “orelhas de abano”. A otoplastia é indicada em casos de assimetria na forma, no tamanho e/ ou na angulação, além das malformações congênitas e deformidades pós-traumáticas, sendo uma cirurgia não somente estética, mas também funcional.

A otoplastia geralmente pode ser realizada a partir dos seis anos, uma vez que o crescimento das orelhas chega a quase 100% do tamanho final nesta idade, porém somente um cirurgião especialista poderá indicá-la após examinar as estruturas da orelha e verificar a estabilidade destas.

O estado do Rio De Janeiro, é um polo de referência para a realização desse procedimento e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Cirurgiões Plásticos certificados e prontos para realizar o procedimento ao procurar pelos termos Cirurgião Plástico Rio de Janeiro ou Otoplastia Rio de Janeiro. Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Cirurgião Plástico Rio de Janeiro e ao procedimento como Otoplastia Rio de Janeiro.

Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

Como a otoplastia é realizada? - Otoplastia Rio de Janeiro

Após a aplicação de uma anestesia local, ou geral, se os pacientes forem crianças, o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro realiza uma pequena incisão na parte posterior da orelha, seguido pela dobra natural da mesma. Nos casos onde o paciente busca minimizar as famosas "orelhas de abano”, o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro pode realizar a remoção do excesso de pele, enfraquecendo a cartilagem, a fim de torná-la menos rígida.

Em alguns casos, o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro pode remover parte da cartilagem e tecidos sobressalentes, diminuindo assim as orelhas. Na parte final do procedimento, utilizando pontos, o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro fixa a cartilagem na parte posterior da orelha, concedendo um novo ângulo para a orelha.

Por fim, realiza-se o fechamento da incisão por meio de pontos cirúrgicos que, posteriormente, serão retirados. A duração média do procedimento gira em torno de 60 minutos e a internação hospitalar necessária é de aproximadamente 6 a 12 horas, podendo ser liberada a alta do paciente no mesmo dia.

 

Quando a otoplastia é contraindicada? - Otoplastia Rio de Janeiro

A otoplastia é contraindicada para pacientes que: possuem predisposição a queloides ou a cicatrizes inestéticas,  são expostos recorrentemente e excessivamente a raios solares, possuam doenças autoimunes, ou que tenham apresentado alterações significativas nos exames pré-operatórios - principalmente relacionadas a problemas de coagulação, diabetes e/ou hipertensão fora de controle ou cardiopatias.

O Cirurgião Plástico Rio de Janeiro deve analisar caso a caso, analisando complicações que podem ser advindas de anestesias ou de intercorrências cirúrgicas como hematomas, alergias e infecções. No entanto, o pós-operatório necessita de alguns cuidados, passados pelo Cirurgião Plástico Rio de Janeiro e que devem ser seguidos a risca, como por exemplo: manter uma alimentação equilibrada, repouso absoluto, evitar exposição solar excessiva, não deitar-se de lado, utilizar corretamente a medicação prescrita e uso de bandagens de malha para minimizar as oportunidades de trauma, além de comparecer aos retornos marcados pelo cirurgião.

 

Como é o pós operatório da Otoplastia cirurgia plástica? - Otoplastia Rio de Janeiro

O pós-operatório da otoplastia é relativamente simples e não exige muitos cuidados especiais, uma vez que a otoplastia é uma cirurgia pouco invasiva, praticamente indolor. Porém, no caso de crianças vale destacar a importância de um acompanhamento mais rigoroso dos pais, principalmente em relação aos movimentos da criança, que podem comprometer todo o resultado.

Nos dois primeiros dias, o paciente pode ter sua cabeça mantida enfaixada, como recomendação do Cirurgião Plástico Rio de Janeiro e com o objetivo de proteger a região operada. Porém, passadas as primeiras 48 horas, as bandagens podem ser removidas e o paciente pode até mesmo tomar um banho completo. Além disso, nos 30 dias subsequentes à realização do procedimento, recomenda-se o uso de bandagens de malha para proteção do local operado, minimizando os traumas causados durante o sono.

O paciente deve realizar o primeiro retorno ao consultório do Cirurgião Plástico Rio de Janeiro entre um período de 24 a 48 horas, para remoção do curativo e avaliação médica, combinando assim os próximos retornos.

 

Quais são os principais riscos da otoplastia? - Otoplastia Rio de Janeiro

A cicatrização inestética é um dos principais riscos da otoplastia, sendo um problema que afeta, principalmente, pacientes com tendência à formação de queloides e cicatrizes hipertróficas. No entanto, esse fator não é considerado um impedimento para a realização da cirurgia, já que as cicatrizes da otoplastia ficam escondidas atrás das orelhas.

Outro risco está ligado ao formato de “abano”, que pode voltar após o procedimento, embora as chances sejam mínimas e segundo a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), o resultado da otoplastia é geralmente definitivo. Existem também riscos que estão relacionados à anestesia, criando a necessidade da realização de uma série de exames, solicitados pelo Cirurgião Plástico Rio de Janeiro antes do procedimento e que poderão ser avaliados pelo anestesiologista.

Por fim, em alguns casos se faz necessário realizar uma nova cirurgia, algo mais frequente em pacientes que se submeteram à primeira cirurgia ainda na infância ou que sofreram algum tipo de lesão na área. Quando bem indicada e executada, os riscos da otoplastia são mínimos. Para isso, médico e paciente devem formar uma parceria, de modo a chegar ao melhor resultado possível.

 

Lembre-se: Se você deseja realizar a cirurgia sem medo, a dica da Guia Saúde é que procure por profissionais certificados e verificados. Você pode encontrar uma gama de cirurgiões plásticos com essas qualificações, buscando pelos termos Cirurgião Plástico Rio de Janeiro ou Otoplastia Rio de Janeiro no site da Guia Saúde Cidades. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Conheça os Valores dos Tratamentos de Reprodução Humana em Botafogo Zona Sul do Rio de Janeiro
Conheça os Valores dos Tratamentos de Reprodução Humana em Botafogo Zona Sul do Rio de Janeiro

DESCUBRA A MÉDIA DE VALORES DOS PRINCIPAIS TRATAMENTOS DE REPRODUÇÃO HUMANA DISPONÍVEIS NA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO

 

Leia atentamente e aprofunde-se nesse universo fascinante da medicina reprodutiva, uma especialidade médica que busca transformar a vida de casais que desejam realizar o sonho da parentalidade.

 

Palavras-Chave: Preço Tratamentos de Reprodução Humana Zona Sul Rio de Janeiro, Tratamentos de Reprodução Humana Zona Sul Rio de Janeiro, FIV Zona Sul Rio de Janeiro, Clínicas de Fertilidade Zona Sul Rio de Janeiro, Inseminação Artificial Zona Sul Rio de Janeiro, Preço FIV Zona Sul Rio de Janeiro, FIV Ipanema, Inseminação Artificial Copacabana, Fertilização In Vitro Botafogo, Clínicas de Fertilidade Lagoa, Tratamentos de Reprodução Humana Flamengo, FIV Gávea, Inseminação Artificial Jardim Botânico, Fertilização In Vitro São Conrado, Clínicas de Fertilidade Leblon.

 

O sonho da parentalidade faz parte da vida de muitos casais, mas quando as dificuldades para engravidar de forma natural surgem e perduram por mais de um ano, é importante buscar soluções para o problema na medicina reprodutiva. Neste artigo, exploramos os principais procedimentos de reprodução humana disponíveis na Zona Sul do Rio de Janeiro (Ipanema, Botafogo, Copacabana, Lagoa, Flamengo, Gávea, Jardim Botânico, São Conrado, Leblon), além de abordar os exames que devem ser realizados pelo casal para determinar a opção de tratamento mais adequada.

  • O que é Reprodução Humana?

As técnicas de reprodução humana são utilizadas na medicina reprodutiva com o objetivo de viabilizar uma gestação para casais que enfrentam dificuldades para conceber naturalmente. Atualmente, existem diversos métodos de reprodução assistida, mas antes de definir o método de tratamento a ser realizado, é necessário que o casal realize uma série de exames, como avaliação do sêmen, da ovulação, do útero e das trompas, por exemplo.

  • Exames e Diagnóstico da Infertilidade

Atualmente, existem dois métodos de diagnóstico fundamentais na área da reprodução humana. São eles:

 

- Diagnóstico Genético Pré-Implantacional (PGD): O PGD é um exame realizado a partir de uma pequena biópsia dos embriões da paciente, a fim de identificar desordens genéticas e transferir para o útero materno apenas embriões saudáveis.

 

- Screening Genético Pré-Implantacional (PGS): O PGS é um exame que permite identificar embriões que apresentam anomalias cromossômicas antes de realizar a transferência embrionária, possuindo uma alta taxa de precisão e contribuindo para o nascimento de bebês saudáveis.

  • Principais Técnicas de Reprodução Humana Disponíveis na Zona Sul do Rio de Janeiro

As técnicas de reprodução assistida podem ser classificadas como homólogas (quando os gametas provêm dos elementos do casal) ou heterólogas (quando um ou ambos os gametas são provenientes de um indivíduo alheio ao casal). Dessa forma, existem cinco principais técnicas de reprodução assistida disponíveis na zona sul do Rio de Janeiro:

 

- Inseminação artificial ou Inseminação Intrauterina (IIU): O método consiste na introdução de espermatozóides, processados e selecionados, diretamente na cavidade uterina da mulher no momento da ovulação, que pode ocorrer após estímulo ovariano prévio ou em ciclo natural. A técnica é classificada como “tratamento de baixa complexidade”, já que a fecundação acontece no interior do organismo feminino.

 

- Fertilização in vitro (FIV): A fertilização in vitro é o método mais indicado de reprodução humana e aquele com maior taxa de sucesso. No tratamento, o ovário é ainda mais estimulado para produzir uma maior quantidade de óvulos, que são retirados e levados para o laboratório. O sêmen é coletado e os espermatozóides são preparados. Por fim, há a junção dos dois materiais, feminino e masculino, para que um espermatozóide por vez, sozinho, penetre em cada óvulo. Do total de óvulos disponíveis, cerca de 70% fertilizam. Os melhores embriões são, então, transferidos para o útero.

 

- Microinjeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI): Trata-se de uma indução mecânica da entrada do espermatozóide no óvulo. Com uma agulha específica, há a injeção do material. O método é indicado principalmente quando o homem tem poucos espermatozóides. Muitas vezes, eles têm que ser colhidos dos testículos.

 

- Congelamento de óvulos e embriões: As pacientes podem optar pelo congelamento de óvulos e embriões visando uma gravidez futura. Os óvulos congelados são fertilizados com o sêmen do parceiro e, então, inseridos no útero. O material poderá ser conservado durante o período que a paciente desejar ou necessitar, sem uma limitação de tempo.

 

- Fertilização in vitro (FIV) com óvulos doados: Uma mulher que já passou da idade reprodutiva pode utilizar óvulos doados. No Brasil, a ovodoação compartilhada é permitida, mas a doadora deve ser anônima.

  • Indicação de Cada Procedimento de Reprodução Humana Disponíveis na Zona Sul do Rio de Janeiro

Antes de decidir qual técnica mais indicada para cada paciente, o especialista em reprodução humana leva em consideração uma série de fatores, tais como:

 

- A presença de gametas femininos viáveis;

- Quantidade de espermatozóides que apresentem mobilidade;

- Morfologia do útero e das tubas uterinas;

- Interação entre o muco do colo uterino e os espermatozóides;

- Capacidade do espermatozóide de penetrar o gameta feminino.

  • Valores Médios dos Principais Procedimentos de Reprodução Humana Disponíveis na Zona Sul do Rio de Janeiro

- Inseminação artificial ou Inseminação Intrauterina (IIU): O valor médio varia de R$4 mil a R$6 mil, incluindo medicações e a realização de análises genéticas.

 

- Fertilização in vitro (FIV): O custo do procedimento varia entre R$22 mil (sem exame genético) a R$32 mil (com o exame).

 

- Microinjeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI): Os custos da ICSI variam de R$20 mil (sem exame genético) a R$32 mil (com o exame).

 

- Congelamento de óvulos e embriões: O custo do congelamento de óvulos e embriões varia de R$18 mil a  R$22 mil, dependendo das medicações utilizadas.

 

- Fertilização in vitro (FIV) com óvulos doados: O valor da FIV com ovodoação varia de R$30 mil a R$38 mil.

 

IMPORTANTE!

Todos os valores descritos ao longo desta matéria podem sofrer modificações de acordo com os recursos, técnica e custo de materiais utilizados na realização do procedimento.

 

Este guia visa fornecer informações úteis, mas é crucial agendar uma consulta com um profissional através do buscador inteligente da Guia Saúde para discutir especificidades de cada caso, tirar dúvidas e receber orientações personalizadas.

Ver matéria
Invisalign no Rio de Janeiro: Vantagens, Indicações e Valores do Tratamento
Invisalign no Rio de Janeiro: Vantagens, Indicações e Valores do Tratamento

Invisalign são alinhadores ortodônticos transparentes que configuram uma alternativa aos aparelhos tradicionais, possibilitando alinhar os dentes de maneira muito mais rápida e discreta, sem que seja necessário fazer uso de bráquetes ou fios metálicos. Neste artigo, iremos nos aprofundar nas principais informações sobre o tratamento, incluindo seu funcionamento, indicações dessa Alternativa, vantagens e principalmente nos valores do tratamento com Invisalign no Rio de Janeiro. 

 

Palavras-chave: Invisalign Rio de Janeiro, Tratamento com Invisalign  Rio de Janeiro, Vantagens do Invisalign, Indicações do Invisalign, Valor do Tratamento com Invisalign Rio de Janeiro, Valor Invisalign Rio de Janeiro.

 

  • Invisalign: Conceito e Funcionamento - Valor Invisalign Rio de Janeiro

O aparelho Invisalign consiste em um método de tratamento feito com o uso de moldes removíveis, praticamente invisíveis. Os moldes são produzidos por um especialista em ortodontia, após uma análise minuciosa da estrutura dentária do paciente. Atualmente, todo o processo de confecção dos moldes se dá através de um mapeamento digital, a fim de atender de forma precisa as necessidades de cada paciente.

 

  • Indicações do Invisalign: Quando Optar por Essa Alternativa? - Valor Invisalign Rio de Janeiro

O Invisalign é eficiente no tratamento de diversos problemas ortodônticos, como sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, diastemas, mordida aberta, dentes apinhados, entre outros tipos de desalinhamentos.

 

  • Como os Alinhadores Invisalign Transformam seu Sorriso? - Valor Invisalign Rio de Janeiro

O Invisalign atua tracionando os dentes de acordo com a necessidade de cada tratamento, fazendo com que o sorriso do paciente se mantenha bonito e alinhado. A fim de garantir a eficácia do tratamento, o paciente deve fazer uso do Invisalign por, aproximadamente, 22 horas ao dia. Os moldes são substituídos por novas peças toda vez que o paciente vai até o consultório odontológico, garantindo a sequência do tratamento. Ao longo desse processo, são necessárias visitas ao dentista a cada seis ou oito semanas.

 

  • Vantagens do Design Inovador do Invisalign - Valor Invisalign Rio de Janeiro

As principais diferenças entre o Invisalign e outros tipos de aparelho dizem respeito, principalmente, a questões relacionadas ao design, conforto, duração do tratamento e manutenção. Nesse sentido, as principais vantagens do Invisalign:

 

- Design: O Invisalign garante uma aparência muito mais discreta durante o tratamento ortodôntico, já que os seus alinhadores são feitos de um material transparente, que quase desaparece dentro da boca, se ajustando exatamente ao longo da linha da gengiva.

 

- Conforto: Os alinhadores Invisalign são feitos com material maleável e são totalmente destacáveis, ao contrário dos aparelhos metálicos fixos, oferecendo assim muito mais conforto.

 

- Duração do tratamento: A tecnologia dos alinhadores Invisalign possibilita um planejamento virtual do tratamento, conferindo assim maior precisão na aplicação de força nos dentes, evitando a necessidade de realocar todos os dentes.

 

- Manutenção: Conforme solicitado pelo ortodontista, os alinhadores Invisalign são periodicamente substituídos, aumentando ainda mais a flexibilidade do tratamento Além destas vantagens, a higienização também é muito mais simples e prática com o Invisalign em relação aos aparelhos tradicionais.

 

  • Para Quem é Indicado o Tratamento com Invisalign? - Valor Invisalign Rio de Janeiro

O tratamento com Invisalign pode ser indicado para pessoas de todas as idades, sendo apropriado para qualquer pessoa que necessite realinhar dentes rotacionados, posicionados incorretamente ou desalinhados. Ao término de todas as etapas, o tratamento com Invisalign ainda oferece moldeiras transparentes e praticamente invisíveis, feitas da mesma tecnologia dos alinhadores e que permitem conservar os resultados do seu tratamento.

 

  • Quanto Custa o Tratamento com Invisalign? - Valor Invisalign Rio de Janeiro

O Invisalign é um dos modelos de aparelhos ortodônticos mais avançados da atualidade, além de também ser um dos mais discretos, fatores que acabam influenciando no seu preço. Não é possível estipular um valor fixo para o tratamento, já que o seu custo pode variar. Confira a seguir os valores médios do tratamento com Invisalign:

 

Valores Iniciais: R$4.000 (quatro mil reais).

 

Valor Médio do Tratamento:  R$6.000 (seis mil reais).

 

Valor do Tratamento em Casos Avançados: R$12.000 (doze mil reais).

 

Este guia visa fornecer informações úteis, mas é crucial agendar uma consulta com um profissional para discutir especificidades, tirar dúvidas e receber orientações personalizadas para o seu caso. Utilize o buscador inteligente da Guia Saúde e encontre Ortodontistas especializados no Tratamento com Invisalign no Rio de Janeiro.

Ver matéria
Saiba tudo sobre o Transplante Capilar - Transplante Capilar Rio de Janeiro
Saiba tudo sobre o Transplante Capilar - Transplante Capilar Rio de Janeiro

Diversos motivos podem levar a queda excessiva de cabelos, como doenças endócrinas, predisposição genética, alterações psicológicas, hábitos alimentares, deficiência de ferro no organismo, doenças autoimunes e alterações na estrutura capilar. Em quadros irreversíveis, nas quais o cabelo não responde ao tratamento para evitar a queda, o transplante capilar pode ser a solução para o problema.

O estado do Rio de Janeiro é um polo de referência para realização do transplante capilar e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar cirurgiões plásticos, especializados nesse procedimento, ao procurar pelos termos Transplante Capilar Rio de Janeiro ou Cirurgião Plástico Rio de Janeiro.

Para facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao procedimento como Transplante Capilar Rio de Janeiro e ao profissional responsável por ele como Cirurgião Plástico Rio de Janeiro. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela praticidade!

 

O que é um transplante capilar? - Transplante Capilar Rio de Janeiro

O transplante capilar é uma cirurgia minimamente invasiva que visa a implantação de folículos pilosos nas áreas onde não existe cabelo ou onde existe uma menor densidade. Estes folículos são retirados das áreas onde existe cabelo, geralmente da nuca ou das partes laterais do couro cabeludo, transplantando o cabelo de uma área sem predisposição para calvície ou para a região afetada pela falta de cabelo.

 

Qual é a diferença entre implante e transplante capilar? - Transplante Capilar Rio de Janeiro

O implante capilar é um procedimento cirúrgico feito com fios artificiais, enquanto o transplante capilar utiliza os fios do próprio paciente, advindos de uma região que não é afetada pela calvície, geralmente da parte lateral inferior do couro cabeludo.

No implante capilar, os fios sintéticos enxertados na área afetada apresentam um resultado imediato, entretanto, em pouco tempo, o organismo passa a rejeitar esses implantes, já que o material utilizado não é 100% biocompatível.

No entanto, o transplante capilar utiliza os folículos pilosos do próprio paciente, conforme explicado acima e por isso, os resultados são satisfatórios e naturais, sem rejeição.

 

Cirurgia capilar  é indicada para quais situações? - Transplante Capilar Rio de Janeiro

Os homens procuram o procedimento mais do que as mulheres, pois são mais afetados pela calvície. Segundo a Organização Mundial da Saúde, metade da população masculina pode perder grande parte dos seus fios até os 50 anos de idade. Essa disfunção do couro cabeludo pode ser causada por herança genética, sendo que, nos indivíduos predispostos, a enzima 5-alfa-redutase reage com a testosterona e resulta em di-hidrotestosterona (DHT), hormônio responsável pelo afinamento dos fios e que consequente, gera a queda dos fios.

Entretanto, apesar da calvície ser o principal motivo que leva homens e mulheres a optar pelo procedimento cirúrgico, ele também é indicado para casos de alopecia de tração, cicatrizes no couro cabeludo, transplante de barba e transplante de sobrancelha. Para decidir o melhor tratamento, no entanto, é necessário que o paciente passe por uma avaliação criteriosa com o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro, que poderá diagnosticar o problema com precisão e indicar a forma de tratamento mais adequada.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que nem todos os candidatos são elegíveis para o procedimento, devido a patologias associadas que possam interferir nos resultados do procedimento, como por exemplo:

  • Mulheres com de perda em todo o couro cabeludo;
  • Alopecia areata grave;
  • Indivíduos com poucas zonas de cabelo “doador”;
  • Pessoas com grandes cicatrizes no couro cabeludo;
  • Doentes cuja perda de cabelo é provocada por alguma medicação ou por outro tratamento.

 

Como é feito um transplante capilar? - Transplante Capilar Rio de Janeiro

O transplante é efetuado com o uso anestesia local, permitindo que o paciente sinta o mínimo de dor durante e após o procedimento. O transplante capilar segue as seguintes etapas:

  1. Identificação das zonas doadoras, de onde são retirados os folículos saudáveis, e zonas receptoras, afetadas pela perda de cabelo e onde serão implantados os folículos pilosos saudáveis;
  2. Aplicação de anestesia local na área doadora;
  3. Extração das unidades foliculares, que variam em quantidade dependendo do utente e da técnica utilizada;
  4. Armazenamento das unidades foliculares numa solução apropriada;
  5. Preparação das unidades ao microscópio;
  6. Conservação dos folículos até à implantação nas zonas afetadas pela queda de cabelo.

Além disso, existem duas técnicas principais que o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro pode optar para realização do transplante capilar: a FUT e a FUE.

  • FUT (Follicular Unit Transplantation)

No método FUT, o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro extrai unidades foliculares da zona doadora através de uma incisão grande, realizada para retirar uma amostra do couro cabeludo que, posteriormente, é dividida em pequenas secções antes de serem implantadas na zona receptora. Este método possui uma duração que varia, geralmente, entre 5 a 6 horas.

  • FUE (Follicular Unit Extraction)

No método FUE, os folículos capilares são extraídos diretamente da zona doadora, através de múltiplas incisões de pequeno porte. Após a extração, o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro faz pequenos cortes com uma lâmina ou agulha na área receptora do couro cabeludo, através dos quais são colocados os folículos saudáveis. Este método é mais demorado, com duração que varia de 6 a 10 horas, dependendo da quantidade de unidades foliculares obtidas.

O transplante também pode ser efetuado na barba e sobrancelhas, usando as mesmas técnicas descritas anteriormente.

 

Pós-operatório no transplante capilar - Transplante Capilar Rio de Janeiro

Realizado o transplante, o couro cabeludo pode estar permanecer dolorido e sensível por alguns dias, fazendo com que seja necessária a prescrição de alguns medicamentos, como por exemplo:

  • Analgésicos para aliviar a dor;
  • Antibióticos para reduzir o risco de infeção;
  • Medicamentos anti-inflamatórios para manter o inchaço do couro cabeludo controlado.

É normal que os folículos transplantados venham a cair, duas ou três semanas após a cirurgia, abrindo caminho para que novos fios cresçam. Os resultados após o transplante capilar são “quase” definitivos, desde que seja realizado um acompanhamento com o Cirurgião Plástico Rio de Janeiro. O processo de cicatrização fica completo ao fim de 3 a 4 dias, sem deixar qualquer cicatriz visível.

Lembre-se: Você pode encontrar cirurgiões plásticos credenciados e verificados no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos  Transplante Capilar Rio de Janeiro ou Cirurgião Plástica Rio de Janeiro. Além disso, você pode trocar o nome da cidade pela sua cidade de interesse, repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Dor Durante a Relação Sexual: Isso é Normal? - Dispareunia Barra da Tijuca
Dor Durante a Relação Sexual: Isso é Normal? - Dispareunia Barra da Tijuca

A dispareunia, nome científico para designar qualquer tipo de dor que surja na relação sexual, pode ocorrer durante ou após o ato e não deve ser ignorada em nenhum dos casos, mesmo que tenha se manifestado poucas vezes. Porém, muitas mulheres se queixam por acreditarem que o problema está no formato da sua vagina ou por terem vergonha de procurar ajuda médica. As dores podem atingir vagina, uretra, bexiga, pelve (baixo ventre), ocorrer em todas as relações ou apenas em algumas, surgir independentemente da posição e estarem ou não relacionadas ao uso de preservativo.

O bairro da Barra da Tijuca, no estado do Rio de Janeiro, é um polo de referência para o acompanhamento e tratamento da dispareunia e aqui, no site da Guia Saúde Cidades, você pode encontrar Ginecologistas certificados e verificados que estão prontos para te assistir, ao procurar pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Dispareunia Barra da Tijuca.

Pensando em facilitar a sua busca, ao longo do texto, iremos nos referir ao profissional como Ginecologista Barra da Tijuca e ao problema como Dispareunia Barra da Tijuca. Dessa forma, basta você copiar os termos e colar no Google ou no buscador do nosso site.

A Guia Saúde preza pela sua praticidade!

 

O que é a dispareunia? - Dispareunia Barra da Tijuca

A dispareunia é mais comum do que se imagina, dificultando não só a relação sexual, mas comprometendo a rotina da mulher, já que impede qualquer tipo de penetração, inclusive na hora de fazer exames ginecológicos. Ela pode ser classificada em dois tipos: superficial, quando ocorre em torno da abertura da vagina (geralmente no ato da penetração), ou profunda, quando a dor é sentida dentro da pelve (geralmente durante o movimento peniano). Em ambos os casos, as características da dor são as mesmas e se manifestam em forma de ardência ou semelhante a uma cólica muito forte.

 

Quais doenças podem provocar dores durante a relação sexual? - Dispareunia Barra da Tijuca

A recomendação inicial é procurar ajuda especializada ao primeiro sinal de dor, e não postergar, imaginando que o desconforto vá passar com o tempo. O Ginecologista Barra da Tijuca poderá solicitar exames como ultrassom, papanicolau e exames de urina, podendo assim se certificar de que o desconforto não é sinal de alguns problemas comuns.

No caso de dores superficiais, algumas possíveis causas podem ser físicas estão relacionadas a infecções genitais como herpes e candidíase (causando bastante ardência, já que a área da vulva fica inflamada), vaginismo (condição na qual a musculatura pélvica se contrai involuntariamente, tornando a penetração inviável) e sensibilidade aumentada na área vaginal. A dor profunda as causas físicas podem estar relacionados à endometriose, doença costuma ser uma das grandes responsáveis pela dor durante o ato sexual, em decorrência do quadro inflamatório que provoca na pelve.

Cistos no ovário e cicatrizes na região pélvica provindas de alguma infecção, cirurgia ou radioterapia também podem se manifestar com dor durante o sexo. Outro fator que requer atenção é a menopausa, pois nessa fase pode haver ressecamento vaginal por conta da diminuição do nível de estrogênio.

 

A importância de se estar atento aos fatores emocionais - Dispareunia Barra da Tijuca

As causas da dispareunia podem estar relacionadas a fatores emociaonais e como o sexo ainda é tabu para muitas mulheres, esses fatores dificultam a busca por informações. Existem pacientes que sentem o desconforto desde a primeira relação sexual e ao invés de encarar o sintoma como um problema a ser tratado, muitas mulheres podem pensar que é algo comum, negligenciando o tratamento. O cenário é ainda mais delicado se a mulher tiver passado por experiências traumáticas relacionadas à sexualidade, incluindo abuso e repressão por questões de gênero, situações frequentes no Brasil.

A dor pode surgir quando a mulher está com medo do contato íntimo por qualquer motivo, ou quando sente forte insegurança em relação à sua imagem, por exemplo. Esses fatores fazem com que ela não se sinta relaxada, o que dificulta a lubrificação vaginal e, consequentemente, provoca dor e desconforto. Nesses casos, é importante o acompanhamento com um Ginecologista Barra da Tijuca o quanto antes, assim como com um psicólogo.

 

Como é feito o tratamento da dispareunia? - Dispareunia Barra da Tijuca

Quando a paciente sente dor durante uma relação sexual, o mais importante é descobrir a origem da dor e buscar ajuda especializada. O diagnóstico é fundamental, sendo primordial marcar uma consulta com um Ginecologista Barra da Tijuca para verificar se existe alguma doença ligada a esse sintoma. O tratamento pode ser realizado com antifúngicos e antibióticos, mas para pacientes com endometriose, existem diversas opções de tratamento cirúrgico ou clínico.

Nos casos de vaginismo, sessões de fisioterapia pélvica podem ajudar, sendo comum treinar a capacidade de se ter algo dentro da vagina, iniciando com a inserção, pela própria mulher, de objetos chamados dilatadores. Quando a questão está ligada aos fatores emocionais, é necessário realizar um acompanhamento psicológico.

Somente após avaliações e a realização de exames, o Ginecologista Barra da Tijuca poderá recomendar um tratamento apropriado. Você pode encontrar um ginecologista especialista no tratamento e no acompanhamento da dispareunia, no site da Guia Saúde Cidades, buscando pelos termos Ginecologista Barra da Tijuca ou Dispareunia Barra da Tijuca, ou ainda, trocando o nome da cidade pela sua cidade de interesse e repetindo apenas os termos da especialidade.

Ver matéria
Aplicar Filtro
CLÍNICAS
CONSULTA RAPIDA